Scrum é o nome dado a uma metodologia ágil, utilizada para gestão e planejamento de projetos de TI, principalmente. Essa é uma técnica que tem caído no gosto das empresas de tecnologia, justamente pela promessa de garantir entregas de valor com mais rapidez e eficiência. Saiba mais! 

Como funciona o Scrum 

A metodologia consiste em dividir o projeto em ciclos, denominados Sprints, que duram cerca de 2 semanas, mas podem variar conforme a necessidade do projeto ou da empresa. Durante a Sprint o time executa as atividades planejadas para garantir uma entrega de valor, sendo essa a grande sacada do Scrum: garantir entregas periódicas que geram valor agregado para o cliente. 

Dessa forma, ao invés de planejar um projeto que dure meses, no qual haverá uma entrega somente no final do cronograma, sob risco de que essa entrega não atenda ao que foi solicitado pelo cliente no início do projeto, podendo haver retrabalho; no Scrum as entregas são fracionadas e recorrentes, de modo a “validar” a necessidade do cliente, permitindo que ele participe de todo o desenvolvimento do projeto, até a entrega final. 

As melhores oportunidades para desenvolvedores.

Definições importantes do Scrum 

Conheça algumas definições importantes, que permeiam a metodologia ágil Scrum: 

  • Épico ou Epic: nome dado às grandes histórias ou projetos, que precisam ser “quebrados” em entregas de valor. 
  • História ou User Story: nome dado a uma entrega que gere valor. 
  • Story Points: são unidades de medida relativa, utilizadas para estimar o esforço das histórias. 
  • Cerimônias: são todas as reuniões que envolvem o Scrum. 
  • Sprint Planning: reunião de planejamento na qual são definidas as histórias que entrarão para a próxima Sprint (Sprint Backlog); 
  • Dialy: reunião diária, com duração de 15 minutos e feita de pé, com todo o time de desenvolvimento e o Scrum Master. A participação do PO é opcional. Nessa reunião cada participante diz o que fez no dia anterior, o que fará no dia atual (por isso é importante fazer a dialy pela manhã) e se há algum impedimento. 
  • Sprint Review: reunião que ocorre ao final de cada Sprint, para demonstrar o que foi alcançado na Sprint. O time de desenvolvimento é quem apresenta. 
  • Sprint Retrospective: reunião que ocorre no final de um Sprint. Nela identifica-se os pontos positivos e negativos da Sprint, e pontos de melhoria com planos de ação. 
  • Refinamento: detalhamento das histórias a fim de identificar histórias que precisam ser “quebradas” em mais histórias. Além disso, no refinamento são definidas as tasks (tarefas) de cada história. 
  • Product Backlog: lista que contempla as funcionalidades/histórias que precisam ser desenvolvidas, e que serão planejadas em cada Sprint; 
  • Scrum Team: é a equipe de desenvolvimento. 
  • PO (Product Owner): é quem define e prioriza os itens da Product Backlog. 
  • SM (Scrum Master): responsável por resolver impedimentos que estejam impossibilitando as atividades do time de desenvolvimento e por garantir as cerimônias e o cumprimento da metodologia. 

Aplique Scrum em seus projetos e comprove os benefícios! 

Muitas empresas, de diversos portes, têm aderido a metodologia ágil. Com isso, elas têm conquistado grande vantagem competitiva, frente à concorrência. A tecnologia avança em passos largos e, junto com ela, surge um mercado cada vez mais sedento por rapidez e eficiência. Por isso, garantir uma gestão de projetos mais dinâmica, é uma necessidade e não mais uma opção.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Scrum, aprofunde-se mais nesse tema e não deixe de aplicar essa metodologia nos seus projetos. Acompanhe a evolução da gestão ágil! Caso haja dúvidas, sugestões ou comentários sobre esse tema; não deixe de escrever aqui! Continue acompanhando nossos conteúdos para mais dicas como esta!   

As melhores oportunidades para desenvolvedores.

Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor? Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

Compartilhar