Para acompanhar a tremenda transformação tecnológica que vem ocorrendo nas empresas do mundo todo, surgiram novas profissões para atender a recente demanda. Um dos maiores expoentes dessa mudança é a computação na nuvem e o mundo de possibilidades que ela oferece, como a profissão de Cloud Engineer.

Conhecido em português como Engenheiro de Nuvem, o Cloud Engineer está entre as profissões mais promissoras das próximas décadas. O principal motivo é que o mundo corporativo está migrando seus data centers e servidores físicos para as famosas plataformas de cloud computing.

Contudo, ainda com tamanha evolução e a ascensão do cargo, é necessário que o profissional siga alguns passos até que alcance a sua excelência. Se você pretende conhecer mais sobre a área, confira o artigo que preparamos sobre Cloud Engineer!

Afinal, o que é Cloud Engineer?

Podemos chamá-lo de Engenheiro de Nuvem ou ainda de Engenheiro de cloud. O relevante mesmo é saber que ele é o profissional responsável por projetar e gerenciar sistemas baseados em nuvem para empresas.

Em suma, o Cloud Engineer deve fazer a avaliação da infraestrutura de tecnologia das organizações, estudando as inúmeras possibilidades e, por fim, facilitar a implementação e o gerenciamento de tudo relativo a cloud.

A ascensão do Cloud Engineer nos últimos anos

A profissão de engenheiro de nuvem é nova dentro da área de TI. Para ter uma ideia, o termo cloud computing surgiu há menos de 30 anos, no final dos anos 90. Então, pelo Cloud Engineer ser uma “profissão” recente e com pouquíssimos profissionais especializados, as pessoas com qualificação são disputadas a “tapa” no mercado de trabalho brasileiro.

As principais responsabilidades do Cloud Engineer

Por conta dos poucos profissionais especializados na área, o Cloud Engineer costuma ter um cotidiano atribulado. Conheça as principais responsabilidades do engenheiro de nuvem a seguir! 

  • Promoção de melhorias contínuas em sistemas já existentes;
  • Projetar, desenvolver e implementar sistemas baseados em nuvem;
  • Criar soluções para vulnerabilidades de infraestrutura (entre outros problemas) enquanto houver a implantação de novos aplicativos;
  • Realizar a negociação e a contratação dos serviços junto aos fornecedores da área;
  • Alinhar os projetos de nuvem junto a outras lideranças de TI dentro da organização;
  • Identificar e pontuar quais são as soluções ideais de cloud computing para migração;
  • Garantir o funcionamento eficiente e sempre zelar pelas políticas de segurança cibernética da organização;
  • Promover o conhecimento constante das equipes sobre o uso de novas tecnologias, tecnologias emergentes e iniciativas de nuvem.

Quais são os pré-requisitos necessários para ser um Cloud Engineer?

Como afirmado no parágrafo anterior, o Cloud Engineer tem a necessidade de saber gerenciar tarefas muito distintas. Pensando nisso, elaboramos uma lista com os pré-requisitos essenciais para um profissional ter êxito como engenheiro de nuvem! 

  • Ter conhecimentos avançados em programação;
  • Estudar sobre sistemas operacionais, protocolos de rede e internet;
  • Saber tudo sobre segurança cibernética avançada, com abordagem em cloud;
  • Entender sobre como os principais provedores de nuvem trabalham, incluindo AWS; 
  • Ter proficiência em ferramentas de conteinerização e virtualização;
  • Obrigatório saber inglês em nível avançado;
  • Buscar cursos e certificações em: Google Cloud Platform e Microsoft Azure, modelos de Cloud (IaaS, PaaS e SaaS), banco de dados e serviços de web APIs.
Vagas ProgramaThor - Cloud Engineer

Quais são as competências comportamentais essenciais para quem deseja ser um Cloud Engineer?

Assim como conhecimento, cursos e certificações são relevantes para o sucesso profissional como Cloud Engineer, destacamos algumas das competências abaixo:

Quais passos são necessários para especialização como Cloud Engineer?

É possível afirmar que para ser um engenheiro de nuvem, você precisará ter conhecimentos sólidos em TI.  Por isso, antes de qualquer coisa, o primeiro passo é entrar nas seguintes graduações:

Durante a faculdade ou após a sua formatura, busque por certificações específicas em cloud computing. Normalmente, as mais demandadas pelas organizações são:

  • Certificação do Google Cloud;
  • Certificações da Microsoft Azure;
  • Certificação AWS.

Outro ponto é que existem alguns cursos de preparação que ajudam a obter essas certificações acima. 

Além disso, existe a possibilidade de investir em cursos ligados somente à área de cloud, tais como:

  • Graduação em computação em nuvem;
  • MBA em cloud engineering & architecture;
  • MBA em cloud computing;
  • Pós-graduação em projetos de cloud computing.

Em resumo, tenha em mente que alinhar o conhecimento prático com o teórico, especialmente sobre segurança cibernética e programação, são importantes para o engenheiro de nuvem. Por isso, faça tudo o que estiver ao seu alcance para ter destaque como dentro da área. 

Cloud Engineer está em constante evolução

Como afirmamos no começo, o Cloud Engineer está sempre se atualizando, assim como tudo na tecnologia. Se você realmente deseja fazer diferença na área, seja proativo, curioso e esteja disposto a aprender sempre!

Você ainda tem alguma dúvida sobre Cloud Engineer? Caso exista alguma questão, deixe nos comentários abaixo para que possamos te ajudar!

ProgramaThor - Cloud Engineer

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar