Com a chegada da Era Digital, muitas atividades puderam ser transformadas, inclusive muitos dos processos e experiências de atendimento que passaram por uma transformação e foram automatizados, de modo que muitos passaram a funcionar sem intervenção humana.

Dentre os processos que foram otimizados por essa era, está o de atendimento do RH, que, graças aos avanços feitos no campo da Inteligência Artificial, pôde iniciar o uso de chatbots

Essa ferramenta funciona como uma solução ampla, especialmente para esclarecer dúvidas dos colaboradores e facilitar a interação com a empresa; ou para agilizar demandas burocráticas. Entenda mais aqui sobre essa tendência de RH para 2021!

O que é chatbot?

O chatbot é um software que possui a capacidade de conversar com um usuário humano em uma linguagem natural escrita ou falada, por meio da técnica de machine learning, que utiliza algoritmos e dados capazes de aprender padrões, identificar informações e gerar respostas em tempo real. Sua aplicação pode ser feita em aplicativos de mensagens, sites ou outras plataformas. 

Como pode ser feito o uso de chatbots no RH

Mais do que melhorar a forma de se comunicar com os clientes, os chatbots têm se apresentado como ferramentas que melhoram processos de RH. Pois, além de ajudar a reduzir custos, ainda otimizam a relação do colaborador com a empresa, que tem em suas mãos um canal direto com a mesma.

Além disso, o uso de chatbots no RH se estende para diversas situações, sendo algumas de suas aplicações as seguintes:

  • Aquisição de talentos: o uso de chatbots no processo de recrutamento é uma maneira de reduzir o estresse e a dificuldade durante a captação de novos colaboradores. Além disso, torna o processo muito mais prático, pois, facilita a triagem, o agendamento de entrevistas e ainda tira dúvidas que os candidatos possam ter em relação ao processo de recrutamento e seleção.
  • Onboarding: um bot não precisa dominar por completo o processo de onboarding, mas auxilia os novos colaboradores durante a etapa inicial, na qual, geralmente, eles ainda estão tentando compreender como é a dinâmica de funcionamento da empresa. 

Nesse caso, o chatbot pode tirar dúvidas dos novos colaboradores sobre benefícios, informação sobre quem contatar em outra área, escopo do trabalho, cultura da empresa e quais são as oportunidades de crescimento dentro daquele ambiente. 

  • Treinamento de funcionários: como o aprendizado contínuo é uma necessidade no mercado de trabalho, integrar os chatbots aos treinamentos é uma maneira de tornar a experiência mais relevante e interativa para os colaboradores. Pois, além de tirar dúvidas, eles ainda podem oferecer testes que avaliam os conhecimentos adquiridos durante o processo.
  • Canal de dúvidas e informações: é possível fornecer um assistente virtual para captação de feedbacks ou denúncias. Através dessa espécie de chatbot, os colaboradores podem se sentir mais confortáveis, especialmente nos casos em que relatem a má conduta de um colega. Isso aprimora a cultura organizacional e mantém um clima bom na empresa.
  • Questões burocráticas: a burocracia das empresas costuma ser um dos principais agentes geradores de confusão e frustração dentro dos processos de recursos humanos. Isso faz com que os colaboradores percam muito tempo tentando compreender e preencher os dados necessários para realizar um procedimento.

Dessa forma, o uso de um chatbot no RH pode facilitar, por exemplo, em solicitações de férias. É uma maneira de t

ornar as questões burocráticas mais fáceis tanto para o funcionário quanto para o gestor. 

Também é possível tirar dúvidas sobre folhas de pagamento, políticas da empresa e gestão de benefícios.

  • Comunicação interna: além de contribuir para processos mais complexos, o uso do chatbot no RH pode ir um pouco além e assumir a função de divulgação de mensagens diretamente para o funcionário. Assim, o envio de atualizações, novidades da empresa e convites para eventos ou cursos, fica mais prático, interativo e rápido.
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Benefícios do chatbot: quais são?

Ao fazer o uso de chatbots no RH utilizando as estratégias apontadas anteriormente, você logo irá se deparar com alguns benefícios, entre os quais podemos citar:

  • Otimização do processo de recrutamento e seleção;
  • Agilidade na resolução de processos burocráticos;
  • Facilidade no acesso de informações sobre a empresa e seus procedimentos;
  • Aumento do índice de retenção de talentos;
  • Aprimoramento da cultura organizacional.

Você consegue enxergar os chatbots no futuro da sua empresa?

O uso de chatbots no RH é, com certeza, uma maneira de facilitar os processos que envolvem essa área; e tem tudo para ser uma das tendências de TI para 2021. Esse é, inclusive, apenas um dos usos de inteligência artificial no recrutamento e seleção.

Longe de tentar substituir os colaboradores, essa tecnologia existe para auxiliar e complementar as atividades exercidas pelos funcionários de recursos humanos, além de modernizar e ampliar o contato da empresa com seus empregados e clientes.

Você já teve contato com chatbots dentro do seu local de trabalho? Se sim, você achou útil? Você consegue vê-los no futuro da sua empresa? Escreva sua resposta nos comentários!

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