Quando se trata do mercado de trabalho, muitos agentes estão em busca de novas oportunidades, principalmente na área da programação, que vem formando cada vez mais novos profissionais. Muitos preferem analisar essa situação por uma ótica pessimista, considerando suas contribuições irrelevantes e de baixo nível. Porém você pode usar isso como combustível para melhorar as suas habilidades e ganhar destaque no mercado da programação.

Algo essencial neste processo de aprimoramento, é desenvolver e evoluir ao máximo a sua “marca pessoal”. A partir de uma marca bem estabelecida nas principais ferramentas online, você pode chamar a atenção do recrutador no momento em que ele for pesquisar um pouco sobre você.

Vale ressaltar que neste post em específico, eu falarei apenas de um trabalho envolvendo “marca pessoal” e presença em redes sociais e comunidades. Darei algumas dicas para ganhar destaque no mercado da programação, atrair os olhos dos recrutadores e não deixar dúvidas quanto a sua capacidade. Você pode encontrar posts sobre currículo e portfólio em nosso blog!

Crie e mantenha um Blog

Com certeza você leu este título e está começando a se arrepender se de ter acessado esse post, porém, espere mais um pouco! Os blogs estão muito longe de estarem mortos e se você está lendo este artigo, é a prova do meu argumento.

Não se trata de criar um blog super complexo e atrativo, repleto de textos inacabáveis com diversas teses acadêmicas. O objetivo deste tópico é mostrar aos avaliadores como você é capaz de tomar iniciativas e ajudar a comunidade em geral compartilhando o seu conhecimento.

Além disso, você poderá demonstrar as suas capacidades de criação se for um desenvolvedor web, aplicando alguns conhecimentos de WordPress e ainda deixar claro que você domina algumas áreas do desenvolvimento a partir dos pequenos textos que você escreverá.

destaque no mercado

Algumas dicas:

  • Não é necessário se dedicar integralmente! Dê foco ao seu aprendizado e à sua família, e aproveite o tempo livre para escrever.
  • Não se prenda apenas à temas técnicos: conte um pouco sobre a suas experiências e curiosidades.
  • Procure produzir posts diretos e claros.
  • Não se prenda à views: o seu foco principal é o mercado de trabalho.
  • Utilize o seu nome como domínio do Blog.

Atenção! Antes de todas esses objetivos envolvendo um blog, lembre-se que o principal ponto é fazer o recrutador encontrar o seu nome na web e saber que você está ativo.

Comece no Twitter

Apesar de muitos esquecerem do Twitter em meio às redes sociais como o Instagram e Facebook, é uma das mídias digitas que vai te deixar mais engajado como desenvolvedor.

Através do Twitter será possível:

  • Seguir e acompanhar de perto os criadores das liguagens ou frameworks que você mais utiliza no seu dia a dia, ficando por dentro sempre que houverem novidades.
  • Acompanhar os seus ícones da programação em seu cotidiano e aprender com o que eles tem à dizer. Além de ter a chance de entrar em contato direto em alguns casos.
  • Ficar por dentro de eventos e notícias sobre o mundo da tecnologia em geral, seguindo alguns canais de notícias.

Em relação ao conteúdo da sua conta: tente não fazer publicações banais, mas procure compartilhar um pouco do seu conhecimento sintetizado e alguns dos seus devaneios relacionados ao desenvolvimento, mesmo que você não tenha seguidores. Se atente também a manter as suas fotos profissionais e iguais em todas as suas redes sociais.

Você é um desenvolvedor

programação

Provavelmente você já está ciente de que a primeira impressão conta muito em um processo seletivo profissional. Se isso é ou não um comportamento correto, não cabe nesta discussão no momento. Vamos focar em fazer de tudo para ganhar destaque dentro das condições pré estabelecidas.

Muitos ainda insistem em colocar o seu nível profissional em suas redes sociais e blogs, porém, essa pode não ser uma boa ideia. Apresentar ao seu recrutador uma imagem inicial de “desenvolvedor júnior” ou “estudante de programação”, farão com que essa imagem fique guardada.

Você terá outras chances no futuro de explicar melhor o seu nível em cada tecnologia, portanto, foque em se apresentar pelo o que você de fato é, um “Desenvolvedor”. Até por que, eles estão buscando um desenvolvedor.

Decida o seu Nicho

Um desenvolvedor nunca trabalha apenas com um tipo de tecnologia, e isso torna uma escolha de nicho principal uma decisão difícil. Porém, essa escolha será necessária na hora de procurar um emprego.

Para utilizar como exemplo, pense em um desenvolvedor Web: esse tipo de programador pode dominar ao mesmo tempo uma tecnologia como PHP e possuir conhecimentos básicos em Javascript e CSS. Mesmo com essas qualidades Front-end, a especialidade de fato será aquela que ele mais utiliza em seu cotidiano e possui um domínio maior.

destaque

Este programador do exemplo, deve se denominar como “Desenvolvedor PHP”.

Se você definir o seu nicho específico e fizer como o exemplo, sua procura por oportunidades como desenvolvedor será muito mais simples.

Insista no GitHub

Apesar deste item estar posicionado como ultimo tópico, ele sem dúvidas é um dos mais importantes e pode fazer uma grande diferença. Se você não conhece esta incrível ferramenta, não perca mais tempo!

Vou direto ao ponto! Os recrutadores vão querer saber de alguma forma se você é uma pessoa ativa na sua área e tem ajudado de alguma forma a comunidade em geral. Não existe melhor ferramenta para deixar registrado os seus projetos e mostrar sua contribuição do que o GitHub.

Crie uma conta no GitHub e mantenha uma atividade constante para demonstrar a sua capacidade com projetos.

Dica: Se você tiver projetos inacabados, exclua-os.

Demonstre a sua paixão pela programação

Claro que nenhum desses tópicos são obrigatórios para um estabelecimento profissional, mas não tenha dúvidas de que eles podem alavancar a sua “marca pessoal” e tornar você um desenvolvedor muito mais atrativo. É muito importante em todos os tópicos demonstrar o quanto você é apaixonado pela sua profissão, e isso é algo que virá naturalmente.

Se você é um programador e está buscando novas oportunidades profissionais, acesse a ProgramaThor, uma stratup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Sobre o autor

Pedro Lucinio
Pedro Lucinio
Apaixonado por tecnologia e entusiasta da literatura !

Compartilhar