Se você já conferiu nosso artigo sobre o que é o Design Thinking e como ele é utilizado para resolver problemas, deve estar interessado em um artigo que explique com mais detalhes, sobre como aplicar na prática, essa metodologia. Confira esse conteúdo, tire as suas dúvidas e coloque em prática, já!

Como usar o Design Thinking: passo a passo

O processo de aplicação do Design Thinking se resume em 5 etapas. Entenda aqui cada uma delas:

  1. Imersão

Entenda o problema em questão, levantando detalhes relevantes para o escopo do que será criado. Nessa etapa, muito material de análise é criado a partir da perspectiva de todos os envolvidos no projeto, incluindo entrevistas, benchmarking, mapeamento de processos, etc.

  1. Analisando e organizando

Aqui todo o material criado na imersão é organizado e analisado, a fim de identificar padrões e organizar as ideias. É nessa etapa que surgem os cenários de solução ao problema em questão. Uma boa prática aqui é fazer uso de diagramas, gráficos, fluxos, enfim; materiais que facilitam a visualização do cenário, ideias e soluções em potencial.

  1. Ideação

Nessa etapa deve-se criar o plano de trabalho, definindo as ações a partir das ideias: ideia + ação. Em resumo, é nessa fase que o time do projeto começa, de fato, a propor soluções para o problema em questão, através do levantamento de ideias. Considere todas, pois, tudo pode contribuir para a solução e não existe ideia ruim. 

  1. Criação do MVP

Nessa fase ocorre a prototipação da solução proposta, ou seja, é aqui que o Design Thinking apresenta a solução de problema para ser testada na prática, ainda que haja erros. Afinal, essa metodologia incentiva a criatividade e a tentativa/erro.

Quanto ao MVP, se trata de uma versão simplificada do produto, serviço ou processo que propõe a resolução do problema em questão. A ideia é investir pouco para testar o resultado na prática, ajudando a responder perguntas importantes para provar que a solução é viável. Essa etapa pode ser vista como uma fase de melhoria contínua.

  1. Implementação final

O passo anterior possibilita descobrir o que precisa ser ajustado na solução, a fim de deixá-la a mais adequada possível e, assim, implementar a solução final, nessa etapa.

Vagas ProgramaThor - Design Thinking

Ferramentas que apoiam o processo do Design Thinking

Além do passo a passo acima citado, o processo de aplicação do Design Thinking envolve a utilização de algumas ferramentas. As mais utilizadas são:

  • SWOT: essa ferramenta normalmente é utilizada na fase de imersão do projeto, para facilitar a identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, que possam impactar o projeto.
  • Brainstorming: aplicada na fase de ideação mas também podendo ser usada na imersão, essa ferramenta ajuda a criar um momento de compartilhamento e mapeamento de ideias que possam apoiar a solução do projeto.
  • Pesquisa Desk: utilizada mais comumente na fase de imersão, na Pesquisa Desk é criada uma árvore com temas relacionados ao problema, a qual será preenchida com informações obtidas através da contribuição do time do projeto; a fim de explorar ao máximo o problema.
  • Storytelling: essa é uma ferramenta que está em alta, sendo muito utilizada para colocar no papel uma ideia ou mesmo o cenário de um problema, contando uma história através de recursos gráficos que facilitem a compreensão do cenário.
  • Mapa de Empatia: trata-se de um roteiro de perguntas a serem respondidas pelo usuário final do produto, sistema ou processo a ser desenvolvido. É possível encontrar na internet alguns roteiros de perguntas que apoiem essa ferramenta.

Utilize já o Design Thinking na sua empresa

Em resumo, o Design Thinking ajuda a organizar o processo de desenvolvimento de um produto, serviço ou processo; incentivando a criatividade. Interessante, não? 

Explore todos os benefícios do uso dessa metodologia para solucionar problemas e aprimorar o escopo dos projetos da sua empresa. Se você é programador e está em busca de uma vaga de emprego, não deixe de aprender mais sobre o Design Thinking, para incluir mais esse conhecimento no seu currículo.

Caso haja alguma dúvida, sugestão ou comentário sobre o tema, não deixe de compartilhar aqui!

ProgramaThor - Design Thinking

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar