Existem diversos modelos de avaliação de desempenho, podendo inclusive ser aplicado mais de um, conforme necessidade de cada empresa. É importante então, conhecer a realidade de cada negócio e a necessidade de cada time, além é claro, de saber quais são os tipos de avaliação de desempenho existentes e os mais utilizados no mercado.

Confira então a lista que trouxemos aqui com alguns dos principais tipos de avaliação de desempenho e tire as suas dúvidas.

Exemplos de avaliação de desempenho: veja 8 tipos!

Entenda como funciona esses tipos de avaliação, para determinar mais facilmente qual deles se adequará melhor às necessidades da sua empresa.

  1. Autoavaliação

A autoavaliação é um dos tipos mais comuns e mais utilizados de avaliação de desempenho. A maioria das empresas possui um ciclo de avaliação, sendo que normalmente, a autoavaliação é a primeira etapa desse processo.

Nesse modelo de avaliação, o profissional realiza uma autoanálise de seu desempenho profissional. Pode parecer algo trivial, mas esse costuma ser o ponto de partida para que a empresa compreenda fatores relevantes como o nível de satisfação e engajamento do funcionário, além do quanto as suas expectativas estão alinhadas com a da empresa.

É ainda o melhor caminho para facilitar com que o profissional perceba as suas oportunidades de melhoria e de desenvolvimento. 

Nesse tipo de avaliação de desempenho, normalmente o RH junto com os gestores, definem os critérios de avaliação. Depois de realizada a autoavaliação, o gestor recebe os resultados do seu time e avalia caso a caso para definir ações e realizar feedback.

  1. Avaliação por competências

A avaliação por competências é uma das mais utilizadas quando se fala em planos de carreira e criação de trilhas de desenvolvimento, dentro das empresas. Isso porque através dela é possível analisar e avaliar soft skills e hard skills, de modo a ter uma visão clara e objetiva de tudo o que precisa ser aprimorado em cada colaborador.

Vale ressaltar que para obter os melhores resultados com esse tipo de avaliação de desempenho é importante que os requisitos técnicos e comportamentais para sucesso do negócio, estejam definidos e claros para todos. 

Inclusive, realizar o recrutamento por competências pode ser de grande valia na hora de aplicar esse tipo de avaliação, uma vez que assim espera-se que os colaboradores já tenham sido selecionados com base nas competências necessárias.

  1. Avaliação de equipe

Na avaliação da equipe os gestores avaliam o time a fim de identificar possíveis problemas na comunicação e oportunidades de melhoria na colaboração. É, inclusive, uma ótima ferramenta para melhorar a produtividade do time. 

Nessa avaliação são pontuadas situações que permitem compreender como o time tem atuado, evidenciando pontos fortes e fracos do trabalho em equipe; permitindo perceber como tem ocorrido o fluxo de trabalho e a interação entre os colaboradores, de maneira geral.

Vagas ProgramaThor - exemplos de avaliação de desempenho
  1. Avaliação 90°

Essa avaliação é a mais simples, mas nem sempre é a melhor opção. Isso porque trata-se de uma avaliação direta, na qual o gestor analisa e avalia os colaboradores do seu time. Dessa forma, é ele quem define e julga os critérios de avaliação.

Por isso, há o risco de subjetividade e parcialidade, pois, quando se trata do ponto de vista e perspectiva de uma única pessoa, pode ser difícil deixar de lado a opinião pessoal e evitar qualquer viés.

  1. Avaliação 180°

Esse tipo de avaliação é um complemento da avaliação 90°, sendo que aqui, o time também avalia individualmente o seu gestor. Nesse caso, a avaliação é uma via de mão dupla, na qual tanto o time quanto o gestor têm a oportunidade de saber como está sua performance, para que juntos possam traçar planos de melhoria e evolução. Além disso, esse tipo de avaliação favorece um ambiente mais colaborativo, empático e transparente.

  1. Avaliação 360°

A avaliação 360°, cuja originou o feedback 360, é uma evolução dos modelos 90 e 180°, pois contempla muitas pessoas envolvidas no processo, o que torna o resultado mais fidedigno e robusto. Nesse tipo de avaliação de desempenho podem participar gestores, pares e até mesmo clientes e fornecedores.

O grande diferencial desse modelo é que ele acaba sendo um dos mais democráticos, considerando o tanto de pessoas que participam, o que ajuda a evitar qualquer viés.

  1. Avaliação por objetivos

Tradicionalmente utilizado por empresas que trabalham com metas, esse modelo é bem antigo tendo surgido por volta de 1950 e é muito utilizado até hoje. Ele é aplicado para acompanhar o atingimento de resultados, facilitando a identificação de possíveis desvios e permitindo ajustes na atuação do time a fim de alcançar a meta projetada.

Há ainda uma versão que avalia o desempenho individual, utilizado normalmente quando há metas individuais. Esse modelo é muito interessante quando se busca medir a produtividade de cada colaborador dentro do time.

Ambos os modelos, por objetivo ou por desempenho individual, são muito utilizados em empresas que pagam participação nos lucros, prêmios ou bônus, baseados em metas.

Qual tipo de avaliação de desempenho é o melhor no seu ambiente de trabalho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta crucial para determinar a performance do time, além de direcionar algumas ações estratégicas tanto da empresa como de cada time individualmente. Por isso, pode e deve ser utilizada.

Analisando os exemplos de avaliação de desempenho que trouxemos aqui, qual você acredita ser o ideal para a sua empresa? Você acha que aplicar mais de um modelo é mais eficaz? Deixe aqui suas opiniões, bem como suas dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema! 

ProgramaThor - exemplos de avaliação de desempenho

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar