Uma das etapas mais importantes na hora de encontrar um emprego é montar um currículo bem-feito, o que pode fazer diferença no momento em que é lido por um recrutador. Nesse documento você deve adicionar informações relevantes sobre seu histórico profissional, carreira acadêmica e tudo mais o que for importante sobre isso.
Com tantas mudanças no mundo corporativo, avanços tecnológicos e demandas de mercado cada vez mais exigentes, um profissional pode ficar perdido sem saber como elaborar o currículo ideal.
Caso você tenha se identificado com todas as afirmações acima, veja as nossas dicas de como montar o seu currículo!
Currículo ideal: qual é a finalidade do currículo?
O currículo é um documento que serve para chamar a atenção de quem está recrutando, tanto do profissional de RH como da organização que está contratando. Através dele, é possível entender se o perfil do profissional combina com os pré-requisitos, de acordo com a descrição da vaga de emprego.
Contudo, antes de seguirmos para as dicas de como montar um currículo ideal, que faça os olhos de um recrutador brilhar, confira o que fazer (ou não)!
Seja o mais objetivo o possível
Imagine quantos currículos passam na mão de um recrutador durante um processo seletivo? Além de ser extremamente trabalhoso, selecionar um profissional pode ser bem cansativo! Por isso, despejar toda a sua vida não é a melhor coisa a ser feita em um currículo. Inclusive, ter muitas informações pode dificultar a análise do seu perfil.
Então, reflita sobre o que é importante na sua trajetória profissional, ainda que você tenha tido várias experiências. Pense, também, sobre o cargo que você está concorrendo e coloque apenas experiências relativas à função desejada. Com certeza, o recrutador ficará bem mais tranquilo se souber identificar se você se encaixa na vaga ou não.
Caso você queira falar sobre as diversas experiências na sua carreira, com certeza, você pode aproveitar a entrevista (desde que tenha relação) para falar com o recrutador.
Jamais minta
Tem gente que acredita que “florear” um currículo pode ajudar a ser chamado para uma entrevista. Isso pode de fato acontecer, mas o recrutador é treinado para saber quando uma pessoa está falando a verdade ou não. Considerando que ainda consiga a vaga, imagine o dia a dia no trabalho, sem saber os conhecimentos específicos que o profissional mentiroso não tem?!
Então, aqui, afirmação que a mentira tem perna curta é mais do que verdadeira! Além do profissional se prejudicar por falar sobre coisas que não sabe fazer, ele pode ter dificuldade de conseguir qualquer outra vaga no mercado de trabalho.
Seja cauteloso com a gramática
Procure ser meticuloso ao escrever o seu currículo. Erros gramaticais podem prejudicar a sua imagem perante o recrutador. Caso tenha dúvidas, use o Word ou Google Docs a seu favor, já que eles possuem ferramentas que indicam palavras ou concordâncias que não estão corretas.

Currículo ideal: botando a mão na massa
Já que você sabe o que deve evitar fazer no seu currículo, aprenda passo a passo de como elaborar o currículo ideal!
Adicione todos os seus dados
O primeiro passo para dar início ao seu currículo é inserir todas as suas informações pessoais, tais como nome completo, data de nascimento, endereço, e-mail, telefone. Seja atento ao adicionar essas informações já que elas serão o ponto de partida para o recrutador entrar em contato com você.
Atenção: RG e CPF não são necessários a serem adicionados no currículo, a não ser que seja um pedido especial da vaga pretendida.
Adicionando informações
As informações mais importantes a serem mencionadas são:
- Nome completo;
- Data de nascimento ou idade;
- Endereço completo.
Esses dados podem variar de acordo com é solicitado pela empresa ou vaga requerida.
No caso do contato, você deverá acrescentar:
- Telefone, celular e residencial (caso você tenha);
- WhatsApp;
- E-mail.
Lembre-se de que todas as informações devem estar sempre atualizadas. Imagine ter um currículo de anos salvo em seu computador, mas seu celular foi alterado (e você não mudou em seu cv)? Você pode perder uma grande oportunidade! Então esteja sempre atento!
Já no caso do endereço de e-mail, tenha um que não contenha apelido ou termos pejorativos. Procure ser o máximo profissional, usando apenas seu nome e sobrenome. Verifique diariamente a sua caixa de entrada para estar por dentro de possíveis oportunidades.
Atenção: você pode acrescentar informações como site, portfólios virtuais e redes sociais. Lembre-se de estar atento com seu envolvimento em questões polêmicas nas suas redes sociais, para não ter sua imagem prejudicada.
Acrescente a sua formação acadêmica
Mesmo que ainda não tenha concluído a sua graduação, informe o nome da universidade, ano de início e previsão para conclusão (ou o final, caso já esteja formado). No caso de haver uma pós-graduação ou MBA, também é importante adicionar ao seu currículo.
Inclua a sua experiência profissional
Caso você ainda não tenha nenhuma “grande” experiência ou esta seja referente a outra área, é importante adicioná-la do mesmo jeito. Afinal, é relevante mostrar que você está preocupado com o seu futuro e não está parado, bem como que tem experiência com a rotina profissional.
Para profissionais com experiências anteriores, informe o nome da empresa, o tempo de trabalho, o cargo e um resumo da descrição de suas tarefas. O ideal são as três mais importantes, sendo a mais recente a primeira e a mais antiga, por último.
Atenção: caso tenha diversas experiências de trabalho, procure selecionar as três que mais tem relação com o cargo pretendido.
Informe os idiomas que você saiba falar
Acrescente todos os idiomas que você tenha estudado e o nível de fluência em cada uma delas. Porém, lembre-se de não aumentar ou mentir sobre determinada língua, já que o entrevistador pode querer fazer algumas perguntas na língua e você acabará tendo um resultado pífio.
Não menos importantes: adicione os cursos e tudo mais o que for relevante
Intercâmbios, projetos, workshops, palestras, dentre outros, podem e devem ser acrescentados no final do seu currículo ideal. Lembre-se de averiguar se há registro ou certificados referentes aos cursos, no caso de o recrutador pedir. Só tenha certeza de que estes podem fazer diferença na vaga que você tanto deseja.
Lembre-se de que é importante a demonstração de que você é um profissional adepto do longlife learning.
Tire a sua dúvida e faça um currículo ideal!
Gostou das nossas dicas de como montar um currículo ideal? Você é programador e gostaria de saber como montar um currículo específico para sua profissão? Confira aqui! Confira também um modelo de currículo pronto para ir atrás de vagas de programador remoto, inclusive!
Caso tenha mais alguma dúvida sobre o tema, deixe nos comentários abaixo para que possamos te ajudar!

Consiga um emprego!
Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.
Sobre o autor
