Escolher o notebook certo para programação pode ser um processo difícil. É fácil ficar confuso enquanto pesquisa as várias opções, pois, existem muitos modelos de notebooks diferentes, cada um com um conjunto diferente de características. Você pode escrever códigos na maioria dos laptops. No entanto, sua produtividade melhorará se você usar uma máquina adequada ao tipo de tarefa que você executará.

Neste artigo eu trabalharei o tema com uma abordagem mais geral. Se você quiser dar uma olhada em alguns modelos de notebooks recomendados atualmente para programadores, dê uma olhada neste artigo!

Mobilidade

Há laptops em todas as formas e tamanhos, portanto você precisa descobrir o quão portátil você quer que seu laptop seja.

Se você não precisa carregar o seu laptop com frequência. Você pode optar por um laptop de 15 polegadas. Estes geralmente terão melhores especificações e mais propriedade de tela para multitarefa.

Se você trabalha em locais diferentes ou viaja muito, um laptop de 13 ou 14 polegadas pode ser melhor para você. Eles são mais leves e proporcionam maior vida útil da bateria.

A menos que você esteja comprando um laptop 2 em 1. Uma tela sensível ao toque não oferece benefícios suficientes para justificar o custo extra. Eu sugiro que você evite a tela sensível ao toque.

Display

A tela de um laptop é um dos seus recursos mais importantes, especialmente para programadores. Aplicações em desenvolvimento envolvem olhar para a tela por longos períodos, por isso você precisa prestar muita atenção aos detalhes.

A maioria dos laptops de baixo custo é fornecida com uma tela de 1366 x 768, que, na melhor das hipóteses, considero medíocre. O display não tem espaço suficiente na tela para multitarefa, além disso, o texto não é nítido o suficiente para que você tenha uma experiência de leitura confortável.

Um monitor de 4K é um exagero para um laptop, especialmente quando você considera os custos adicionais e o consumo de bateria que você encontrará.

Faça o que fizer, não compre um laptop com menos de um monitor Full HD 1920 x 1080 (1080p). Se você tiver que pagar um pouco mais para obter 1080p, faça isso.

Certifique-se também de que a tela tenha bons ângulos de visão; a tela do seu laptop não deve funcionar como um espelho!

Tipo de armazenamento e capacidade

Obter um SSD (Solid State Drive ou Unidade de estado sólido) deve estar próximo do topo de suas prioridades. Isso lhe dará melhorias significativas de desempenho comparado com um disco rígido padrão.

Cada operação será muito mais rápida com um SSD: incluindo a inicialização do sistema operacional, a compilação de código, o lançamento de aplicativos e o carregamento de projetos.

Um SSD de 256GB deve ser a linha de base. Mas, se você tem mais dinheiro, um SSD de 512GB ou 1TB são melhores. Se o custo for um fator, opte por um SSD menor, onde seu sistema operacional viverá ao lado de seus aplicativos e documentos acessados ​​com frequência (como arquivos de projeto).

Os materiais restantes, como músicas ou vídeos, podem ficar em um disco rígido externo maior.

Potência de processamento (CPU)

A CPU do seu laptop tem uma grande influência no desempenho, por isso você não pode se dar ao luxo de economizar. Existem muitos tipos diferentes de processadores com especificações diferentes. Certifique-se de considerar essas especificações.

Alguns dos mais importantes são o tamanho do cache, o número de núcleos, a frequência e o poder do design térmico.

Em geral, um bom processador Intel Core i5 ou i7 com uma frequência de 3GHz ou mais deve ser suficiente para a maioria das pessoas.

Memória (RAM)

Acredito que nenhuma programação séria possa ser feita em um laptop com menos de 4 GB de RAM. Minha recomendação de RAM é de 8 GB, no mínimo.

Embora, 8 GB está se tornando insuficiente com a chegada dos aplicativos Electron, que adoram consumir grandes quantidades de RAM. Se você tem dinheiro extra por aí, invista em 16 GB de RAM.

Sistema operacional

O sistema operacional será determinante na escolha de qual notebook comprar. Os usuários do Windows têm muitas opções, mas se você preferir o macOS, ficará limitado a uma das ofertas do Macbook.

O Linux rodará na maioria dos hardwares, mas é melhor comprar laptops que tenham suporte oficial ao Linux. Alguns fornecedores, como Dell e System 76, fornecem máquinas de alta qualidade com o Linux pré-instalado. Você pode olhar por esses primeiro.

Caso contrário, faça sua pesquisa para garantir que o laptop que você pretende comprar seja compatível com as distribuições preferidas do Linux.

Keyboard

Você não pode se dar ao luxo de comprometer a qualidade do teclado do seu laptop, pois é o que você usará para codificar o dia todo. Eu costumo optar por laptops com um layout de teclado mais compacto.

O mais importante é experimentar o teclado do laptop antes de comprar. Certifique-se de que as teclas são confortáveis ​​e fáceis de alcançar. Um teclado retroiluminado é útil se você pretende trabalhar em condições de pouca luz com frequência.

Juice

A boa duração da bateria pode não ser tão importante para você se você passar a maior parte do tempo perto de uma tomada elétrica. No entanto, procure pelo menos 6 horas de duração da bateria.

Não confie na vida útil esperada da bateria, conforme declarado pelo fabricante. Leia avaliações de terceiros em sites confiáveis ​​e veja o que os usuários reais estão dizendo sobre o produto em fóruns e comentários.

Gráficos dedicados ou integrados?

Uma placa gráfica dedicada (também conhecida como discreta) não é muito importante para fins de codificação. Economize dinheiro indo com uma placa gráfica integrada. Invista o dinheiro que você irá economizar em um SSD ou em um processador melhor.

Eu adoraria saber quais fatores você considera mais importantes para uma máquina de programação e como isso afeta seu trabalho no dia a dia. Utilize os comentários para compartilhar conhecimentos, experiências e dizer se o artigo foi útil para você.

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Este artigo é uma tradução do texto da FreeCodeCamp

Sobre o autor

Pedro Lucinio
Pedro Lucinio
Apaixonado por tecnologia e entusiasta da literatura !

Compartilhar