A Metodologia Ágil ganhou notoriedade nos últimos anos e tem sido cada vez mais utilizada em empresas de variados portes e ramos de atuação. Se você deseja entender mais sobre esse método de trabalho que organiza, dá visibilidade e gera entregas de valor, de maneira rápida e eficaz, confira esse artigo!

O que é Metodologia Ágil

Podemos resumir a Metodologia Ágil como um método de trabalho que busca eliminar desperdícios, adquirir mais eficiência e promover a visibilidade antecipada dos benefícios da solução. Isso tudo através de práticas colaborativas, criativas e gerenciais.

A maior característica dessa metodologia é proporcionar entregas de valor antecipadas a partir da melhoria contínua de processos. Isso diz muito sobre o porquê o uso da Metodologia Ágil ter sido cada vez mais comum nas empresas que buscam a padronização de processos e práticas de excelência em suas entregas, principalmente nas empresas do ramo da tecnologia.

A aplicação da Metodologia Ágil se dá pelo uso de técnicas de trabalho que fazem uso das regras Ágil. Alguns exemplos são o Kanban, o Lean e o Scrum. Para entender mais sobre essa metodologia é importante conhecer o Manifesto Ágil, cujo diz muito sobre os propósitos da metodologia e reforça os benefícios de sua utilização.

Sobre o Manifesto Ágil

O Manifesto Ágil é um documento criado em 2001 por desenvolvedores de sistema, americanos. A ideia era estabelecer um padrão de desenvolvimento mais leve e que entregasse mais valor. Desse documento surgiram 12 princípios da metodologia ágil, além de 4 fundamentos chave.

As melhores oportunidades para desenvolvedores.

Fundamentos chave da Metodologia Ágil

Os fundamentos chave são os pilares da metodologia:

  1. Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas;
  2. Software em funcionamento acima de documentação abrangente;
  3. Colaboração com o cliente acima de negociação de contratos,
  4. Responder às mudanças, mais do que seguir um plano.

(Fonte: Site Manifesto Ágil)

12 Princípios da Metodologia Ágil

Os 12 princípios que fundamentam a Metodologia Ágil são o que definem o método de trabalho em si. Como você pode observar, esses princípios orientam um método de trabalho mais interativo e objetivo:

  1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado;
  2. Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.
  3. Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.
  4. Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.
  5. Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.
  6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face.
  7. Software funcionando é a medida primária de progresso.
  8. Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.
  9. Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.
  10. Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado, é essencial.
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto organizáveis.
  12. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.

(Fonte: Site Manifesto Ágil)

Aproveite a Metodologia Ágil para aperfeiçoar sua gestão!

Como você pode ver nesse conteúdo, a Metodologia Ágil pode transformar o jeito tradicional de trabalhar em projetos; enquanto produzir de forma mais organizada, produtiva e eficaz; tem se tornado fundamental para quem não quer ficar de fora dos avanços da era digital. Por isso, entender mais sobre inovações, como o uso da Metodologia Ágil, é muito importante.

Caso haja dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui! Continue nos acompanhando para mais conteúdos relevantes para o seu sucesso, como este!

Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor? Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

Compartilhar