Assim como a Metodologia Ágil, o conceito de DevOps está alinhado com o novo comportamento do mercado, que prevê a construção e entrega de produtos e serviços com maior rapidez e eficiência. Isso justifica por que a maioria das empresas têm aderido a essa cultura de engenharia de software em seus processos de desenvolvimento de sistemas. Acompanhe esse conteúdo e saiba por que a sua empresa também deve apostar em DevOps.

Antes de mais nada, o que é DevOps mesmo?

Vale relembrar que DevOps é um conceito que proporciona às áreas que antes atuavam isoladamente na implementação de sistemas (como por exemplo, área de desenvolvimento, área de segurança, área de qualidade, de arquitetura, etc.), a atuação colaborativa de maneira integrada e coordenada, no ciclo de implementação de um sistema. 

Além da maior agilidade na entrega, essa dinâmica possibilita a construção de produtos e serviços mais confiáveis e muito mais qualificados; gerando maior engajamento de todo o time e melhores resultados para a empresa.

Agora sim: por que minha empresa também deveria apostar em DevOps?

Se você entendeu como o DevOps funciona, você já deve ter notado que a dinâmica proporcionada por esse novo método de desenvolvimento de sistemas é muito mais eficiente do que a cultura ultrapassada na qual cada área da empresa trabalha isolada. 

Nesse jeito antigo de trabalho, as demais áreas só se envolvem na implementação do projeto pontualmente, como por exemplo, na hora de escrever uma especificação funcional ou na hora de testar o sistema.

Para compreender mais sobre as vantagens de trabalhar com DevOps e o motivo de tantas empresas terem adotado essa cultura, confira agora os principais benefícios que o mercado cita:

vagas programathor

Redução de custos em TI

Com a integração dos times formando uma equipe multidisciplinar, o tempo de execução é otimizado e, consequentemente, os custos são reduzidos. Isso se dá devido ao feedback ampliado e recorrente, que é possível graças a interação constante dos times e a comunicação mais eficaz. 

Assim, há mais agilidade em todo o processo e mais qualidade na entrega. Um exemplo é o desenvolvedor que além de escrever código e testar, participa ativamente da implantação do sistema no ambiente produtivo. Inclusive, as vagas para programadores que conhecem DevOps, estão em alta no mercado!

Vale ressaltar que, para que tudo isso seja possível, é empregada a metodologia ágil junto ao conceito de DevOps, além de processos de automação, também relacionados a essa cultura. 

Automatização como fator relevante de sucesso

Assim como citado acima, a automatização é característica relevante do DevOps. Inclusive, é importante frisar que a automação vai muito além da redução de custos, pois, não tem como objetivo apenas essa redução, mas também, garantir mais fluidez na execução do projeto.

Para detalhar mais a ideia de fluidez, podemos destacar que a automatização proporciona:

  • Otimização de tempo: a automatização de processos ajuda a eliminar o retrabalho, permitindo que o time tenha mais tempo para implementar melhorias e inovações; além de poder tratar bugs com mais rapidez;
  • Apoio à gestão de mudanças: processos automatizados dão mais domínio sobre mudanças ao reduzir riscos nos processos antes executados por humanos; garantindo produção ágil e qualificada;
  • Facilita a gestão de pessoas: a automatização elimina o receio da ocorrência de turnover e, consequentemente, a perda de know-how. Por outro lado, DevOps não visa a redução do quadro de colaboradores, mas a valorização e aprimoramento das pessoas.
  • Automação é inovação na veia: automação está totalmente relacionada a otimização do trabalho em equipe e das tecnologias já disponíveis, visando sempre substituir processos obsoletos e de baixa produtividade.
  • Aumenta a vazão de entregas: a automação possibilita que os times atuem em vários projetos sem onerá-los ou sobrecarregá-los.

Escalonamento como diferencial da empresa

É fato que integrar o time de desenvolvimento com a operação da empresa impulsiona a evolução dos negócios, criando uma infraestrutura totalmente viável para as empresas que desejam conduzir entregas rápidas aliadas à melhoria contínua.

DevOps tem revolucionado o mercado de TI

É importante saber que, inicialmente, fazer com que o time de desenvolvimento trabalhe aliado às outras áreas da empresa, principalmente, a operação, é um processo um tanto quanto desafiador.

No entanto, quando essa dinâmica se torna coesa, o aumento da eficiência dos processos aparece rapidamente, demonstrando o quanto vale a pena apostar em DevOps. Uma vez implantado, esse processo ajudará a poupar tempo e dinheiro, ao mesmo passo em que aumentará a qualidade dos produtos e serviços, melhorando os resultados da empresa como um todo.

Resumo das maiores vantagens

Em resumo, a sua empresa deveria apostar em DevOps por que:

  • Poucas ações são tão significativas nas melhores práticas de desenvolvimento de software, quanto permitir que a operação da empresa e os processos de desenvolvimento andem juntos;
  • Há garantia de entregas muito mais rápidas;
  • DevOps proporciona um melhor controle de riscos e a redução significativa de custos;
  • Melhora o controle do desenvolvimento de sistemas;
  • Aumenta consideravelmente a colaboração entre os times;
  • Proporciona uma gestão de projetos muito mais efetiva;
  • A dinâmica de desenvolvimento proporcionada pelo DevOps, possibilita o cumprimento de prazos com facilidade;
  • As tratativas focadas em cada etapa do desenvolvimento ajudam a garantir produtos finais de maior qualidade;
  • Há aumento do valor do negócio, com equipes mais colaborativas e motivadas.

Permita que a sua empresa faça parte desse movimento!

Saem na frente as empresas que acompanham as tendências de mercado, isso é fato! Por isso, se sua empresa quer entregar sistemas com mais assertividade, não deixe de apostar na implementação da cultura DevOps. 

Enfim, se a sua empresa necessita de uma área de TI mais eficiente, com um time mais integrado, além da redução de custos e maior agilidade na entrega; aposte em DevOps!

Deixe aqui as suas dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema!

apostar em devops - programathor

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar