Milhares de brasileiros deixam o Brasil ano após ano, para trabalhar e morar fora. Os motivos são muitos como o desemprego, a crise econômica, a falta de segurança pública, uma melhor qualidade de vida, entre outros. Ainda existe uma pequena parcela de pessoas que têm o desejo de fazer intercâmbio cultural, vivendo rotinas bem diversas daquelas do Brasil.

Contudo, para que o sonho não vire um pesadelo, fazer uma mudança tão drástica necessita de muitos cuidados. Alguns desses cuidados não são tão difíceis como parecem, apenas são necessários pequenos ajustes e um planejamento detalhado, para darem certo.

Se você deseja trabalhar no exterior, mas precisa saber realmente se vale a pena e como fará para conseguir, confira as dicas abaixo!

Trabalho no exterior: motivos principais

Grande parte das pessoas que viajam para o exterior na tentativa de arrumar um novo emprego, inclusive programadores em busca de uma vaga, normalmente já estão no mercado de trabalho. No entanto, elas pretendem mudar de vida, buscando um maior reconhecimento profissional, segurança, flexibilidade ou novos desafios. Essa virada de chave, de mudar de país e ter um novo emprego, é uma excelente oportunidade para melhorar o currículo, aprender novas línguas e diferentes culturas e, principalmente, sair da zona de conforto.

Vale a pena trabalhar no exterior?

Ter uma experiência internacional pode fazer toda a diferença no seu currículo, além de te fazer crescer pessoalmente e profissionalmente. Não faz diferença se você acabou de sair da faculdade ou se já tem netos. Contudo, vai depender do seu ponto de vista, do que você espera e dos seus objetivos.

Vantagens de trabalhar no exterior

Veja algumas das vantagens de arrumar um emprego no exterior:

  • Aprender uma nova língua;
  • Ter um diferencial no currículo;
  • Melhor qualidade de vida;
  • Aumentar o salário e poder de compra;
  • Adquirir novas habilidades;
  • Desenvolver o trabalho em ambientes totalmente diferentes;
  • Experienciar o trabalho com pessoas de outras culturas.
Vagas ProgramaThor - trabalhar no exterior

Desvantagens de trabalhar no exterior

Tudo na vida tem dois lados, por isso, confira as desvantagens em trabalhar no exterior:

  • Diferenças culturais (em alguns casos, são extremos de país para país);
  • Possibilidade de divergências com o ambiente e cultura organizacional;
  • Saudades da família e amigos;
  • Insegurança para lidar com outro idioma no trabalho;
  • Incerteza do novo (do processo de adaptação e dúvida com relação ao novo emprego);
  • Enfrentar as dificuldades por ser um estrangeiro em um país que não é o seu (sofrer, por exemplo, xenofobia).

Trabalho no exterior: diferenças culturais

Nem sempre o processo de adaptação é rápido. Às vezes, por conta das diferenças culturais, a adaptação pode levar anos. Mesmo assim, para quem deseja realmente trabalhar no exterior, deve estar de peito aberto. Preconceitos e a vontade de aprender uma nova língua, cultura e forma de trabalhar, são essenciais para esse intercâmbio. 

Fique atento às oportunidades

Como dissemos acima, o processo de adaptação não é fácil e pode ser lento. Mas se você souber aproveitar as oportunidades, suas dificuldades serão bem menores. Por isso, analise e confira como são as regras da organização e como seus colegas de trabalho se comportam. Pouco a pouco, você estará inserido e adaptado. O importante é estar aberto a mudanças e querer aprender sempre.

As pessoas são mais diretas no exterior

É sempre bom lembrar que existe a chamada cultura organizacional, que muda de empresa para empresa, por isso vale conhecer alguns exemplos. Mas há também disparidades de um país para o outro. 

Normalmente, os europeus são mais diretos e considerados “grossos” por falarem abertamente o que pensam. Já no Brasil, há o costume de rodear, falar com “jeitinho”, para não magoar. Por isso, é importante ter a cabeça aberta para receber críticas e não se chatear, por ser cultural.

Tudo novo, de novo!

Sempre é bom recordar que, mesmo trabalhando na mesma área de atuação, você deverá aprender novas maneiras de fazer as coisas. Potencialize esse fator a trabalhar em um país diferente. Encare o aprendizado como uma oportunidade única de desenvolver conhecimentos e habilidades, muitas vezes esquecidas.

Como conseguir trabalhar no exterior?

Primeiro, é necessário pensar em trabalhar legalmente no país pretendido. Se você já trabalha em uma empresa multinacional no Brasil, pode conversar com o RH sobre o seu interesse de fazer esse intercâmbio, em outra filial da empresa. A partir daí, quando houver uma oportunidade fora, você poderá ser chamado para uma entrevista.

Outra forma, é buscar vagas em sites de empresas internacionais ou cadastrar seu currículo em plataformas com empregos voltados ao exterior. Além disso, o LinkedIn é uma ótima alternativa tanto para fazer “propaganda” da sua experiência e habilidades como do interesse para trabalhar no exterior.

Pré-requisitos para conseguir trabalhar no exterior

Sabendo exatamente como fazer para buscar o emprego dos sonhos, veja alguns dos pré-requisitos essenciais para sair do país e trabalhar fora!

Saber inglês

Você pode saber um pouco a língua do local em que você está indo morar. Mas se você souber inglês, tudo mudará. O inglês é altamente recomendado para trabalhar em qualquer lugar do mundo. Ele é a língua dos negócios. Através dele, você aprenderá novos idiomas.

Aprender o idioma local

Enquanto estiver melhorando o seu inglês (ou já souber), você deverá estudar o idioma do país em que você pretende morar. Isso é bem importante para sua comunicação dentro da empresa e para sua ascensão profissional.

Elaborar o seu currículo

A princípio use o seu próprio modelo de currículo. O importante é ter as informações claras, atualizadas e reais sobre suas habilidades profissionais. Não invente nenhum dado só para parecer mais atraente. Seja honesto sobre o seu nível de inglês. Elabore um currículo completo, limpo e sem florear.

Completar o seu perfil no LinkedIn

Como já afirmado, muitas das oportunidades de trabalho estão no LinkedIn. Faça o máximo para disponibilizá-lo em várias línguas. Procure seguir as empresas em que você almeja trabalhar e assim, estará sempre atualizado sobre as vagas existentes.

Confirmar se é necessário validar o seu diploma universitário

Dependendo da profissão, será necessário validar o seu diploma. Pesquise sobre a sua carreira, o país pretendido e o que mais for necessário, para você ter o seu direito válido. Veja, também, qual processo deverá ser feito para conseguir a validação do seu certificado.

Treinar entrevistas

Provavelmente, você fará entrevistas online e todas estas em inglês. É importante que você passe confiança e segurança em suas respostas. Jamais minta. Peça ajuda a um professor (caso não esteja estudando inglês no momento) para treinar com você. Talvez seja uma boa hora para dar uma reciclada na língua. 

Conclusão

Provavelmente, trabalhar no exterior terá um impacto muito grande na sua vida. Pode ser que não seja um processo fácil, contudo, valerá a pena por conta da experiência e dos aprendizados. Lembre-se de que mais do que nunca, você estará preparado para encarar novos desafios! Quer saber mais sobre trabalhar no exterior? Deixe nos comentários o que você quer saber, para elaborarmos novas pautas sobre o assunto!

ProgramaThor - trabalhar no exterior

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar