Tudo que é exagerado, faz mal. Sem dúvida você já ouviu essa máxima e deve concordar com ela. Afinal, é verdadeira. Falando então de perfeccionismo profissional, pode até parecer bacana ser uma pessoa que busca realizar tudo com perfeição, mas é importante considerar que a auto cobrança em excesso pode fazer muito mal, inclusive, no âmbito profissional. Quer saber mais? Siga essa leitura!

O lado bom do perfeccionismo

Como o próprio termo sugere, ao falar de perfeccionismo entendemos que há uma expectativa de perfeição, de realizar tudo com extremo esmero. Isso pode ser muito positivo se considerarmos que essa busca consequentemente desencadeia maior dedicação, empenho e capricho naquilo que se faz.

E, obviamente, considerando isso, não há como obter resultados medianos, mas sim, resultados de muita qualidade, que podem ajudar a alavancar sua carreira. Mas isso, a que preço?

O problema é quando essa busca pela perfeição se torna excessiva ao ponto de os resultados obtidos nunca parecem suficientes, por melhores que sejam. É aí que o problema começa e, se tratando de perfeccionismo profissional, pode acabar sabotando a sua qualidade de vida ou te prejudicando no ambiente profissional.

Quando o perfeccionismo profissional vira um problema?

Você gosta de fazer tudo com perfeição, ser elogiado, receber os melhores feedbacks, ser lembrado pelas suas entregas? Até aí, nada de errado. Mas então você se dá conta (ou não, o que é pior ainda!) de que você se cobra demais por essa perfeição, se sente preocupado, angustiado, nervoso, nunca satisfeito e até as suas noites de sono são repletas de pensamentos sobre trabalho? É aí que mora o perigo.

Vagas ProgramaThor - Perfeccionismo profissional

Como lidar com o excesso de perfeccionismo profissional

Seja em você ou em um funcionário da sua empresa, é sempre importante saber como lidar com o perfeccionismo profissional. Confira então as dicas que trouxemos aqui para se ajudar ou ajudar alguém a não sofrer mais com isso:

  • Autoaceitação: desenvolver a autoaceitação é o primeiro passo para se libertar da necessidade de realizar tudo com extrema perfeição, sempre. É preciso ter em mente que nem tudo depende exclusivamente de você, havendo fatores externos que fogem do seu controle e podem impactar diretamente os seus resultados. Portanto, compreenda e aceite os seus limites e, também, que nem tudo está em suas mãos.
  • Aprendizado constante: uma das lições mais valiosas da vida é que ela é um aprendizado constante. E isso significa que está tudo bem em errar porque isso nos rende aprendizado. Errar faz parte do processo.
  • Aceite limites: fazer o melhor dentro do que é possível é o que deve ser visto como perfeição. Quando vamos além dos nossos próprios limites em busca de um resultado, tendemos a exigir demais de nos mesmos o que, a longo prazo ou repetidamente, pode trazer prejuízos emocionais e até físicos.
  • Lide com os desconfortos: nem sempre as coisas sairão como esperamos e isso é natural. Por isso, é importante saber aceitar quando as coisas não vão tão bem ou quando é humanamente impossível realizar algo, inclusive, aceitando que está tudo bem em não se sentir feliz com isso.
  • Trabalhe a autoavaliação: a autoavaliação ajuda a identificar se o perfeccionismo está exagerado, além de expor os lados positivo e negativo dessa característica, no indivíduo.
  • Peça feedbacks: é muito importante para a pessoa que tem tendência a ser um perfeccionista profissional nocivo, receber um feedback assertivo. Isso ajudará a orientá-lo sobre as expectativas da empresa e de seu gestor em relação às suas entregas, além de desestimular o comportamento de perfeccionismo exagerado.

Esteja de olho no nível do seu perfeccionismo profissional

Fique atento se você suspeita que seu perfeccionismo profissional atingiu um nível nocivo. Pois, apesar de ser ótimo alcançar os melhores resultados, é preciso estar atento ao quanto isso pode acabar sabotando a sua qualidade de vida e, inclusive, a sua carreira

Se o seu medo de falhar está atingindo proporções exageradas, procure ajuda profissional e converse com o seu gestor e alguns colegas de trabalho que sejam da sua confiança. Caso você identifique essa característica em um funcionário, chame-o para conversar, entenda a situação e, se necessário, encaminhe-o para apoio profissional psicológico.

Você se considera um perfeccionista profissional? Deixe aqui as suas dúvidas e comentários sobre o tema.

ProgramaThor - Perfeccionismo profissional

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar