Um termo muito comum na área de TI – tecnologias emergentes, costuma confundir algumas pessoas. Para ajudar a esclarecer sobre o que se trata, trouxemos esse conteúdo! Siga a leitura e entenda por que as tecnologias emergentes são aquelas com potencial para transformar o mundo!

Tecnologias emergentes: o que são, afinal?

São aqueles recursos de tecnologia que alteram a maneira como fazemos coisas comuns do nosso dia a dia em casa ou no trabalho – ou seja, impactam toda a sociedade. 

Podemos dizer que o mundo ainda está aderindo às tecnologias emergentes (e por isso esse nome – devido não serem tecnologias consolidadas, mas em descoberta e implementação), portanto, estamos desbravando seus usos. Mas a tendência é que elas sejam cada vez mais predominantes, como consequência da evolução da ciência e da tecnologia.

Com potencial disruptivo, as tecnologias emergentes mudam a maneira como entendemos e exploramos muitas atividades, seja em relação a produtos ou a serviços. 

As tecnologias emergentes podem se encaixar em várias categorias e são aquelas que mudam paradigmas. Algumas delas são exclusivamente referentes aos avanços que fazemos na configuração técnica de um produto ou serviço, aprimorando-o e inovando em seu uso. 

Alguns exemplos são as evoluções do wi-fi, o uso de smartphones em substituição ao antigo telefone e o surgimento do Data Analytics que acabou por reinventar a maneira como as empresas faziam a análise de dados.

Conheça algumas das principais tecnologias emergentes

Você já deve conhecer algumas dessas ou todas que listaremos aqui. Há muitas outras e, sem dúvidas, novas ainda surgirão. Mas veja aqui algumas das principais atualmente, para ajudar a compreender sobre o conceito de tecnologias emergentes:

  1. Blockchain

O blockchain tem transformado a maneira como tramitamos informações digitais com mais segurança, sendo inclusive, uma ferramenta fundamental para as atividades de criptomoedas que nunca estiveram tão em alta. 

Com isso, essa tecnologia emergente vem sendo explorada por instituições financeiras diversas, além de ser a nova aposta para quem deseja vender ativos digitais, através do uso de NPS.

  1. IoT

IoT ou Internet das Coisas é a tecnologia emergente que promete tornam nossas residências parecidas com a dos Jetsons (esse desenho animado é da sua época?), de modo que possamos ter qualquer tipo de dispositivo das nossas casas, conectado à Internet, desde uma máquina de lavar até um dispositivo de assistente virtual como a famosa Alexa da Amazon. Inclusive, o IoT foi bem difundido durante a pandemia.

Vagas ProgramaThor - tecnologias emergentes

A ideia por trás dessa tecnologia é tornar as residências mais automatizadas e facilitadoras do nosso dia a dia, como por exemplo, possibilitar que a máquina de lavar seja programada para lavar as roupas em determinado dia e hora; o forno comece a assar o jantar uma hora antes de você voltar para a casa; a geladeira informe que sua bebida já está na temperatura ideal e a assistente virtual realize compras online a partir do seu comando de voz. Interessante, não?

  1. Big Data e Data Analytics

Não é novidade que a geração de dados está cada vez mais acelerada considerando o uso de canais digitais, por exemplo. Com isso surgiu a necessidade de capturar, armazenar, tratar e disponibilizar esses dados para análise, com extrema agilidade e capacidade de trabalhar com enorme quantidade de dados ao mesmo tempo.

Dessa necessidade surgiram as tecnologias emergentes Big Data e Data Analytics (que é uma das tendências de TI para 2022), que têm sido cada vez mais utilizadas pelas empresas. Elas usam essas tecnologias para reunir, analisar e processar dados de clientes, a fim de identificar e compreender padrões, gerando informações relevantes para direcionar ações estratégicas da empresa. 

  1. 5G

A internet 5G ainda está em estudos para que seja disponibilizada, mas promete mudar a maneira como conhecemos a navegação na internet hoje, através de tempos de latência menores e velocidades muito superiores às atuais.

Como nesse caso é necessário que haja hardwares disponíveis para suportar essa evolução de serviço, ainda levará um tempo até que a tecnologia emergente 5G esteja disponível para uso de todos. Vemos aqui então um exemplo claro de tecnologia disruptiva que surgiu em nosso tempo e, embora já a conheçamos, ainda não se encontra totalmente disponível, estando em desenvolvimento e testes.

O futuro e as tecnologias emergentes

A importância de saber o que são as tecnologias emergentes está relacionado ao fato de poder acompanhá-las já que a tecnologia tem sido fundamental em nosso cotidiano, seja profissional ou pessoal.

Afinal, as tecnologias emergentes possuem um enorme potencial de modificar a forma como interagimos com o mundo. Assim, as empresas tendem a buscar estratégias de implementar e disponibilizar essas tecnologias, a fim de transformar a experiência de seus clientes. Surge então, excelentes oportunidades de trabalho para quem está buscando uma vaga. Principalmente programadores.

Portanto, fique sempre atento às evoluções tecnológicas e esteja pronto para as oportunidades que surgirem! Lembrando que se tiver dúvidas ou comentários sobre o tema, você pode escrever aqui!

ProgramaThor - tecnologias emergentes

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar