Não é novidade e nem segredo que a profissão de programador é uma das que mais ganhou importância nos últimos anos. A contratação de um desenvolvedor Full Stack se tornou essencial para qualquer empresa hoje em dia, seja em equipes enxutas de pequenas empresas ou equipes grandes em grandes corporações. Para saber mais sobre o que é, o que faz e o que um Dev Full Stack deve saber, basta ler até o fim.

DEV Full Stack

De maneira bastante simples, o desenvolvedor Full Stack é o profissional capaz de lidar com todas as seguintes tecnologias usadas para o desenvolvimento de aplicações: banco de dados, bibliotecas, frameworks, linguagens de programação, tecnologias voltadas à infraestrutura e demais tecnologias voltadas para o desenvolvimento de aplicativos, sites e softwares.

Logo, esse tipo de programador está habilitado para trabalhar em todas as camadas do desdobramento de um projeto, a partir da criação de servidores internos até interfaces de comunicação com o usuário final.

A fim de esclarecer e esmiuçar melhor o que integra a habilitação em todas essas frentes, vamos detalhar o desenvolvimento Front-end e Back-end.

  • Desenvolvimento Front-end

Como a própria denominação indica, se trata de toda a parte da frente de uma aplicação, estamos falando da interface de comunicação de um aplicativo, site ou software que o usuário tem acesso e podemos visualizar através de telas, como computadores, tablets, celulares.

Aqui, incluímos o layout, como as páginas do site estão dispostas, ponto focal de interação, aparência, e tudo o mais que possa vir a servir como canal de comunicação com o usuário faz parte do trabalho do DEV Front-end.

O desenvolvedor Front-end costuma fazer uso das seguintes linguagens de programação: JavaScript e React. Já, quando falamos a respeito de tipos de bibliotecas e frameworks, este profissional precisa dominar Angular, Bulma.io, jQuery, TailwindCSS e VueJS.

  • Desenvolvimento Back-end

O desenvolvimento Back-end diz respeito ao que envolve a parte interna, central e todo o funcionamento da aplicação, o que não é possível de ser visto pelo usuário. As linguagens de programação mais populares e que são voltadas para ao back-end são as seguintes: C#, Java, Node.Js, PHP, Python, Ruby e outras mais.

Em se tratando de frameworks, é exigido que o programador back-end saiba trabalhar com os seguintes: Django, Laravel, Phoenix, Rails e Spring Boot.

Além do que já foi mencionado e o mercado contrate especialistas em banco de dados, não faz mal que este profissional também detenha conhecimento nos seguintes sistemas voltados para banco de dados: Cassandra, ElasticSearch, MondoDB, MySQL, PostreSQL e Redis.

Vagas ProgramaThor - DEV Full Stack

Diferencial – DEV Full Stack

Agora, você já sabe que para ser um DEV Full Stack, é necessário ter a capacidade de atuar tanto como desenvolvedor Front-end, quanto Back-end. Além disso, possuir habilidade de liderança, é esse o perfil esperado para tomar a frente de grandes projetos. Visão holística é essencial para esse profissional que precisa enxergar todos os processos e o projeto como um todo, mas claro, sem abrir mão da visão técnica.

Até aqui, vimos que não é fácil se tornar um DEV Full Stack, é preciso muito estudo e comprometimento. E, também é necessária atualização constante, sabemos que a tecnologia está sempre em evolução. 

Resumindo, o DEV Full Stack precisa dominar Front-end, Back-end, banco de dados, ter conhecimento de infraestrutura e usabilidade (UX), ter o domínio de ao menos duas linguagens mais usadas em cada uma das frentes, sem deixar de conhecer o mínimo das outras linguagens.

Para se tornar um profissional mais competitivo, a meta é aumentar a quantidade de linguagens em que possui conhecimento massivo e claro, estar sempre por dentro das novidades em desenvolvimento web do mercado. Não há atalhos, só muito estudo e dedicação o tornarão esse tipo de profissional nessa área. Estar aberto a metodologias, novidades e atualizações é o segredo! É preciso encarar os desafios e oportunidades das duas frentes.

Como em todo cargo que demanda muita responsabilidade, este profissional também precisa de outras habilidades, como:

  • Boa comunicação;
  • Visão para negócios;
  • Bom gerenciamento do tempo;
  • Adequação à cultura da empresa;
  • Ser colaborativo no trabalho em equipe;
  • Trabalhar com foco e concentração;
  • Saber trabalhar sob pressão demonstrando estabilidade;
  • Demonstrar criatividade na solução de novos problemas.

Além de ser uma profissão bastante atrativa por conta da remuneração, o mercado não poderia estar mais aquecido do que agora, não poderia existir melhor momento para se tornar um DEV Full Stack.

E aí? Gostou do conteúdo a respeito desse tipo de programador?

Agora que você teve acesso a um guia completo sobre o que é necessário saber para se tornar um bom DEV Full Stack, nos conte se você está no caminho certo para se tornar um, se esse for o seu intuito. Estamos ansiosos para ter acesso às suas ideias e sugestões. Por favor, não deixe de compartilhar conosco.

ProgramaThor - DEV Full Stack

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar