Se você conferiu nosso artigo sobre o que é JSON, você deve estar se perguntando por que usá-lo, afinal, e quais as vantagens disso. Quer saber mais? Continue essa leitura!

Por que usar JSON

É unânime a opinião dos programadores que utilizam JSON, quanto a simplicidade dele em relação ao XML, ajudando até mesmo a escrever um código mais limpo. Por isso, inclusive, o JSON é tão utilizado. 

No caso das requisições AJAX, por exemplo, é necessário que haja extrema agilidade na atualização da página, para que o usuário não perceba essa ação. E o uso do JSON nesse caso, proporciona essa rapidez necessária, graças à sua leveza e facilidade de execução.

Claro que é possível utilizar também o XML nas requisições AJAX. Mas, o processamento não é tão ágil, pois trata-se de um arquivo maior, devido a grande quantidade de tags de abertura e fechamento.

Dessa forma, os sistemas que precisam de tráfego rápido e interpretação de dados com a mesma facilidade, tem as suas necessidades atendidas com o uso de JSON.

Outro motivo pelo qual o JSON tem sido tão utilizado, é a resolução do problema denominado “domínio cruzado”, que ocorre quando há domínios hospedados em servidores diferentes; impossibilitando a execução de requisições AJAX. 

A propósito, a resolução para esse problema acontece através do uso de um recurso denominado JSONP. Anota aí essa dica, principalmente se você for um programador iniciante ou se você estiver em busca de uma vaga e quer aprender coisas novas!

Onde utilizar JSON: exemplos

Normalmente mais utilizado para transmitir dados estruturados em aplicações web, o JSON pode ser usado em diversas situações, como por exemplo, em aplicativos de celular. Isso porque esse tipo de aplicação requer tanto o envio da solicitação a um servidor quanto a recepção de dados, com grande agilidade.

É também utilizado com frequência como um arquivo de configuração para armazenar dados, que serão verificados durante a utilização da aplicação.

Vagas ProgramaThor - JSON

Benefícios do seu uso

Quer saber mais sobre os benefícios de usar o JSON? Confira alguns dos principais benefícios aqui:

  • Leitura simples

Uma das razões da facilidade de uso do formato JSON é que sua notação é organizada, permitindo uma leitura facilitada. Tanto que, se você abrir o arquivo para ler, certamente conseguirá entender. 

Falando de leitura em relação ao processamento do arquivo, o JSON também é diferenciado.

  • Agilidade e performance

Tanto a execução quanto o transporte de dados são mais ágeis, já que o armazenamento de dados em formato de texto, possibilita que o arquivo JSON ocupe um menor espaço de memória. Tudo isso impacta positivamente a performance da aplicação.

  • Arquivos leves

A estrutura do formato JSON é extremamente compacta, possibilitando o armazenamento de muita informação com menos delimitadores do que XML. Isso torna o arquivo mais leve, ocupando menos bytes de armazenamento e processando mais rápido.

  • Flexibilidade

O JSON é facilmente lido por variadas linguagens de programação, como JavaScript e jQuery. Isso porque os dados armazenados em formato de texto, facilitam a interpretação de seu conteúdo pela aplicação.

  • Versatilidade

O arquivo JSON pode ser manipulado em diferentes plataformas, tornando seu uso muito versátil. Portanto, se você trabalha com Windows, macOS, Linux, enfim, seja em aplicações web ou móveis, você pode usar JSON!

Você está convencido sobre as facilidades do JSON?

O formato JSON tem sido amplamente utilizado, principalmente por suas características de leveza, agilidade e facilidade de uso. Empresas renomadas como Google e Facebook, usam JSON em suas aplicações. Isso mostra a confiabilidade desse formato, não é mesmo?

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se tiver dúvidas ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - JSON

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar