Cada vez mais presente no dia a dia das empresas, o RPA é um recurso muito importante para quem não quer abrir mão de agilizar e otimizar os processos em sua empresa, bem como, se manter aderente às inovações de mercado. Inclusive, o RPA foi tema de um dos principais eventos de TI em 2021.

Para saber mais sobre o que é RPA e como funciona, continue nesse artigo!

O que é RPA?

RPA – Robotic Process Automation – como o próprio nome já diz, se refere a automação de processos através do uso de robôs. Não estamos falando aqui de robôs físicos (quem sabe em um futuro não tão distante, não é mesmo, rs?), mas sim de sistemas de robotização que funcionam como robôs digitais (normalmente chamados de bots).

Os bots são muito usados para executar processos repetitivos realizados por humanos e em alguns casos, atividades até mais específicas, quando há o uso de inteligência artificial. Um exemplo são os casos de sistemas que fazem uso de machine learning, que é quando o bot aprende através da análise de dados e reconhecimento de padrões. 

Dessa forma, sabemos que o RPA pode executar desde tarefas simples como o preenchimento de formulários, até atendimento personalizado a clientes e solução de problemas.

RPA e IA

Embora cada vez mais os recursos de inteligência artificial estejam integrados às soluções de RPA, é importante salientar que são tecnologias similares, mas não se trata da mesma coisa, embora essa seja uma confusão muito comum. Inclusive porque a maior parte dos bots não possui a capacidade de aprendizado.

A finalidade principal do RPA é realizar atividades repetitivas baseadas em regras, de forma que não haja aprendizado durante esse processo. Assim, se alguma etapa da atividade que ele executa muda, é necessário reprogramá-lo.

No entanto, há diversos casos em que a inteligência artificial é aplicada no RPA para aprimorar o seu funcionamento, e nesse caso sim, trazendo maior autonomia para o bot. Um exemplo que tem sido comum é o uso de rede neural para o reconhecimento de imagens que apoiem uma tomada de decisão durante um processo de RPA.

Vagas ProgramaThor - o que é rpa

Exemplos do uso de RPA

O RPA pode então desempenhar um papel fundamental no que diz respeito ao aumento da eficiência nas rotinas das empresas. Alguns exemplos de atividade comumente realizadas por RPA são:

  • Preenchimento de cadastros e formulários;
  • Transferência de informações de um local para outro (como de um banco de dados para uma planilha, por exemplo);
  • Realização de cálculos e execução de fórmulas;
  • Validação de dados;
  • Geração de pedidos regulares (pedido de suprimentos de escritório, por exemplo);
  • Aprimoramento de processos de cobrança;
  • Geração de relatórios automáticos.

Podem parecer tarefas simples, a princípio, mas todos esses recursos juntos, conseguem modernizar, agilizar e organizar muito, o dia a dia das empresas. Isso gera diversos benefícios para a rotina de trabalho, sendo uma das principais vantagens a simplicidade de criar e usar o RPA.

Em muitos casos, um usuário final pode treinar e implantar um bot, de modo que não seja necessário ser um programador. Mas ainda assim, muitas empresas que têm usufruído dos benefícios de usar RPA têm preferido contratar profissionais específicos para disponibilizar e implantar os bots com maior rapidez. Se você é programador e está a procura de uma oportunidade assim, não deixe de conferir nossas vagas!

Tipos de RPA

Normalmente os bots são divididos em duas categorias que são assistidas e não assistidas. Conheça mais sobre cada uma delas:

  • Assistidos: esse tipo de robô tem execução em uma máquina local, podendo inclusive ser a própria estação de trabalho no modo front-office, ou seja, o usuário da máquina acompanha a sua execução. Isso porque normalmente são automações que requerem supervisão humana, embora em muitos casos sejam acionadas através de eventos do sistema.
  • Não assistidos: os não assistidos podem manipular dados em segundo plano na máquina local mesmo, mas o mais comum é que rodem em servidores de back-end. Isso porque não requerem supervisão e nem intervenção humana, podendo ser acionados através de eventos ou execução programada.

Gostou de saber o que é RPA e como essa tecnologia funciona?

Esperamos que você tenha aproveitado esse conteúdo e, assim, possa explorar o uso de automação de processos da sua empresa! Certamente você comprovará a aquisição de inúmeros benefícios! 

Mas se você é programador e quer aprimorar seu currículo, não deixe de aprender mais sobre RPA e fique sempre de olho nos conteúdos que trazemos sobre tecnologias e inovações! E se tiver dúvidas ou comentários sobre o tema, bem como sugestão de novas pautas, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - o que é rpa

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar