Ainda sobre o tema Transformação Digital, que está super em alta e tem sido citado em alguns de nossos conteúdos aqui no blog, é importante saber que esse movimento também chegou ao RH das empresas.

E o uso de plataformas online de recrutamento e seleção é uma das soluções utilizadas para otimizar, agilizar e modernizar o dia a dia dos profissionais dessa área e, também, dos candidatos.

Continue nesse conteúdo e saiba então sobre as vantagens de usar plataformas online de recrutamento!

Plataformas de recrutamento online – o que são?

Devido ao período de isolamento social que a pandemia nos impôs, as empresas precisaram mais do que nunca recorrer às soluções digitais para seguir com seus processos. E no caso do RH, as plataformas de recrutamento online foram destaque: elas foram decisivas para que as empresas continuassem contratando os profissionais necessários, remotamente.

Da mesma forma, os profissionais que perderam seus empregos em virtude da pandemia, mais do que nunca precisaram contar com canais que proporcionam a busca de vagas. Então, as plataformas de recrutamento online foram fundamentais nisso também.

O que essas soluções oferecem?

Pensando nas principais plataformas de recrutamento online existentes hoje, destacam-se como funcionalidades:

  • Divulgação de vagas na internet, que tem sido a principal fonte de busca de emprego;
  • Busca otimizada de perfis profissionais;
  • Seleção mais eficiente de currículos;
  • Uso de tecnologias que apoiem os processos de recrutamento e seleção, como por exemplo Big Data no RH;
  • Realização de entrevistas, testes a distância, online;
  • Agilidade no feedback de resultados;
  • Apoio ao recrutamento e seleção por competências.
Vagas ProgramaThor - plataformas online de recrutamento

Vantagens de usar plataformas online de recrutamento

Confira agora alguns dos principais benefícios que uma plataforma de recrutamento online pode proporcionar para a sua empresa:

  • Mais candidatos em menos tempo

Sem dúvidas a maior vantagem de contar com qualquer recurso tecnológico é a facilidade que eles oferecem de conseguir alcançar muitas pessoas em um curto espaço de tempo. 

No caso das plataformas online de recrutamento então, uma das maiores vantagens é o acesso a vários candidatos mais facilmente e rapidamente, devido aos diversos canais de divulgação como redes sociais, site, blogs etc.

  • Processos facilitados

As plataformas online de recrutamento e seleção facilitam muito a interação com usuários, seja para cadastrar uma vaga, divulgá-las ou se candidatar, no caso de quem está procurando uma vaga.

A usabilidade dessas plataformas foca em oferecer telas intuitivas e processos dinâmicos, a fim de proporcionar uma experiência facilitada e atrativa aos usuários.

O uso de Inteligência Artificial no RH não é mais novidade há algum tempo. E nas plataformas de recrutamento online, seu uso têm sido fundamental para cruzar a descrição da vaga e os requisitos para preenchimento dela, com os dados de candidatos, de modo a elencar previamente os candidatos com maior potencial. Isso otimiza muito o trabalho do RH que antes precisava fazer essa análise manualmente.

  • Banco de currículos atualizado automaticamente

Através da atualização online dos dados dos candidatos, é possível manter o banco de currículos da empresa sempre em dia. Isso é muito bom para a empresa, mas também para o candidato, que não precisa enviar um novo currículo a cada nova experiência ou qualificação.

  • Mais agilidade nos processos

Todos os processos que envolvem recrutamento e seleção, quando feitos manualmente, costumam ser onerosos e complexos. Com o uso de plataformas online, a agilidade torna-se evidente, trazendo resultados muito mais rápido no que diz respeito às necessidades de contratação das empresas, além da redução de custos.

  • Gestão efetiva de todo o processo

Com uma plataforma online, o time do RH acompanha e gerencia todo o processo de recrutamento e seleção com mais eficiência. Isso proporciona, inclusive, a melhoria contínua desses processos.

  • Mais assertividade nas contratações

Em um processo de recrutamento tradicional, há mais chances de realizar uma contratação não tão aderente à vaga, visto que as avaliações muito dependem da percepção do recrutador. Já ao usar plataformas digitais, a definição dos perfis é baseada em dados e de maneira automática, o que consequentemente, torna o processo mais racional e assertivo.

  • Uso de um único canal

Nos processos tradicionais de recrutamento e seleção, uma das maiores dificuldades costuma ser o fato de ter que gerenciar diversos canais como e-mail, WhatsApp, mídias de armazenamento de currículos etc.

Ao utilizar uma plataforma online de recrutamento é possível centralizar tudo em um único canal, sem perder qualquer informação e tempo, seja procurando arquivos ou relacionando dados. Isso ajuda inclusive na segurança da informação e na garantia da integridade das informações.

Sua empresa já usa plataformas online de recrutamento?

O que você achou desse conteúdo? Você já usou alguma plataforma online de recrutamento e seleção? Como foi essa experiência? Deixe suas dúvidas, sugestões e comentários aqui e, se você estiver à procura de uma vaga, não deixe de saber mais sobre como as plataformas online de recrutamento funcionam!

plataformas online de recrutamento - ProgramaThor

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar