O início da vida de programador não é fácil, pois, muitas vezes começamos de forma errada e criamos péssimos hábitos de aprendizagem. Porém, ter dificuldades é um processo comum para todos os seres humanos em fase de aprendizado e o mais importante é enfrentá-las. Para te dar uma pequena ajuda, neste artigo eu selecionei 10 dicas para novos programadores.

Se você tiver alguma experiência bacana, compartilhe com a comunidade através dos comentários!

dicas para novos programadores

1. Tenha sua razão e lembre-se

Se você quer começar a programar, tem que haver uma razão para isso. Quer você goste de escrever código, quer ter uma carreira mais lucrativa ou de fazer um monte de trabalho no Excel e desejar torná-lo mais eficiente.

Programação é difícil, e você vai ficar frustrado às vezes. Será essencial manter essa razão em mente para ficar com ela. Você pode colocar uma nota no seu computador, uma nota na tela inicial ou (como eu) escrever no seu espelho com um marcador de apagar a seco.

2. Construa uma base sólida

Este pode ser um conselho único, mas acho que é realmente útil. Antes de começar a escrever código, se você não estuda matemática há algum tempo, revise alguns os conceitos de álgebra.

A maior parte da programação é construída em matemática 1, ou seja, funções e variáveis. Entender esses conceitos fora da programação será super valioso no futuro. Eu recomendo o curso de Álgebra 1 da Khan Academy!

3. Encontre uma comunidade

Outra coisa que será realmente útil é encontrar uma comunidade para apoiá-lo quando você começar a escrever código. Essa comunidade será valiosa porque outras pessoas estarão no mesmo lugar que você, oferecerão recursos que as ajudaram e oferecerão incentivo.

Eu sugeriria encontrar um meeting em sua área como a melhor solução, até mesmo as pequenas cidades tendem a ter um grupo próximo.

4. Divida os problemas em pequenos

Uma das partes mais importantes da programação é pegar um grande problema e dividi-lo em partes cada vez menores até que essas partes sejam solucionáveis.

Se você está olhando para um editor de texto em branco sem saber por onde começar, pode ser porque você não resolveu o problema o suficiente!

5. Pseudocódigo

Relacionado ao ponto anterior, muitas vezes é útil escrever em detalhes o que você está tentando fazer em palavras simples antes mesmo de tentar escrever código.

Esse processo é chamado de pseudocoding e pode assumir qualquer forma que você desejar. Também pode ser útil resolver um problema muito lentamente no papel primeiro, pensando ou até mesmo anotando as etapas individuais que você está tomando para resolver esse problema.

6. Abrace o ciclo de aprendizagem

Se você está aprendendo a programar como uma segunda carreira, especialmente se você estiver fora da sala de aula por um tempo, aprender a aprender será uma grande parte do seu processo.

Há muitos altos e baixos envolvidos, o que é muito natural! Eu me prepararia para aquela montanha-russa antes de começar.

7. Comece com recursos gratuitos

Há um milhão de recursos para aprender a codificar. Alguns são gratuitos e alguns são pagos. Gostaria de começar com os recursos gratuitos, certifique-se de escrever código, e depois disso, você poderia pensar em passar para recursos pagos ou até mesmo um bootcamp.

8. Encontre o seu nicho

Há muitos mundos dentro da programação, encontrar um mundo que você ama e focar nisso, em vez de tentar aprender 8 linguagens de programação, frontend e backend, linguagens compiladas e interpretadas, todos os editores de texto e ferramentas de desenvolvimento, etc.

9. Seja bom em reconhecimento de padrões

Reconhecer padrões no código é uma das habilidades mais importantes que você pode ter. Quando as pessoas falam sobre escrever código “DRY” (ou seja, Don’t Repeat Yourself), elas estão falando sobre a redução dos padrões em seu código.

Eu recomendo o jogo Set for pattern recognition – você pode até jogar online todos os dias no site do New York Times!

10. Faça bons hábitos cedo

Será mais fácil escrever código limpo no futuro se você adquirir o hábito cedo. Maus hábitos podem ser difíceis de quebrar. Vai por mim, você não faz ideia do quanto um habito pode influenciar no seu código.

dicas programação


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades com desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

 

 

Este artigo é uma tradução do texto da dev.to

Compartilhar