UX é a sigla utilizada para User Experience, que se trata da nomenclatura dada para a visão do usuário, perante algo. Como o próprio nome sugere, o UX surgiu e vem se tornando cada vez mais forte no mercado (de TI, principalmente), como uma técnica utilizada para alcançar melhorias em produtos e serviços, a partir da experiência do usuário. Saiba mais sobre UX nesse conteúdo!

Entendendo mais sobre o que é UX

Todo envolvimento de um usuário com um produto, serviço ou até mesmo um processo, é denominado user experience”. Esse envolvimento do usuário considera toda a “vida” do produto, serviço ou processo, ou seja: desde o desenvolvimento do mesmo até o pós uso.

Esse termo foi criado por Donald Norman, desenvolvedor de produtos da famosa Apple. De acordo com ele, a experiência do usuário é muito importante para o sucesso de um produto ou serviço, pois: “Quanto melhor for a experiência do usuário desde o primeiro contato, e incluímos aqui também as emoções desses momentos, maior deve ser a satisfação do cliente e mais provável será sua fidelização. A experiência ao longo da jornada deve ser intuitiva, suave, agradável. Em resumo, deve ser prazerosa e útil para o cliente.”

vagas programathor

A importância do UX

O segredo do UX é a pergunta: como isso pode ser melhor para o meu cliente? Pois, é a partir dessa ideia que deve ser feito um trabalho de busca da percepção do cliente, de modo a tornar o produto ou serviço adequado ao que ele realmente deseja.

Assim, a perspectiva do usuário se torna a base da criação e de todo o processo de desenvolvimento; fazendo com o que cliente se sinta parte importante da criação, além de se sentir bem em relação a sua opinião sobre o que está sendo feito.

Com essa consciência, acaba sendo natural e inevitável que o cliente se fidelize, aceitando bem os produtos ou serviços e ajudando, inclusive, a divulgá-los, fortalecendo a marca.

Confira as vantagens de usar UX

Confira algumas vantagens de utilizar UX:

  • Aumento de vendas e exposição do produto ou serviço: é fato que os clientes que têm uma boa experiência compram mais;
  • Fidelização: Quando o cliente se sente satisfeito de verdade, ele dificilmente muda de marca. Por isso, o UX contribui significativamente com a fidelização de clientes;
  • Economia: A experiência do usuário proporciona excelente otimização no processo de desenvolvimento, reduzindo erros e retrabalho, além de custos de desenvolvimento;
  • Recomendação: Clientes satisfeitos e fidelizados, consequentemente recomendam seus produtos e serviços;
  • Garantia de entregas com valor agregado: Baseando-se na necessidade real do cliente, toda entrega tende a ser uma entrega de valor.
  • Aumento de Know-how: Uma vez que há uma aproximação com o cliente e a percepção real do que ele necessita, o escopo tende a ser mais completo e fidedigno, e o conhecimento dos desenvolvedores, aprimorado.

>> Leia também: “Principais linguagens de programação web: você sabe quais são?”

Aplique o UX em seus projetos e aproxime-se de seus clientes!

Agora que você já saber mais sobre a importância do UX no desenvolvimento de produtos e serviços, utilize a experiência do usuário a seu favor e aprimore o seu desenvolvimento! Esperamos que tenha gostado do conteúdo e, caso haja dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de registrar aqui!

o que é ux

Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor? Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

Compartilhar