Esse é um tema que preocupa muitas empresas, principalmente considerando o momento em que o mercado está aquecido e o movimento da grande renúncia, que tem feito com que os profissionais mudem de emprego com frequência. Acompanhe esse conteúdo e entenda mais sobre o que é turnover, para saber como diminuí-lo na sua empresa.

Afinal, o que é turnover?

Em um resumo simples, turnover se refere a taxa de rotatividade de funcionários, ou seja, é o termo utilizado para medir a quantidade de funcionários que saem da empresa durante um período predefinido.

É importante dizer também, que o turnover não precisa ser medido necessariamente em relação a todo o quadro de funcionários da empresa, mas pode ser medido por área. Inclusive porque há casos em que esse índice é maior em algumas áreas do que em outras e isso precisa ser analisado individualmente considerando as características de cada área.

Vale ressaltar também que há uma taxa considerada aceitável para o turnover, cuja gira em torno de 10% ao ano. Mas, como a dinâmica de uma empresa varia muito em relação a outra, esse percentual pode mudar de acordo com a realidade de cada negócio. 

Portanto a taxa aceitável de turnover deve ser avaliada por cada empresa e alguns pontos como o contexto no qual o turnover tem ocorrido, bem como a política de retenção da empresa, devem ser considerados nessa análise.

O turnover é sempre ruim para a empresa?

Nem sempre. Se mantido dentro da taxa aceitável é considerado saudável para a empresa, por promover uma certa renovação no quadro de colaboradores. Ou seja, essa rotatividade saudável serve para mudar ou melhorar os processos internos e o comportamento do time, a partir do efeito experimentado com a entrada de novas pessoas.

Isso porque com a entrada de novos membros no time, automaticamente ocorre uma “oxigenação” na área, com o surgimento de novas ideias, perspectivas, opiniões, experiências e perfis. Mas é claro que é possível alcançar essa mesma renovação aumentando o time e agregando novos perfis profissionais, soft e hard skills.

No entanto, se a taxa de turnover estiver alta, certamente há um problema na empresa que pode estar relacionado por exemplo a: gestão ruim, liderança ruim, falta de infraestrutura adequada, remuneração abaixo do mercado, falta de benefícios adequados etc.

Consequências do turnover alto

Dentre as principais consequências de uma taxa alta de turnover, estão:

  • Diminuição da produtividade do time
  • Atraso nas entregas
  • Dificuldade de planejamento de novas entregas
  • Insatisfação e desmotivação dos colaboradores
  • Necessidades de aprimoramento das ações de retenção e dos processos de recrutamento e seleção
  • Clima organizacional conflituoso
  • Impactos na imagem da empresa
  • Perda de funcionários com habilidades difíceis de substituir
  • Altos custos de reposição
  • Diminuição da diversidade no quadro de funcionários da empresa
Vagas ProgramaThor - o que é turnover

Tipos de turnover

É importante saber também que há tipos diferentes de turnover e, conforme o tipo, a atuação para gerenciá-lo muda.

Voluntário e involuntário

A rotatividade voluntária acontece quando o próprio funcionário decide sair da empresa atual para aceitar uma proposta em outra empresa. Já a involuntária acontece quando a empresa decide desligar o funcionário, independentemente do motivo. Dessa forma, as técnicas para gerenciar cada uma dessas situações, são diferentes.

Para gerenciar o turnover voluntário é preciso que haja uma análise aprofundada para compreender o que tem feito os funcionários sair e, a partir disso, traçar planos de ação para reverter essa situação.

No caso do turnover involuntário, é preciso que esteja claro o motivo de desligamento, para entender se trata-se de uma situação pontual ou de um problema que pode ocasionar a necessidade de demissão de outros funcionários. 

Nesse caso, da mesma forma que deve ser feito no gerenciamento do turnover voluntário, é preciso definir um plano para resolver o problema central encontrando, a fim de reverter a necessidade de demitir os funcionários, tratando a causa raiz.

Um exemplo é: demitir um funcionário porque ele não testou de maneira correta um sistema, fazendo com que o mesmo subisse para produção apresentando problemas graves. Será que não seria necessário oferecer um treinamento mais aprofundado sobre o sistema para otimizar esses testes, a fim de evitar que outros funcionários cometam o mesmo erro ao executá-los?

Como está a taxa de turnover da sua empresa?

Agora que você aprendeu mais sobre o que é o turnover com esse conteúdo, não deixe de tomar as devidas precauções para evitar que a sua empresa sofra com um índice alto disso. Se você tiver outras sugestões de como evitar isso, não deixe de compartilhar aqui!

ProgramaThor - o que é turnover

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar