Você sabe o que é infraestrutura de redes e a sua importância? Se não, você está no conteúdo certo! Principalmente se você é da área de TI e está buscando informações para se especializar. Continue essa leitura e saiba mais!

Entendendo o que é infraestrutura de redes

Podemos definir a infraestrutura de redes como um recurso essencial para o funcionamento devidamente integrado de todas as interfaces tecnológicas da empresa, como plataformas de armazenamento, computadores, servidores, impressoras etc.

Quanto a sua definição física, a infraestrutura de redes é disponibilizada através de cabeamentos, conexões de internet (wifi, fibra ou cabo), switches, VPN (essencial em tempos de home office), roteadores, firewalls e recursos sistêmicos para interação entre equipamentos na rede.

Sabendo disso, é fácil compreender a estrutura interligada de dispositivos de tecnologia existente nas empresas. Essa estrutura é fundamental para manter todas as áreas da empresa conectadas entre si e, também, com a internet e demais sistemas.

Dessa forma, a infraestrutura de redes permite que haja a comunicação necessária para que o negócio se mantenha operacional, independentemente da sua finalidade, considerando que qualquer instituição hoje, de pequeno porte ou grande porte, precisa de conexão com a internet.

O planejamento adequado da infraestrutura de redes

Se a infraestrutura de redes da empresa não for devidamente arquitetada, ela pode acabar não atendendo todas as necessidades tecnológicas, causando indisponibilidade de sistemas, lentidão, intermitência, sobrecargas de energia, baixa performance e até mesmo falta de segurança.

Por isso, é importante que profissionais com expertise em infraestrutura planejem, desenhem e construam a rede, realizando um dimensionamento adequado.

O que um profissional especialista em infraestrutura de redes precisa saber? As principais qualificações costumam ser:

Vagas ProgramaThor - O que é infraestrutura de redes

Dimensionando a infraestrutura de redes

O dimensionamento adequado da rede garante que ela seja segura, organizada e eficaz. Para construir uma infraestrutura ideal é preciso considerar: 

  • Uma especificação de cabeamento que atenda os recursos da empresa, ou seja, o dimensionamento deve ser baseado em um projeto que considere as características e demandas da organização.
  • Pontos de rede disponíveis nos locais adequados;
  • Que a rede suporte os sistemas utilizados com a performance adequada;
  • Que haja o cumprimento das normas de segurança, tanto físicas (não deve haver cabos soltos no chão, por exemplo), quanto digitais;
  • A disposição dos equipamentos de TI seja adequada para comportar o cabeamento de rede;
  • Largura de banda flexível, que possibilite adequação conforme necessidades eventuais, evitando lentidão e falhas nas conexões;
  • Siga os padrões e melhores práticas do mercado, incluindo a norma NBR 14565:2019;
  • Esteja atento quanto a qualidade dos materiais utilizados, como cabos de fibra óptica e roteadores. 

Há ainda uma inovação muito interessante em relação à infraestrutura de redes, que tem sido muito utilizada pelas empresas: a virtualização. Ela também pode (e deve) ser considerada na hora de definir a estrutura de rede.

A virtualização consiste em gerenciar a rede através de um ambiente virtual, aumentando a eficiência dos recursos disponíveis na rede, diminuindo consideravelmente os custos com infraestrutura física. Para os usuários da rede, a virtualização é “transparente” uma vez que a emulação do sistema operacional virtual ocorre como se fosse o uso de um equipamento físico.

Benefícios da infraestrutura de rede adequada

De acordo com algumas empresas, dentre os principais benefícios destacam-se:

  • Apoio à gestão: uma vez que uma rede bem estruturada facilita a comunicação na empresa, uma rede bem dimensionada e estável facilita e agiliza a geração de dados que apoiem o dia a dia da gestão da empresa.
  • Segurança da informação: com o plano de compartilhamento, comum em redes maiores, caso ocorra um ciberataque à rede, é possível limitar a infecção evitando que se espalhe por toda a rede. Assim, a rede bem projetada acaba atuando também como uma ação adicional contra ameaças externas.
  • Diminuição de custos: a virtualização da rede possibilita que haja considerável redução de custos com energia elétrica, refrigeração, cabeamento e necessidade de manutenções.
  • Competitividade: uma rede bem estruturada funciona como parte de uma estratégia para garantir que os processos das empresas sejam devidamente eficientes, seguros e dinâmicos, como o mercado exige. 

Com o suporte correto para garantia da disponibilidade e performance adequados da rede, a prestação de serviços e desenvolvimento de produtos acabam sendo mais rápidos e melhores, garantindo que esse investimento em tecnologia proporcione o crescimento sustentável e competitivo que a maioria das empresas busca.

Seja um especialista em infraestrutura de redes!

Um especialista em infraestrutura de redes é capaz de planejar, implantar e fazer a gestão da rede de computadores; sendo o profissional indicado para projetar a rede adequada às necessidades de cada tipo de empresa, dimensionando-a para comportar a comunicação e tramitação de informações que o negócio precisa. 

O que você achou deste conteúdo? Você concorda com a importância de uma infraestrutura de rede bem dimensionada? Se tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, escreva aqui!

ProgramaThor - O que é infraestrutura de redes

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar