A área de TI é, sem dúvidas, uma das que mais terceirizam mão de obra. Seja porque os hard skills desses profissionais são variados e, nem sempre é fácil contratar todos os profissionais necessários em regime CLT; ou porque a empresa não possui uma área de TI e precisa terceirizar serviços específicos. 

Enfim, independentemente de qual seja o motivo, é sempre importante manter um contrato de prestação de serviços de TI bem detalhado para evitar problemas como processos trabalhistas. Confira então esse conteúdo e descubra alguns pontos importantes para não deixar de fora do seu contrato de terceirização de serviços de TI.

Pontos importantes de um contrato de terceirização de serviços de TI

É importantíssimo que o seu contrato de terceirização de serviços de TI contemple esses pontos, para que problemas futuros sejam evitados entre o prestador de serviços e a sua empresa:

  1. Tempo de contrato

O tempo de contrato precisa estar bem definido e claro para ambas as partes, porque além do custo, talvez essa seja a informação mais relevante do contrato. Afinal, o período que o profissional ou empresa estarão disponíveis para te atender, será o que estiver definido em contrato.

Pensou se você estimou erroneamente o prazo do seu projeto e acaba efetivando um contrato por um período menor? Você tenderá a ficar sem mão de obra para entregar o projeto. Da mesma forma, se contratar por muito mais tempo do que necessário, poderá gastar dinheiro à toa. É importante então alinhar bem as expectativas junto aos profissionais ou a empresa de TI que está contratando, para que o tempo seja acordado entre todos.

A questão então é definir bem o período que você precisará dos serviços de TI. Inclusive, pelo fato de que você pode não gostar e desejar trocar a empresa ou o profissional. É importante que tudo isso seja considerado, inclusive, para evitar quebras de contrato e prejuízos para a empresa.

  1. Prazos de atendimento

Há casos em que a terceirização de serviços é para atendimentos pontuais ou sob demanda e, para essas situações, é essencial que haja em contrato as definições de SLA. O SLA é o tempo de atendimento esperado para cada tratativa solicitada e é comum que haja um SLA para cada item do catálogo de serviços.

Então, supondo que você tenha um problema em um servidor e contratou uma empresa terceirizada para prestar o suporte, é importante que haja definido em contrato o prazo que essa empresa tem para resolver o problema do seu servidor. 

Imagine que as operações da empresa estejam paradas e, por não ter SLA definido em contrato, o atendimento para resolução do problema demore dias? Simplesmente não há condições! Inclusive, em casos de descumprimento de SLA, multas podem ser aplicadas.

Vagas ProgramaThor - Terceirização de serviços de TI
  1. Controle e acesso a dados

Hoje em dia, com LGPD aplicada e em alta, as empresas não devem esquecer que há uma série de penalidades para àquelas que não seguirem devidamente as normas estabelecidas pela lei, para proteger os dados de seus clientes.

Então, é fundamental que se tenha estabelecido no contrato de terceirização de serviços de TI como vai funcionar o controle de acesso aos dados da empresa. Isso ajuda a garantir que a empresa ou profissional contratado vai seguir as normas de segurança, evitando problemas como o vazamento de informações, por exemplo.

  1. Forma de trabalho: remoto, presencial ou híbrido

É importantíssimo definir a forma de trabalho do prestador de serviço terceirizado. Afinal, isso pode impactar totalmente a necessidade de atuação nas demandas da empresa. Supondo por exemplo, que seja necessário um serviço de suporte onsite, obviamente o profissional precisará estar fisicamente na empresa para atender os chamados de reparos em máquinas, por exemplo.

Agora supondo que a sua vaga seja para um programador, então não há necessidade que ele esteja alocado fisicamente na empresa, sempre. Podendo inclusive, ser um gasto extra para a empresa a alocação física desse recurso. Considere também o momento que o mundo vive e a grande adoção do trabalho em home office. Essa parece, inclusive, ser uma tendência que veio para ficar e que pode beneficiar a empresa em muitos aspectos.

Portanto, é fundamental definir a forma de trabalho e tê-la claramente estabelecida no contrato. Isso evita contratempos, eventuais mal entendidos e até mesmo cobranças inesperadas.

Capriche nos detalhes do contrato e não tenha surpresas!

Estabelecer um contrato de terceirização de serviços de TI bem definido, é essencial para que a sua empresa mantenha a estabilidade nos atendimentos às suas necessidades de tecnologia. Não deixe então de considerar esses pontos que trouxemos aqui e esperamos que você obtenha os melhores serviços de TI com as suas terceirizações!

Ou se você for um profissional de TI que atua sob terceirização, não deixe também de se atentar a esses pontos, para evitar problemas com as suas contratações. Lembrando que se tiver dúvidas e comentários sobre o tema, pode escrever aqui!

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