O processo seletivo online facilita o trabalho dos recrutadores, além de ser extremamente vantajoso para os candidatos. Esse tipo de entrevista começou de maneira discreta há alguns anos, mas ganhou força em meados de 2020, por conta da pandemia. O resultado foi tão promissor que as organizações decidiram mantê-la nesse formato digital. 

Na modalidade online, não existe a necessidade de um local específico, não há gastos com deslocamento e pessoas de todo o globo podem participar do processo de seleção. A verdade é que a entrevista online é muito mais prática e ágil do que a presencial, oferecendo a flexibilidade que os profissionais buscam atualmente. 

Sabendo desse crescimento exponencial do processo seletivo virtual, saiba como se preparar para uma entrevista online, com dicas do que fazer e não fazer. Boa leitura! 

Entrevista online: dicas do que fazer

Quer ter bons resultados em sua entrevista online? Confira dicas preciosas de como se comportar e se preparar para a oportunidade!

O que fazer na entrevista online: realize uma pesquisa sobre a empresa 

Antes de qualquer coisa, é extremamente importante que você pesquise sobre a empresa que você almeja a vaga. Conheça mais sobre a história, valores, missão, objetivos e cultura da organização pretendida.

A internet também pode ser uma aliada na pesquisa. Procure o máximo de informações, anote o que você considerar relevante e veja quais pontos combinam mais com o seu perfil. Essa pesquisa será essencial para entender mais sobre a organização e pode ser usada no momento da entrevista para responder algumas perguntas, como, por exemplo, citar algo sobre a cultura organizacional

O que fazer na entrevista online: faça testes prévios

As entrevistas são feitas através de plataformas de recrutamento online e canais de vídeo chamadas como o Skype, o Zoom, o Google Hangout, dentre outras. Qualquer uma pode ser escolhida, sendo importante que elas ofereçam ambientes seguros para reuniões via internet. Para ter certeza de que a luminosidade do local e o som estão bons, verifique os equipamentos de áudio e vídeo.

O que fazer na entrevista online: garanta uma boa conexão de internet

A conexão de internet também deve ser testada. É totalmente relevante que os participantes possam ver e ouvir com o máximo de qualidade. Problemas na comunicação, podem ser decisivos para avaliação e compreensão do entrevistador. 

O que fazer na entrevista online: estabeleça um roteiro

Da mesma maneira do que na entrevista presencial, a virtual deve seguir uma linha de raciocínio. Com isso, você conseguirá otimizar o seu tempo e ser objetivo com o que realmente importa transmitir.

O que fazer na entrevista online: desative plataformas e feche abas extras

Além de estar em um ambiente silencioso e sem interrupções, tenha cuidado com as notificações das redes sociais. Sendo assim, encerre todos os programas, aplicativos ou abas do navegador que não estiverem em uso, evitando ruídos e distrações. E, para finalizar, silencie o seu celular durante a entrevista.

O que fazer na entrevista online: reflita sobre o seu visual

Algumas pessoas passaram a ser menos exigentes com o próprio visual durante a pandemia. Mas isso não é positivo, afinal roupas, acessórios, cabelo e barba devem estar apresentáveis já que provam que você não é desleixado. Lembre-se de que a entrevista online deve seguir os mesmos preceitos da presencial, então deixe uma boa impressão!

O que fazer na entrevista online: demonstre interesse

Quer mostrar interesse na empresa? Prepare o ambiente, ligue a câmera – já que isso ajudará a aumentar a conexão entre você e o entrevistador, aproximando e gerando uma conexão. Além disso, através do seu comportamento, seja simpático, educado e mostre empolgação no momento de responder às questões.

O que fazer na entrevista online: ajeite o seu enquadramento

No momento de começar a entrevista, procure deixar a câmera no melhor enquadramento. Olhe diretamente para a lente do celular ou do notebook, demonstre interesse no que o recrutador irá falar. 

O que fazer na entrevista online: mantenha o clima agradável 

Seja presencial ou online, a entrevista de emprego gera ansiedade nos candidatos. Talvez, por conta de ser um ambiente virtual, os efeitos psicológicos podem ser maximizados. Tente manter a calma, sendo claro e objetivo e deixe o entrevistador conduzir a entrevista.

O que fazer na entrevista online: tenha cuidado com o delay

Somente por conta dela, é que hoje temos a facilidade de fazer uma entrevista online, sim, a tecnologia é um alento para nossas vidas. Mas ainda assim, existem falhas. O delay é uma delas, especialmente em reuniões e entrevistas por vídeo. Por isso, para evitar problemas, fale pausadamente e dê tempo para o entrevistador compreender as respostas. Na dúvida, pergunte se ele entendeu o contexto.

O que fazer na entrevista online: tenha certeza do objetivo da sua carreira

Conhecer bem o objetivo da sua carreira, pode tornar a entrevista mais tranquila. Nesse caso, o entrevistador saberá se você e a empresa seguem o mesmo caminho e há possibilidade de ascensão dentro desta. Por isso, reflita sobre seus reais objetivos e confirme se será possível alcançá-los dentro da instituição.

O que fazer na entrevista online: faça respostas completas

Seja muito mais do que monossilábico, mas procure não se embolar nas respostas, se alongando na hora de responder. Algumas dicas para o momento são: use exemplos para demonstrar o que está falando; utilize o método STAR (situação, tarefa, ação e resultado) para mostrar o que você fez e o resultado atingido.

Vagas ProgramaThor - entrevista online

Entrevista online: dicas do que não fazer

Agora que você já sabe o que pode te ajudar, veja mais sobre atitudes que podem te prejudicar em uma entrevista online.

O que não fazer na entrevista online: não avisar que será impossível comparecer à entrevista

Imprevistos podem acontecer, não há problema nenhum. A questão é não entrar em contato com o recrutador e não avisar de antemão que será impossível participar. Não espere o entrevistador ligar para você, já que transmitirá uma mensagem extremamente negativa: a da falta de interesse.

O que não fazer na entrevista online: remarcar inúmeras vezes

Reiteramos, não há problema em remarcar uma entrevista online. Mas isso não pode ser um ato contínuo, já que pode permitir uma interpretação de falta de interesse pela vaga.

O que não fazer na entrevista online: evite falar mal de outras organizações

É normal ficarmos chateados com demissões ou problemas anteriores que tivemos em empresas que atuamos. Contudo, se houver necessidade de abordar isso em uma entrevista, reflita sobre o modo que falará sobre essa experiência. Evite usar palavras de baixo calão ou termos pejorativos, para não afetar a sua imagem e nem a avaliação comportamental.

Você já participou de uma entrevista online?

Conte aqui como foi a sua experiência e deixe suas próprias dicas! Aproveite e fique de olho nos profissionais de TI que estão em alta em 2023, e busque sua oportunidade já!
Gostou das nossas dicas do que fazer e não fazer em uma entrevista online? Caso tenha interesse em saber sobre outras pautas referente ao mundo corporativo, deixe nos comentários abaixo!

ProgramaThor - entrevista online

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar