Talvez você já ouviu falar sobre o que é blockchain. Considerada uma das tecnologia mais revolucionária do século para segurança da informação. Ficou muito famosa por conta das bitcoins, a criptomoeda mais famosa do mundo.

A tecnologia promete ter um grande crescimento em 2019, principalmente pelo fato de ter recebido fortes investimentos pelo mercado financeiro. Neste artigo falaremos sobre o que é blockchain e tendências para os próximos anos.

O que é blockchain?

Blockchain é uma tecnologia, a qual utiliza da descentralização como medida de segurança. E o que isso significa? Podemos dizer também, que blockchain é uma arquitetura de banco de dados, dessa maneira, ela cria uma rede de negócios, onde as transações acontecem de forma segura e “inviolável”.

A tecnologia se torno atraente pelo fato dos sistemas Blockchain permitirem transações transparentes e fornecer uma visão compartilhada de cada uma delas, portanto dificultando a ação dos hackers.

Leia também: “6 dicas de como trabalhar no exterior”

Tendências do blockchain

O mercado financeiro foi o pioneiro a perceber a importância da tecnologia e realizar investimento em pesquisas e estudos. Com isso, os bancos tornaram transações mais baratos, fáceis e seguras.

Outro mercado beneficiado pelo crescimento e avanço dessa tecnologia é o e-commerce. Transações mais seguras aumentam as vendas, dessa maneira o cliente não ficará preocupado em ter seus dados expostos.

Leia também: “Tendências da programação para os próximos anos”

Criptomoedas nas empresas

Algumas empresas já aderiram a ideia de utilizar as criptomoedas até mesmo para pagar seus funcionários. Claro que para termos uma mudança radical, com uso massivo de criptomoedas, é necessário que ocorra uma alteração definitiva na estrutura regulatória atual.

Os gigantes da tecnologia – Google e Facebook, por exemplo – movimentam-se muito mais rápido do que o governo. Dessa maneira, há interesse por parte dessas empresas de lançarem suas próprias criptomoedas, alterando o cenário econômico dos bancos centrais. Nos próximos anos veremos o uso constante de criptomoedas para diversos tipos de transações, inclusive no Brasil.

Leia também: “Como ser mais produtivo em 2019?”

Vale a pena aprender blockchain?

Sem dúvidas! A tecnologia é muito promissora e é uma grande oportunidade para desenvolvedores em 2019.

Os anos passam e o uso de dados aumentam, dessa forma o blockchain vai ganhando espaço e cresce o número de oportunidades. O Brasil carece de desenvolvedores com conhecimento e habilidades em blockchain, por isso aprender essa tecnologia pode abrir grandes portas.

Espero que tenham gostado do artigo. Utilize o campo dos comentários para compartilhar ideias e feedbacks 🙂

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar