Talvez a sua produtividade não tenha sido mais a mesma em tempos de pandemia e isolamento social, mesmo com ajuda de toda tecnologia existente. Afinal, trabalhar em home office pode ser desafiador, principalmente quando você tem dificuldade para administrar atividades profissionais e pessoais (quando é preciso fazer home office com filhos, então, pode ser um verdadeiro caos!). Veja então algumas dicas interessantes para se organizar e aumentar a sua produtividade.

Como se organizar para aumentar a sua produtividade

Aproveite essas dicas para tornar o seu dia a dia muito mais produtivo e realizar todas as suas entregas com excelência:

  1. Papel e caneta sempre à mão: um bloquinho de anotações, uma agenda, um planner ou até mesmo uma folha de papel: não deixe de ter sempre por perto algo para anotar tudo o que você precisa executar naquele dia. 

É normal que as necessidades surjam ao longo do dia, por isso, ter como anotar é importante para que você não esqueça de nada e possa se organizar quanto a sequência das atividades. Lembre-se que aplicativos de smartphone também podem te ajudar a manter anotações. Então, faça uma lista ou até mesmo um mapa mental, listando tudo o que você precisa executar. À essa lista, é comum os profissionais darem o nome de “to do”.

  1. Conte com um calendário online: de preferência em ferramentas online que emitam alertas, no computador e/ou smartphone. Assim você sempre ficará ligado sobre reuniões, datas importantes, compromissos e outros eventos; sem correr o risco de perder algum.
  1. Tenha um plano de metas: assim como diz o ditado “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve. ”; por isso, ter metas estabelecidas é fundamental para que você atinja resultados com mais facilidade, planejamento e determinação. Defina metas (sejam pessoais, profissionais, itens do dia a dia, etc.) para o dia, semana, mês, ano, enfim: conforme for interessante para você.
  1. Adeus procrastinação: nada de ficar deixando as coisas para começar ou para terminar, depois. Além de propiciar o retrabalho, começar as tarefas e não concluí-las ou ficar adiando, só fará com que você acumule atividades e se perca em meio as prioridades. Planejou? Faça! Começou? Termine!
  1. Não faça bagunça: não há a menor dúvida do quanto é muito mais fácil se organizar e realizar as atividades do dia a dia em um ambiente arrumado. Por isso, procure sempre manter a sua mesa de trabalho e suas ferramentas, organizadas. Assim, você não perde tempo procurando nada.
  1. Saber dizer não é necessário: quem tenta fazer tudo pode acabar não conseguindo fazer nada. Então, é muito importante que você tenha plena consciência da sua capacidade de entrega e, também, do que é sua responsabilidade ou não. Não adianta se comprometer a ajudar um colega com as entregas dele, se você sequer, concluiu as suas. 
vagas programathor - produtividade

Por isso, saiba dizer não quando necessário, para não acabar pegando mais atividades do que conseguirá entregar em tempo hábil e/ou com qualidade. Além do que, se encher de coisas para fazer ao ponto de ficar sem saber por onde começar, pode estressar e deixar você menos produtivo ainda. Fique atento!

  1. Planejamento não pode faltar: é essencial que você planeje as suas atividades, além do que, possuir boa capacidade de planejamento é um requisito fundamental para quem almeja permanecer contratado durante uma crise

O planejamento pode ser diário, semanal, mensal, enfim, como você achar melhor. No entanto, vale ressaltar que, quanto mais detalhado o planejamento é, mais eficaz ele se torna. Portanto, planeje as suas atividades com cuidado, organizando-as conforme os prazos de entregas, prioridade, criticidade, relação com outras atividades da sua agenda, disponibilidade da sua agenda, necessidade de participação de outras pessoas, etc. 

Você também pode usar post-it colados em um mural ou na sua agenda, para evidenciar atividades ou eventos importantes. Use cores diferentes para tipos de tarefas ou compromissos diferentes. Assim você se organiza mais ainda, podendo identificar tudo com mais facilidade.

  1. Crie hábitos para ser mais produtivo: alguns estudos alegam que é possível tornar uma atividade em um hábito, repetindo-o por 21 dias. Então, não custa tentar, não é mesmo? 

Comece estabelecendo uma rotina para iniciar o seu dia de trabalho: acorde cedo, tome seu café, faça uma atividade física ou algo relaxante como meditação, separe sua garrafa de água ou uma xícara de chá, ligue o computador, verifique sua lista de atividades para o dia, confira a sua agenda de compromissos, check os e-mails, retorne ligações, etc. 

Repetindo uma sequência de atividades como essa, em pouco tempo você terá o hábito de começar o seu dia de maneira organizada e eficiente.

Lance mão dessas dicas para aumentar a sua produtividade!

O que você achou dessas dicas? Você já faz uso de alguma dessas táticas para organizar o seu dia a dia e aumentar a sua produtividade? Deixe os seus comentários e dúvidas aqui! Além disso, caso você possua outras dicas de como ser uma pessoa mais produtividade no trabalho (e na vida!), não deixe de compartilhar conosco! Confira também o nosso artigo sobre como otimizar o trabalho em home office.

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