Se você está no mundo da programação a um certo tempo e/ou acompanha o blog da ProgramaThor, já sabe muito bem a importância de possuir um conhecimento prático avançado. Para conseguir um trabalho como desenvolvedor não basta apenas estudar a teoria que está por trás das linguagens, mas também criar projetos de programação para colocar o seu conhecimento em prática.

No artigo anterior eu apresentei uma lista contendo seis ótimo projetos para testar o seu conhecimento e muitos leitores pediram mais projetos. Visando ajudar a comunidade da programação, neste artigo eu apresentarei mais 5 projetos que podem ser muito bacanas para o seu portfólio.

Projeto 1: Instagram

O instagram não é um aplicativo simples (tecnicamente falando) e não será fácil reconstruí-lo. Portanto, confira algumas das habilidades que serão treinadas neste projeto:

  • Utilização de múltiplos API endpoints / Gerenciamento de data flow (tente usar o GraphQL)
  • Capacidade de fornecer aplicativos dimensionáveis ​​e reais.
  • Gerenciamento de grid complexo (tente usar a nova CSS grid para extra brownies)

Projeto 2: GraphQL powered Node.js Backend

O GraphQL revolucionou a forma como enviamos e recebemos dados. Se você é um aventureiro de Node.js, não deixe de conferir este projeto.

  • Instale um Node.js express server utilizando o MongoDB e graphQL.
  • Capacidade de criar, ler, atualizar e excluir dados (CRUD).
  • Buscar dados de um front-end simples.

Aqui está um vídeo para usar usar como base para o projeto.

Projeto 3: Terminal app

Um terminal app é simplesmente um aplicativo que é executado dentro do terminal.

Tente começar pequeno e crie um aplicativo simples que seja executado no terminal. A mecânica por trás dos aplicativos de terminal é muito simples: você fornece alguma entrada e recupera a saída (I / O)

Algumas ideias simples para começar:

  • Exiba algumas equações matemáticas fáceis e deixe o usuário inserir o valor da equação.
  • Peça o nome do usuário e envie os resultados.

Esta é uma ótima lista agregada de aplicativos de aprendizado de terminal JavaScript.

Projeto 4: Visualização de dados com o D3.js

projetos de programação

A D3 (Data-Driven-Documents) é de longe a biblioteca mais usada para gráficos. Entretanto, existem outros parecidos com o ChartJS e o plotly.JS.

Este projeto é muito interessante. Dê uma olhada nos conjuntos de dados com o D3.js. Você pode escolher qualquer conjunto de dados no link abaixo.

Incrível repositório do GitHub, que consiste em conjuntos de dados públicos gratuitos.

Projeto 5: Electron desktop

projetos de programação

O Electron permite que você crie aplicativos de desktop nativos com tecnologias Web, como HTML, CSS e JavaScript.

Alguns dos mais conhecidos aplicativos da Electron são: código do Visual Studio, Atom, Slack e Webtorrent.io.

Não se precipite, comece pequeno e construa novos upgrades em cima do projeto. Por exemplo, inicie seu aplicativo de Electron, crie uma entrada e exiba a saída para seu terminal. Se você estiver familiarizado com o desenvolvimento Web, o Electron será muito convencional.

Agora é com você! Escolha um ou alguns dos projetos acima e trabalhe duro, mesmo que isso leve mais de um mês para ser concluído. O tempo que levará não importa, mas sim o que você aprenderá com essas aplicações. Não se esqueça que isso te deixará preparado para testes em empresas e para colocar em destaque no seu portfólio.

Compartilhe os seus projetos favoritos:

  • Se você trabalhou em alguns projetos que agregaram em muito na sua carreira como desenvolvedor, compartilhe conosco nos comentários.

Após completar os desafios párticos mais difíceis, você está pronto para conseguir um emprego! Acesse a ProgramaThor, uma stratup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Sobre o autor

Pedro Lucinio
Pedro Lucinio
Apaixonado por tecnologia e entusiasta da literatura !

Compartilhar