O currículo ainda é muito relevante para candidaturas no mundo de TI, onde os profissionais podem listar suas habilidades e competências profissionais. Apesar de algumas plataformas online, como o Github ou LinkedIn, servirem como centralizadores de informações, manter um currículo pronto e atualizado é essencial para se recolocar no mercado de tecnologia.

Portanto, mesmo com a grande evolução desse mercado, vamos mostrar como estruturar um currículo eficiente e que irá te destacar frente aos recrutadores. Mais do que acertar nas informações, é importante descobrir onde não errar na hora de criar seu CV.

Quer saber mais? Então confira o conteúdo especial que criamos sobre o assunto e conquiste logo sua vaga de programador!

As informações básicas importam

O primeiro passo de qualquer currículo pronto, independente do segmento de atuação do candidato, é dar atenção para as informações básicas. Mesmo na área de TI, tão moderna e evoluída, é importante listar corretamente seus dados para chamar a atenção dos recrutadores.

Sendo assim, o que você vai informar no CV são os itens abaixo:

  • Nome;
  • Estado Civil;
  • Endereço;
  • Telefone para contato;
  • E-mail;
  • Github (opcional).

Para o caso do telefone, especifique se o número está disponível para Whatsapp, bem como o melhor horário para receber ligações. Isso vai mostrar ao recrutador que você é organizado e preocupado em realmente ser encontrado.

No caso do e-mail, cuidado em não fornecer um endereço que passe uma mensagem errada sobre você. Nada de nomes questionáveis e engraçadinhos. Sempre use trabalhe com nomes sérios e “profissionais” .

Outro ponto, se possível, é destacar o seu endereço do Github, que ajuda o recrutador – ou alguém da área técnica inserido no processo de seleção – a entender um pouco da sua experiência e atuação no mundo do software.

No entanto, caso você não trabalhe com Github, tudo bem! Essa é uma informação opcional, mesmo que importante.

Jamais coloque essas informações

Atualmente, com a evolução dos métodos de recrutamento, podemos evitar que algumas informações sejam inseridas em um currículo pronto. Foto, números de documentos, quantidade de filhos e outros itens não precisam ser listados nos CVs atuais.

As exceções, nesse caso, ficam para informações requisitadas pelo processo de seleção. Assim, haja com bom senso e disponibilize dados extras quando solicitado.

As melhores oportunidades para desenvolvedores.

Mostre seu objetivo profissional de forma clara

A área de desenvolvimento, sempre muito concorrida e dinâmica, não foge à regra quando o assunto é objetividade. Nesse ponto, suas intenções profissionais devem ser concisas para refletir aquilo que você deseja conquistar na carreira.

Portanto, seja bem claro ao listar a função que deseja exercer. Desenvolvimento Frontend, Backend, Líder Técnico e Gerente de Produto, por exemplo, são algumas das opções disponíveis, entre tantas, que sinalizam a sua intenção profissional.

Deixe esse item em destaque para facilitar a vida dos recrutadores e, claro, chamar a atenção das grandes empresas.

Liste as experiências profissionais corretamente

Outro item importante em um currículo pronto e bem estruturado é a listagem de experiências profissionais. Nesse caso, é importante seguir a seguinte regra:

  • Listar as experiências mais recentes em primeiro lugar;
  • Limitar as informações em 3 ou 4 empregos passados;
  • Informar o nome da empresa, cargo ocupado, bem como o mês de início e fim do vínculo empregatício;
  • Descrever sua rotina de trabalho, listando tarefas executadas e objetivos conquistados, se existirem.

Esse último item serve para mostrar ao recrutador o que você realmente fazia em suas experiências anteriores, já que o cargo – sozinho – pode não demonstrar exatamente suas competências.

Formação acadêmica e projetos pessoais

Por último, dois itens são fundamentais na estrutura de um bom currículo pronto de programador: a formação acadêmica e os projetos pessoais.

Em ambos os casos, é fundamental listar detalhadamente as informações, principalmente se existem diferenciais que podem ajudar no processo de seleção. Alguns dados, por exemplo, podem mostrar funções de liderança e soft skills importantes para o mercado de trabalho.

Especificamente no caso dos projetos pessoais, a atuação além de uma estrutura acadêmica passa uma boa visão às empresas e mostram que você, como profissional, é extremamente engajado com a comunidade de desenvolvimento de software.

O currículo pronto deve ser eficiente

Todo currículo pronto deve ser eficiente e objetivo ao mostrar suas qualificações. Por mais que seja tentador enchê-lo de dados, é importante evitar que os recrutadores fiquem entediados e confusos na hora da seleção de candidatos.

Dessa forma, faça bom uso da estrutura que fornecemos para criar um documento ideal e, assim, conseguir se recolocar no mercado de trabalho como um verdadeiro programador.

As melhores oportunidades para desenvolvedores.

Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor? Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

Compartilhar

Sobre o autor

Carolina Serafim