Pesquisas recentes mostram quais são as linguagens de programação mais utilizadas no mercado, atualmente. Talvez pela tendência da crescente inovação tecnológica que requer linguagens mais dinâmicas, robustas e modernas; é que as linguagens já tão conhecidas tenham se aprimorado, para atender implementações cada vez mais dinâmicas. Saiba mais sobre as linguagens de programação mais utilizadas!

Confira algumas das linguagens de programação mais utilizadas atualmente

Veja aqui quais são as 5 linguagens de programação mais utilizadas no mercado, nos dias atuais; com base em pesquisas realizadas:

1- Java

Não há dúvidas de que Java lidera a lista de linguagens de programação mais utilizadas. Essa linguagem é ideal, pois, é altamente portável, sendo possível que todos os programas desenvolvidos nessa linguagem rodem facilmente nos mais diversos dispositivos. Quando se fala de Smartphones então, o Java sai na frente. Além disso, o Java é uma linguagem escalável, possibilitando que os sistemas desenvolvidos nessa linguagem, se adaptem facilmente a uma grande quantidade de usuários.

2- C

Super tradicional e robusta, o C é de longe a linguagem mais indicada e mais poderosa quando o desenvolvimento requer comunicação com hardware. Ela foi criada para substituir o Assembly, sendo uma versão mais moderna dessa linguagem. E é justamente por isso, que há anos, essa é uma das linguagens de programação mais utilizadas e mais importantes. Além disso, ela é versátil, sendo utilizada para desenvolver desde sistemas de equipamentos industriais, até supercomputadores como mainframe, sem contar os sistemas embarcados.

3- Python

Lançada há mais de 30 anos atrás, essa linguagem continua super atual e, por isso, é uma das linguagens de programação mais utilizadas. De fácil aprendizagem, ela é muito indicada para desenvolvimento web e Machine Learning, pois, é de fácil leitura e roda rapidamente.

4- JavaScript

JavaScript é uma linguagem interpretada e dinâmica, que permite que os scripts sejam executados do lado do usuário, sem que seja necessário passar pelo servidor, agilizando e otimizando a interação com o usuário; além de controlar o navegador e muito mais. Muito utilizada em aplicações web, essa linguagem de programação está bem presente tanto em desenvolvimentos desktop quanto mobile, sendo seu principal uso para aplicações interativas.

5- C++

A linguagem de programação C (ou C com classes, como também é conhecida) é uma das mais utilizadas, devido à popularidade de suas variantes, sendo essa uma versão mais moderna na linguagem C. Ela é muito utilizada na implementação de sistemas que sejam mais pesados, como sistemas integrados (CRM), ERP, jogos digitais e mais. As classes e orientação a objetos genéricos e funcionais, são os maiores diferenciais dessa linguagem de programação, tornando-a moderna e versátil.

vagas programathor

O que você achou dessa lista de linguagens de programação?

E então, você concorda que essas sejam as melhores linguagens de programação atuais? Você trabalha ou já trabalhou com alguma ou algumas delas? Não deixe de registrar aqui os seus comentários, bem como dúvidas e sugestões sobre o tema!

No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre As linguagens de programação mais indicadas para iniciantes em 202, também temos outro artigo relacionado a 5 coisas que você pode aprender com projetos de JavaScript vale a pena dar uma conferida. Continue acompanhando nossos conteúdos para obter mais informações interessantes do universo da tecnologia!

linguagens de programação mais utilizadas

Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor? Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

Compartilhar