A pandemia acabou impondo o home office como uma realidade para a grande maioria das empresas, sendo que muitas delas, sequer concordavam totalmente com esse regime de trabalho. No entanto, surpreendendo as expectativas, muitas empresas acabaram obtendo um aumento de performance dos seus times, além da redução de alguns custos e a melhora do engajamento e motivação dos colaboradores.

Isso prova que, ao contrário do que muitos pensavam, o home office pode ser muito produtivo sim e trazer resultados ainda melhores para a empresa. Com base nisso, muitas delas têm apostado, inclusive, em oferecer programas de estágio em home office. Siga essa leitura e saiba mais!

Estágio em home office – um desafio a ser superado!

Considerando que muitas empresas acabaram por adotar o home office full depois dessa temporada de isolamento social, não é de se estranhar que tenha surgido também as opções de estágio em home office

Mas por se tratar de um primeiro emprego, pode surgir muita insegurança e dúvida sobre o trabalho à distância nesse cenário em que, muitas vezes, o acompanhamento do estagiário por profissionais experientes ou a imersão dele no ambiente de trabalho, podem ser de grande importância para ajudá-lo a aprender e desenvolver as skills necessárias.

Muitas dúvidas então podem surgir na cabeça de quem está procurando um estágio de programador, por exemplo, que é uma profissão que, muitas vezes, requer a proximidade com outros profissionais mais experientes.

Mas apesar de parecer bem desafiador, realizar um estágio em home office pode ser uma oportunidade única! Confira aqui então, algumas dicas para realizar um excelente estágio em home office:

  • Estabeleça uma rotina: algumas pessoas acabam encontrando dificuldade para trabalhar em casa, devido ser o mesmo ambiente de descanso e isso acaba dificultando a conscientização de que é “hora de trabalhar”. 

Embora haja por exemplo uma flexibilidade muito maior de horário, é importantíssimo definir uma rotina de trabalho com horários estabelecidos, para que você se sinta trabalhando, de fato. Portanto, evite acordar na hora de começar a trabalhar, faça a pausa de almoço e procure sempre encerrar as suas atividades no horário correto de expediente.

Vagas ProgramaThor - estágio em home office
  • Mantenha um ambiente propício: é fundamental que haja um local adequado para que você possa realizar seu estágio em home office. De preferência, um cantinho que seja reservado, longe de distrações ou de onde seja passagem de pessoas. Escolha um local bem iluminado e no qual haja o silêncio necessário, bem como você possa se sentar com a devida ergonomia e utilizar as suas ferramentas de trabalho adequadamente. 

Mantenha uma garrafinha de água por perto, também. Mas, lembre-se de se levantar ao longo do expediente para tomar um café, fazer pequenas pausas e até mesmo conversar um pouco com a sua família ou fazer um cafuné em seu pet. Afinal, essa é uma das vantagens do home office, não é mesmo?

  • Cuidado com as distrações: foco é essencial. Portanto, evite trabalhar com a TV ligada, não use redes sociais durante o trabalho e se houver mais pessoas em casa com você, evite ficar conversando enquanto trabalha. Além de atrapalhar seu desempenho, as distrações podem acabar prejudicando a confidencialidade de informações que o seu trabalho exige, conforme regras da LGPD.
  • Utilize ferramentas como apoio: faça uso de técnicas e ferramentas que te ajudem a organizar o dia a dia de trabalho, bem como aprimorem sua concentração e a sua produtividade. Existem muitas opções hoje em dia que são super úteis para apoiar o trabalho em home office.
  • Mantenha contato com os seus colegas de trabalho: não é porque você está remoto que você precisa evitar contato. Aliás, a distância física requer ainda mais contato online! Portanto, se faça presente sempre que necessário e não deixe de contatar seus pares e gestores para tirar dúvidas, dar retornos ou mesmo conversar! 

E se por acaso você se sentir inseguro, desconfortável ou preocupado em relação às suas entregas, por exemplo, não deixe de falar! É fundamental que seu gestor saiba como você se sente para que ele possa te apoiar e adequar a sua rotina, se necessário.

ProgramaThor - estágio em home office

Conquiste o seu estágio em home office, já!

Se você está em busca de uma oportunidade, fique atento! O mercado de tecnologia está super aquecido e a todo momento surgem novas vagas! 

E se você estiver em busca de uma vaga como programador, não deixe de aproveitar todos os conteúdos que trazemos aqui com dicas incríveis para apoiar seu conhecimento em TI e, consequentemente, a sua carreira! 

Caso tenha dúvida, sugestões e comentários sobre estágio em home office ou outros vínculos empregatícios, escreva aqui!

Compartilhar