Um tema que está em alta nesses tempos de transformação ágil que o mercado vive, e que ainda é um tanto quanto polêmico: por que usar story points ao invés de horas de trabalho, para estimar esforço? Para quem não conhece o conceito da Metodologia Scrum e do uso de story points, pode parecer impossível que essa substituição faça sentido. Mas, acredite: medir esforço com story points é uma grande evolução! Siga nesse conteúdo e saiba mais!

O que são story points

Conceitualmente falando, story points são unidades de medida relativas, baseadas em “tamanho” de atividade (no que se refere a sua complexidade), utilizadas na Metodologia Ágil para estimar esforço considerando as peculiaridades dos membros da squad. Isso porque se falarmos somente em horas de esforço não estaremos considerando a habilidade, conhecimento e experiência das pessoas envolvidas. 

Dessa forma, uma pessoa que possui total habilidade e conhecimento com a atividade a ser implementada, tende a levar muito menos tempo para executá-la, do que uma pessoa iniciante e que não possui experiência. Um programador junior, por exemplo, possui uma produtividade menor do que um programador considerado senior. 

Isso expõe a fragilidade em considerar horas para estimar esforço, visto que, na verdade, o tempo necessário para realização de algo está totalmente relacionado ao tempo que a pessoa precisará se dedicar para tal feito. Uma pessoa mais experiente é mais rápida do que uma pessoa menos experiente. Por isso, considerar horas para execução de uma atividade sem considerar por exemplo, as hard skills do profissional, abre margem para errar facilmente na estimativa.

Exemplo prático

Vamos pensar em uma corrida de um trajeto de 10 km. Podemos definir que todos os participantes da corrida levarão 30 minutos para correr os 10 km? Certamente não. O tempo necessário para concluir o percurso dependerá de diversos fatores, como por exemplo, o preparo físico do participante, a habilidade do mesmo para correr no tipo de solo desse trajeto e, até mesmo, os impactos do clima (muito quente, chuvoso, seco, etc.) no organismo do participante.

Viu como fica complicado definir tempo como estimativa de esforço, sem considerar todos os fatores que podem impactar esse tempo?

Vagas ProgramaThor

Como medir esforço com story points

Normalmente utiliza-se a escala Fibonacci para estimar story points, pois, trata-se de uma escala não linear, de modo que não é possível determinar um esforço como 4, por exemplo, somente por ser o dobro de 2. Isso evita a definição de esforço baseada na estimativa de outras atividades, porque isso não faz sentindo: cada atividade deve ser considerada única.

Essa técnica possibilita que haja variação na estimativa, impedindo que o time empregue uma regra de três para converter em horas. Isso possibilita que no decorrer do projeto, o time foque no valor agregado das entregas (story poins entregues), ao invés de se apegar ao esforço empenhado para execução do trabalho. Até porque, um dos principais conceitos da Metodologia Ágil é justamente que esforço sem resultado entregue, não serve para nada. Por exemplo: se um time fizer vários gols mas não ganhar o jogo, de nada valeram os gols.

Para quem não se recorda sobre como essa escala funciona, é assim: basta somar um número ao anterior, começando pelo número 1:

  • 1
  • 1+1=2
  • 2+1=3
  • 3+2=5
  • 5+3=8
  • 8+5=13
  • 13+8=21; e assim em diante.

Então, tendo conhecimento dessa escala, para facilitar a compreensão, pode ser definido um modelo de referência. Usar animais, por exemplo, é bem comum:

  • Abelha: 1;
  • Rato: 2;
  • Coelho: 3;
  • Gato: 5;
  • Lobo: 8;
  • Leão: 13;
  • Urso: 21;
  • Girafa: 34;
  • Baleia: 55.

Assim, os membros do time pensam em animais na hora da votação para definir o esforço para entrega de tal história: uma história simples e que o time já possui experiência para entregar pode ser considerada um gato, por exemplo. Enquanto uma história complexa, que necessitará que o time pesquise sobre tratativas adequadas, pode ser considerada uma baleia.

O que você achou desse método de estimativa de esforço?

Pode ser que somente lendo o conceito, ainda seja difícil compreender e pareça complexo aplicar a medição de esforço com story points. Por isso, tente colocar em prática para ter certeza da eficiência desse método ágil de medir e controlar a produtividade do time.

Se você tiver mais dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema, registre aqui!

story points

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar