Considerando tudo o que foi vivido durante o período de isolamento social, os profissionais de RH de muitas empresas têm percebido a necessidade do desenvolvimento de algumas soft skills específicas. Tanto para facilitar e apoiar a retomada de interação entre profissionais, após o período pandêmico mais crítico, quanto para a contratação de novos profissionais. Para saber mais sobre isso, siga essa leitura.

Soft skills mais requisitadas na pandemia: quais são?

Depois de conferir nosso artigo sobre as soft skills mais requisitadas pelas empresas nesse momento de retomada do trabalho presencial, pode ser interessante conferir também quais são as soft skills que as empresas mais têm buscado durante as contratações nessa fase de quase pós pandemia. 

Se você está em busca de uma oportunidade de trabalho, fique atento a essas habilidades relacionadas à personalidade dos candidatos e que podem se tornar decisivas em um processo de seleção.

  1. Colaboração

A colaboração consiste na habilidade de trabalhar em conjunto, seja em ambiente físico ou virtual, a fim de gerar valor para empresa, sempre buscando um objetivo em comum. Além disso, a colaboração também mostra a capacidade e a disponibilidade em ajudar sempre que necessário.

Através da colaboração, o time evolui de maneira geral, pois, ela possibilita o compartilhamento de diferentes perspectivas e, também, de know-how; apoiando e facilitando a resolução de problemas.

  1. Adaptabilidade

Se antes os profissionais que se adaptam facilmente já eram de grande procura no mercado, quanto mais nesse momento de pandemia. Isso porque vivemos uma fase que comprovou a importância da adaptação rápida às mudanças, e o quanto isso pode ser essencial para todos os âmbitos da vida de uma pessoa.

Uma pessoa com habilidade de adaptação é capaz de lidar com momentos de crise com maior facilidade, sabendo se adequar e se reinventar quando necessário. Muitos movimentos mostram, inclusive, que ao contrário do que muita gente pensa, as pessoas que alcançam mais destaque no mercado de trabalho são aquelas que se adaptam mais facilmente às mudanças, e não as melhores tecnicamente.

  1. Positividade

Não há dúvidas sobre a importância de manter e propagar a positividade, principalmente em momentos de crise. Inclusive, estudos comprovam que o ambiente de trabalho se torna mais produtivo, quando há profissionais que se comportam positivamente.

Um dos principais motivadores disso, é que pensar positivamente automaticamente desencadeia motivação e energia para que a pessoa atue de maneira positiva, tendo inclusive mais criatividade para buscar soluções, ao invés de se conformar com reclamações e dificuldades.

Vagas ProgramaThor - Soft skills mais requisitadas na pandemia
  1. Inteligência emocional

É primordial que haja autoconhecimento e autoaceitação, a fim de conhecer e aceitar seus próprios limites, além de expectativas, objeções, aptidões e tudo mais que disser respeito às suas habilidades pessoais e modo de reagir mediante determinadas situações.

A inteligência emocional ajuda então a conseguir lidar da melhor forma com todas as variáveis de um cotidiano profissional, sempre extraindo a melhor experiência de cada situação e aprimorando a si próprio.

  1. Empatia

Não há dúvidas sobre a importância da empatia em qualquer situação, mas ainda mais se falarmos em um momento de pandemia, no qual cada pessoa sofreu a situação a seu modo e teve suas próprias dificuldades para enfrentar. Assim, se torna fundamental a necessidade de saber se colocar no lugar de outro, se tornando mais sensível e aberto ao diálogo, compreensão e ao acolhimento.

  1. Resiliência

Talvez uma das soft skills mais importantes, a resiliência consiste na capacidade de sempre seguir em frente, independentemente das adversidades. Dessa forma, após o grande desafio e dificuldade que todos vivemos com a pandemia, é importante que a pessoa consiga voltar ao seu estado natural como profissional, sem permitir que seu trabalho seja afetado por sentimentos ou pensamentos residuais.

  1. Organização

É importante que haja organização de agenda, de documentos, de rotina, da mesa de trabalho. Mas aqui, falamos de uma outra vertente de organização que é a mental. Isso porque quando há confusão mental (o que costuma ser muito comum em momentos pós crise, como é o caso da pandemia), pode haver sérias dificuldades em conduzir o dia a dia no trabalho.

Por isso, é importante ter destreza para manter uma organização mental, sabendo conciliar responsabilidades, priorizar o que for necessário, postergar o que for apropriado e evitar misturar ou confundir sentimentos e responsabilidades que possam gerar problemas no andamento das atividades do cotidiano.

Aprimore as suas soft skills para atender a demanda do mercado!

Se você estiver em busca de uma vaga, inclusive se for para programador, não deixe de explorar essas habilidades citadas aqui, para que seu perfil esteja aderente àquilo que os recrutadores mais têm buscado atualmente. 

Essas soft skills citadas têm se mostrado muito importantes nesse momento em que todos viveram uma fase difícil ao longo do isolamento social e, consequentemente, isso pode refletir no ambiente de trabalho e relações profissionais.

Lembrando que se tiver dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema, não deve deixar de escrever aqui, para que possamos ajudá-lo!

ProgramaThor - Soft skills mais requisitadas na pandemia

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar