Enquanto o mundo muda, as profissões acompanham e se atualizam paralelamente. Os profissionais da área de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação viveram de perto todas essas alterações; e uma delas é o surgimento do IT Recruiter

Se você é da área de RH e deseja saber mais, acompanhe conosco mais detalhes sobre a profissão do futuro. Se você ainda não saber o que é um IT Recruiter, a leitura abaixo é obrigatória para você se destacar no mercado. Confira.

IT Recruiter: o que é?

Em síntese, o IT Recruiter é o profissional responsável por todas as etapas que envolvem a contratação de profissionais de TI, inclusive as etapas iniciais de recrutamento e seleção. Esse tipo de profissional costuma se destacar por ser um excelente recrutador por competências.

As siglas em inglês já são velhas conhecidas dos profissionais da área, na medida em que as linguagens de programação, via de regra, são em Inglês. Então, se você tem interesse em oportunidades de recrutar exclusivamente profissionais de TI, vale pesquisar por algumas variações de nome do cargo, como: Tech Recruiter, DEV Recruiter; Developer Recruiter; Recrutador de TI; Recrutador técnico; Recrutador de programadores e desenvolvedores.

IT Recruiter: como se tornar um profissional de referência na área

Se você se identifica com o perfil tecnológico unido ao perfil de recursos humanos, ser um IT Recruiter pode ser uma oportunidade para alavancar a sua carreira em uma área promissora e cada vez mais necessária. Como já vimos, o conhecimento do Inglês é requisito básico para você que quer começar a sua especialização, já que o setor de tecnologia exige um nível mínimo de conhecimento no idioma global.

No entanto, as características necessárias principais abrangem conhecimentos em Recursos Humanos. Dentre elas, destacam-se aptidão para identificar talentos, sensibilidade para lidar com pessoas e todo o know how para lidar com as contratações. Além disso, as habilidades com a área da tecnologia são fundamentais.

Não é por acaso que esse profissional é tão valorizado, na medida em que ele deve unir competências chamadas “antagônicas”, de humanas e tecnologia. No entanto, não se assuste: é possível abranger o necessário de cada área para obter uma formação técnica específica e bem delimitada. Vencendo esse desafio inicial, certamente você estará um pouco mais perto de obter destaque nesse nicho que só cresce a cada dia.

Vagas ProgramaThor

Dicas práticas para se tornar um IT Recruiter de sucesso

Inevitavelmente você precisará investir em cursos específicos para habilitar o seu currículo na concorrência das vagas de IT Recruiter, e o mercado já oferece diversas vertentes. Comece pelo básico e procure vagas que te possibilitem esse crescimento orgânico. Após estar tecnicamente apto a buscar sua colocação no mercado, tome nota das dicas abaixo para acelerar o processo de IT Recruiter para saber como se tornar um.

Networking para encontrar as melhores oportunidades

A forma de contratação mudou e nunca foi tão importante manter um bom ciclo de pessoas em seu convívio para encontrar vagas boas e ser encontrado por empresas. Por isso, é fundamental que o IT Recruiter circule entre os profissionais de tecnologia e gestão de pessoas. Essas habilidades certamente agregarão grande valor a sua trajetória como recrutador. 

Não pare de aprender

Seja em qualquer área de atuação que você escolher, não se manter estagnado é uma dica primordial para alçar o crescimento profissional, assim como é o caso dos programadores que buscam uma vaga e não podem deixar de se atualizar sobre as novas tecnologias do mercado. 

O IT Recruiter obrigatoriamente deverá se manter atualizado acerca das questões que envolvem as demandas de liderança e gestão, em paralelo as questões tecnológicas, que podem mudar significativamente o futuro de uma organização. Por isso, não se acomode. Uma dica valiosa é sempre fazer leituras sobre o recrutamento e seleção.

Utilize o LinkedIn e todas as redes sociais a seu favor

As redes sociais têm tudo a ver com tecnologia e relacionamento. Por isso, o LinkedIn de um IT Recruiter deve estar extremamente alimentado com conteúdos relevantes da área. Qualifique o seu público na medida em que se especializa e se relaciona. Produza e comunique-se! As redes sociais, quando bem utilizadas, encurtam caminhos e geram oportunidades.

Está preparado para se tornar um IT Recruiter?

Você acabou de conferir direcionamentos valiosos para se tornar um IT Recruiter e se destacar em meio a concorrência. Se tornar um profissional diferenciado em um mercado que não deixará de crescer, pode lhe render ganhos significativos e um futuro cheio de oportunidades. Se você gostou dessas dicas ou quer compartilhar algum insight, comente abaixo!

IT Recruiter - ProgramaThor

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar