Esse profissional possui um dos perfis de programadores mais procurados no mercado atualmente e, também, alguns dos mais altos salários entre os programadores. Isso porque o CRM é uma ferramenta altamente utilizada e que, cada vez mais, tem mostrado a sua importância no mercado, bem como a combinação CRM e profissional de TI, pode ser uma indispensável para o sucesso do seu negócio!

Para saber mais sobre o desenvolvedor CRM e tirar as suas dúvidas, continue a leitura!

A importância do relacionamento com o cliente

Se você conferiu nosso conteúdo sobre como CRM funciona, você já sabe o quanto é importante que as empresas tenham estratégias de gestão do relacionamento com o cliente, bem como processos de melhoria contínua da experiência do cliente.

Afinal, estamos num mercado cada vez mais exigente, no qual os clientes deixam claro que não abrem mão. E para dar conta de tudo isso, as empresas precisam adotar soluções que deem suporte a cada etapa da jornada do cliente, através de sistemas que tenham a capacidade de lidar com uma quantidade enorme de dados, que variam conforme as necessidades de cada empresa.

Para explicar melhor, o CRM é capaz de fornecer insumo para que a empresa atue da melhor forma com seus clientes, desde o início da jornada que é quando ele faz uma busca pelo produto ou serviço, passando pela compra, dúvidas, até a conversão em venda, suporte pós-venda, além do marketing digital.

Desenvolvedor CRM: qual seu perfil?

O grande diferencial do CRM é que os dados dos clientes sejam tratados e combinamos com IA e disponibilizados na nuvem, de modo que a empresa tenha uma visão global e dinâmica dessas informações, podendo fazer o melhor uso delas para aprimorar a experiência do cliente.

E é aí que entra o desenvolvedor CRM: ele customiza sistemas capazes de trabalhar com uma quantidade muito grande de dados de usuários, principalmente consumidores. De maneira geral, esse desenvolvedor é especializado em alguma plataforma de CRM, como por exemplo Dynamics CRM, SAP ou Salesforce, que são algumas das mais famosas do mercado. Elas são escaláveis e customizáveis, podendo ser integradas com outras aplicações.

Dentre as principais funções do desenvolvedor CRM, destacam-se:

  • Fazer alinhamentos com os times de vendas e marketing para mapear necessidades e oportunidades
  • Personalizar módulos funcionais da plataforma de CRM
  • Encontrar soluções para os problemas com os quais o CRM possa ajudar
  • Migrar soluções para o CRM
  • Implantar e dar suporte a plataforma de CRM
  • Investigar e corrigir bugs na plataforma
  • Integrar a plataforma de CRM com outras soluções
  • Documentar todo o trabalho técnico
  • Desenvolver e disponibilizar materiais de treinamento de CRM para os usuários finais
Vagas ProgramaThor - Desenvolvedor CRM

A atuação do desenvolver CRM em etapas

É importante ressaltar que o desenvolvedor CRM não é apenas um escritor de código fonte. Ele precisa entender também de negócio e até mesmo de marketing, para conseguir personalizar um sistema a fim de rastrear informações relevantes sobre o comportamento do cliente.

Como por exemplo, quais os produtos o cliente busca, quais os períodos em que mais compra, quais os e-mails marketing que ele abriu, a frequência de visita à loja etc. Essas informações são essenciais para apoiar a tomada de decisões estratégicas na empresa.

Confira agora as etapas da atuação do desenvolvedor CRM:

Desenvolvimento

A integração e a customização de uma plataforma de CRM costuma ser uma atividade complexa e que requer bastante conhecimento de programação, por isso a importância do desenvolvedor CRM.

E uma vez que esse desenvolvedor conhece as necessidades dos times de venda e marketing, ele pode analisar a plataforma CRM a fim de definir quais são as funcionalidades essenciais para aquela empresa. Então ele realiza as customizações e até o desenvolvimento de outras soluções complementares, se necessário.

Testes

Após a implementação é importante que o desenvolvedor CRM faça testes para garantir que a plataforma está apoiando os times conforme esperado, gerando os insights necessários para as estratégias da empresa.

Pode ser necessário algum ajuste, inclusive. Mas de maneira geral, esses testes também servem para avaliar o quanto as equipes conseguem utilizar a plataforma com facilidade e se a solução roda com a performance desejada e sem bugs.

Acompanhamento

Após implantada com sucesso a plataforma de CRM, é importante que haja o acompanhamento da solução e, inclusive, a geração de KPIs que ajudem a demonstrar a saúde da solução e os resultados obtidos com a sua utilização.

Além disso, com o tempo e as constantes mudanças do comportamento do mercado, ajustes e atualizações podem ser necessárias. E nesse caso, as etapas de atuação do desenvolvedor CRM recomeçam com desenvolvimento.

Precisando contratar um desenvolvedor CRM?

Gostou desse conteúdo para entender mais quem é o desenvolvedor CRM e o que ele faz? Esperamos ter ajudado e, se você estiver procurando um desenvolvedor CRM para contratar, não deixe de acessar a nossa plataforma

Agora, se você é um desenvolvedor e está buscando mais conhecimento para aprimorar seu perfil, não deixe de conferir nossos outros artigos e, também, nossas vagas!

ProgramaThor - Desenvolvedor CRM

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar