Blog ProgramaThor

A plataforma de recrutamento para programadores pensada por programadores.


Dicas de como ter motivação para programar

Criar expectativas acima da realidade pode resultar em fracasso e não ter mais motivação para programar. Além disso, aprender programação online pode despertar um sentimento de solidão.

Nesse artigo, apresentamos 5 dicas de como solucionar esses problemas e de como ter motivação para programar, antes, durante e depois de seu aprendizado.

1. Tenha um objetivo em mente

Pode parecer óbvio, mas tenha um objetivo concreto em mente quando você está começando. Antes de iniciar qualquer coisa, dedique alguns minutos para realmente pensar sobre qual é seu objetivo. Por exemplo, encontrar um emprego full-time, ou ter uma carreira flexível em que você possa viver em qualquer lugar.

Quando tiver um objetivo definido escreva em algum lugar que você possa ver com frequência. Não precisa ser um pôster gigante, pode ser em uma folha simples. O importante é que você veja todos os dias e não esqueça de seu objetivo.

2. Seja realista com seus objetivos

Não crie expectativas irreais. Um dos grandes pontos para ficar desanimado e perder a motivação para programar é saber que suas expectativas não combinam com a realidade.

Se você está aprendendo a programar, pensando que vai de desenvolvedor Júnior à Sênior em poucas semanas, o fracasso e a desmotivação podem estar muito perto. Porém, aprender a programar em “X” semanas é muito relativo, cada pessoa tem um ritmo de aprendizado. Um grande passo é se conhecer e saber seu ritmo de aprendizado antes de estabelecer um objetivo.

Não hesite, também, de realizar pequenos ajustes no objetivo. Isso pode ser feito no decorrer de seu aprendizado se você perceber que está num ritmo abaixo do esperado.

Leia também: “Aumentando sua produtividade como desenvolvedor”

3. Encontre uma comunidade

Outro ponto que atinge os programadores, principalmente os que estão começando, é se sentir sozinho. Se você estiver aprendendo a programar em uma sala de aula, será mais fácil de contornar esse problema. Mas caso você tenha optado por aprender com conteúdo online, esse fator pode ser uma grande barreira no seu aprendizado.

Fazer parte de uma comunidade pode realmente ajudar com esse sentimento de que você está sozinho, além disso, você terá ao seu lado, pessoas que podem compartilhar do mesmo problema e que podem te ajudar a solucionar problemas.

Aqui vão alguns lugares que você pode encontrar um fórum ou comunidades de desenvolvedores: grupos do Facebook, Dev.to e StackOverflow.

Um conselho importante: se você entrar para algumas dessas comunidades não fique apenas perguntando, ajude outras pessoas. É dessa maneira que esses grupos de desenvolvedores sobrevivem e crescem.

4. Envolva-se com encontros locais

Não entre apenas para comunidades online, vá à meetups, faça contato pessoalmente com outros desenvolvedores. Procure eventos relacionados à programação, há muitos benefícios de participar regularmente desses eventos.

Além disso, muitas empresas de tecnologia que buscam novos desenvolvedores frequentam ou até hospedam reuniões. Se você conversar com alguns desses representantes, poderá sair do evento com um emprego novo!

5. Não se compare com os outros

Não é um ponto negativo ver o que os outros fazem. Mas se você começar a se sentir mal caso vir alguém falando sobre aprender ou fazer coisas nas quais não tem experiência ou sentir inveja se alguém parecer estar mais à sua frente, pode acabar se sentindo desencorajado.

Ninguém é melhor que outra pessoa. O segredo é que cada um progride com velocidade diferente, ou seja, uma pessoa pode aprender um framework em menos tempo que você, mas no final, ambos vão saber a estrutura. Embora possa ser difícil, não se preocupe com a jornada de outra pessoa, apenas se preocupe com a sua própria.

Extra: Seja curioso

Enquanto estiver aprendendo, você pode, por um motivo ou outro, começar a se sentir cansado se tiver concentrado em apenas uma área. Por isso, sinta-se livre de buscar alternativas. Misturar as coisas, de vez em quando, pode ajudar a manter as coisas frescas.

Espero que tenham gostado das dicas. Não esqueçam de utilizar os comentários para compartilhar feedbacks, experiências ou alguma ideia que não foi apontada no artigo.

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

 

Esse artigo é inspirado no texto da FreeCodeCamp

Compartilhar

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

2 Comments

  1. Uma dica a qual eu talvez possa compartilhar é: comemore pequenas conquistas. Posso dizer por mim que comemorar consigo mesmo pequenos feitos durante seu estudo podem motivar você mesmo e te empolgar no longo período de aprendizado na programação. Nem que seja um simples programa que cadastre produtos em um BD e mostre uma lista de todos os produtos. Se você conseguir, comemore, bata palmas, compre uma pizza, vá ao cinema, mostre pro seu pai/mãe, faça qualquer coisa que seja um mérito ganho por você simplesmente ter aprendido algo novo e ter aplicado este novo conhecimento com sucesso. Eu estudo NodeJS e React , e quando eu aprendi a fazer um programa que aplica a cifra de Cezar, eu comprei uma camisa de Star Wars pra mim como troféu.🙂

    • Essa dica é muito eficiente, tanto que eu utilizo ela no meu aprendizado. Realmente vale muito a pena comemorar pequenas conquistas!
      Muito obrigado pelo comentário, Iglan!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*