Se você trabalha com recrutamento e seleção, deve saber o quanto é importante contar com indicadores que demonstrem a saúde dos processos envolvidos, bem como a assertividade das contratações. 

Inclusive, porque essa é a forma mais fácil de identificar problemas nos processos e melhorá-los. Com os KPIs certos para a área de RH é possível obter dados confiáveis e relevantes a fim de aprimorar o recrutamento e seleção na sua empresa. 

Quer saber mais? Continue essa leitura e entenda como estabelecer os KPIs corretos.

KPIs para o RH

Veja aqui quais são alguns dos KPIs mais indicados e utilizados no RH atualmente, principalmente agora que são tão comuns os processos seletivos online:

  1. Qualidade

Quando falamos em qualidade aqui, nos referimos ao nível de qualidade das contratações que o RH tem realizado. Esse talvez seja um dos indicadores de RH mais interessantes, considerando que dentre as atribuições dessa área, sem dúvidas a contratação de pessoas é a mais importante.

Para obter esse indicador é preciso que haja outros indicadores para avaliação de desempenho individual de cada colaborador e então, considerar o resultado desses indicadores dentro de um período predeterminado.

Esse não é um índice que você obterá de imediato, mas é fundamental mapeá-lo ao longo do tempo por meio de testes e avaliações capazes de medir a evolução individual de cada colaborador. 

É interessante pensar no prazo de 6 meses ou 1 ano após a contratação, pois, considera-se que durante esse período o colaborador ainda está altamente engajado e motivado, de modo que suas entregas não seriam impactadas por problemas do cotidiano da empresa.

Isso porque, após esse período há o risco de o colaborador ter sua performance impactada por fatores como problemas nos processos de trabalho, problemas com a liderança, problemas de gestão, enfim, o que não significa que ele não tenha sido uma boa contratação. 

No entanto, se dentro desse período inicial os indicadores de performance individual do colaborador já apresentarem um resultado baixo, há um grande indicativo de que talvez o recrutamento não tenha sido eficiente para trazer o perfil correto.

  1. Turnover

Esse índice é específico para avaliar o turnover de recém-contratados, o que pode ser um forte indicador de problemas no processo seletivo, caso seja um indicador alto. Uma possibilidade aqui, é que as contratações estejam sendo feitas sem considerar se os candidatos se identificam com a cultura organizacional da empresa. 

  1. Custo médio por admissão

Esse indicador é muito interessante para avaliar os impactos financeiros dos processos de recrutamento e seleção, no budget da empresa. Com ele é possível mensurar quanto cada contratação está custando para a empresa, considerando gastos como por exemplo:

  • Anúncios da vaga
  • Mensalidade com plataformas de recrutamento e seleção
  • Contratação de consultores
  • Locação de ambientes para aplicação de dinâmicas
  • Custeio de lanches e outros serviços, no caso de processos presenciais

Com todos os custos em mãos, basta somá-los e dividir o montante pela quantidade de contratações realizadas no período.

Vagas ProgramaThor - KPIs interessantes para a área de RH
  1. Prazo para contratação

Esse indicador demonstra o prazo para contratação de um novo colaborador, considerando desde o anúncio da vaga, até a efetivação da contratação de um colaborador para preenchê-la. Esse prazo é um indicador muito relevante, pois normalmente, há urgência para preenchimento de vagas, a fim de não impactar os planos do negócio. 

Além disso, quanto maior o prazo, maiores tendem a ser os custos envolvidos; bem como há grandes chances de que algumas das etapas do processo precisam ser otimizadas.

Outro ponto relevante aqui é que normalmente há um prazo estipulado para o preenchimento das vagas na empresa. Esse indicador pode então demonstrar se esse prazo está sendo cumprido e, também, se ele realmente é o ideal para não impactar o negócio.

Por que usar KPIs no RH?

Como já citamos anteriormente, esses indicadores são essenciais para demonstrar o que está dando certo e o que precisa ser ajustado ou melhorado nos processos de recrutamento e seleção. A partir disso, é possível tornar os processos mais eficientes e, também, as contratações, reduzindo os índices de turnover e reforçando a cultura organizacional, inclusive.

Essa evolução contínua dos processos de recrutamento e seleção tornam, inclusive, a empresa mais competitiva frente ao mercado, uma vez que ela é capaz de preencher as suas vagas com mais agilidade e eficácia.

Quais KPIs de RH são mais interessantes para a sua empresa?

Após conferir esse conteúdo, você pode se reunir com as lideranças da sua área para discutir quais seriam os indicadores ideais para vocês. Algumas perguntas podem direcionar esse levantamento, como por exemplo: quais etapas dos processos de recrutamento e seleção são mais onerosas? Quais são mais produtivas? Quantos candidatos são considerados para cada oportunidade? É o número ideal?

Se você tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre KPIs para o RH, não deixe de comentar aqui.

ProgramaThor - KPIs interessantes para a área de RH

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar