Nas últimas semanas, com a aplicação da segunda dose da vacina de Covid em boa parte da população, muitas empresas decidiram retomar a rotina de trabalho presencial. Embora algumas delas tenham optado pelo home office full depois desse período pandêmico, muitas das que decidiram voltar ao presencial têm realizado um modelo híbrido (alguns dias de home office e alguns dias no escritório).

Mesmo não sendo necessário comparecer ao escritório todos os dias, depois de tanto tempo em isolamento social muitos profissionais têm sentido dificuldade nesse retorno. Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo com o levantamento de quais soft skills têm sido mais relevantes para esse momento. Assim, você pode procurar desenvolvê-las para um retorno ao escritório mais tranquilo!

Quais são as soft skills mais importantes para o retorno ao escritório?

Considerando o momento delicado de pandemia que o mundo viveu (e ainda vive), é preciso que as empresas estejam atentas e prontas para acolher seus funcionários, nesse momento de retorno ao escritório. 

Seja por conta do tempo considerável sem interação com outras pessoas, do luto coletivo, do medo de contrair o vírus – enfim, é fato que mudanças significativas ocorreram no comportamento de todos.

Por isso, algumas soft skills em especial precisam entrar em ação, seja nos gestores que têm um papel fundamental no bem-estar dos times durante o retorno ao escritório ou demais funcionários, para que saibam se readaptar a essa rotina. 

Confira então quais são essas habilidades:

  1. Transparência

Sejamos realistas: todo mundo ficou ou está em algum nível, abalado com tudo o que está acontecendo no mundo. E está tudo bem em sentir isso! Somos seres humanos e é natural que o estado emocional fique fragilizado diante de tudo o que vivemos. 

Portanto, não há necessidade de fingir que está tudo normal. Sejamos transparentes em admitir nossas preocupações, receios, medos, enfim, porque isso também favorece a melhora dos relacionamentos. Afinal, todo mundo acaba ficando melhor quando reconhece os seus próprios sentimentos, no outro.

  1. Empatia

A empatia é uma peça-chave quando falamos de convivência em sociedade. Afinal, é ela que dita a maneira como lidamos com as dores do outro, se colocando no lugar dele e direcionando as nossas ações mediante isso. Lembrando que essa é uma soft skill importante para todos e não somente para gestores.

  1. Colaboração

Colaborar de verdade é trabalhar junto, em prol do mesmo objetivo final, apoiando dificuldades. Pessoas colaborativas geram times de alta performance. Nesse momento de retorno ao escritório, a colaboração se torna fundamental não somente em relação ao trabalho, mas a readaptação dos colegas, também.

Vagas ProgramaThor - Soft skills para retorno ao escritório
  1. Organização 

Organização é fundamental sempre, seja no escritório ou em home office. Até porque a organização apoia o planejamento, que favorece a performance. Voltando ao escritório nesse momento, depois de tanto tempo em isolamento social, é preciso mais do que nunca se organizar de modo a se readaptar a rotina, tornando o trabalho ainda mais eficiente. 

  1. Resiliência

Voltar para a rotina de escritório nos tira totalmente da zona de conforto. Por isso, a resiliência se torna essencial, nos fazendo capazes de resistir às dificuldades e sermos flexíveis mediante qualquer situação. Inclusive, essa soft skill é fundamental para apoiar o controle emocional, que tem sido algo essencial nesse momento de pandemia.

  1. Adaptabilidade

Foi preciso se adaptar em tempo recorde, a nova realidade que acometeu o mundo durante a pandemia. Da mesma forma, retomar a vida como era antes, ainda que minimamente, exige muita adaptabilidade. Novas dinâmicas tendem a ser construídas na volta para o escritório e mais do que nunca, a adaptação se faz essencial.

Como você se sente diante da ideia de voltar ao escritório?

Seja você gestor ou não, compartilhe conosco como você se sente em relação à volta do trabalho presencial. Enquanto algumas pessoas não viam a hora de chegar esse momento, muita gente se adaptou tão bem ao home office que não gosta nem de pensar na ideia de voltar ao escritório. 

De qualquer forma, não deixe de trabalhar o aprimoramento de soft skills, principalmente se você estiver procurando uma oportunidade de emprego. Pesquisas mostram, inclusive, que as vagas de programadores têm exigido algumas soft skills.

Deixe aqui os seus comentários sobre o tema!

ProgramaThor - Soft skills para retorno ao escritório

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar