Você já deve ter conferido nosso artigo sobre KPI para entender o que é e por que são importantes, certo? Agora trouxemos aqui esse conteúdo para te explicar como estabelecer um KPI. Ficou curioso? Então acompanhe o conteúdo e saiba mais!

Como estabelecer um KPI: aprenda com esses passos simples!

Baseadas em algumas pesquisas de mercado, trouxemos aqui algumas dicas super válidas para ajudar a definir o KPI mais adequado para acompanhar a saúde das ações estratégicas da sua empresa. Confira!

  1. Defina o item a ser mensurado

Além de definir qual dado/informação será monitorado, é necessário entender o motivo da criação desse indicador, como por exemplo, que metas serão atingidas a partir do progresso do mesmo? Ou então, quais áreas e processos serão afetados mediante os resultados dessa mensuração?

É importante também saber quem ou o que (ofensores) poderá impactar os resultados desse indicador, bem como definir um nome que possibilite identificar facilmente do que se trata e quem serão os responsáveis (áreas ou pessoas) por tomar decisões mediante os resultados alcançados com esse indicador.

  1. Estabeleça memórias, fórmulas e regras de metrificação

É fundamental que haja lógica por trás dos indicadores, de modo que a compreensão sobre o que está sendo medido seja universal (não abra margem para interpretações variadas) e fácil de entender. Usar memórias de cálculo, além de fórmulas, regras e gráficos; é a melhor maneira de conduzir a mensuração.

  1. Defina metas e acompanhe os riscos

Tendo em mente os ofensores desse indicador, chega a hora de definir metas factíveis e otimistas, lembrando que para que seja factível, a meta deve ser baseada na média dos resultados anteriores desse mesmo indicador. 

Quanto a ser uma meta otimista, significa que é preciso definir um progresso para ela, vislumbrando resultados acima da média de referência. Além disso, manter uma gestão de riscos que possam impactar essa meta, é bem interessante para ajudar a evitar desvios e manter o plano nos trilhos.

Vagas ProgramaThor - como estabelecer um KPI
  1. Estabeleça um processo de coleta de dados

Esse passo é fundamental para alcançar o que se pretende ao definir um indicador: avaliar resultados. Afinal, não há como avaliar uma entrega sem observar dados. Por isso, é essencial que haja uma base de dados fidedigna para input de informações nos indicadores. 

Somente com dados realistas e íntegros é possível medir a saúde real de um indicador, então fique atento ao modo como esses dados são coletados, tratados e armazenados.

  1. Valide os indicadores com as partes interessadas

Após ter em mãos os primeiros resultados do indicador, valide-o com todas as partes interessadas no processo. Isso é importante para entender se o que foi delimitado para esse acompanhamento faz sentido para todos ou se é necessário ajustar a meta, os dados, enfim, algo que possa aprimorar o indicador.

  1. Monitore a vida útil do indicador

É importante medir a vida útil do indicador para saber se ele continua sendo útil para as finalidades estratégicas da empresa, ou não. A melhor maneira de executar essa análise e fazendo algumas perguntas como por exemplo:

  • Essas medições permanecem dando suporte para as tomadas de decisão?
  • Os dados gerados permanecem atualizando integralmente e corretamente o indicador?
  • Quais ganhos esse indicador está trazendo para o ciclo de melhoria contínua dos processos de negócio?

E depois de estabelecido o KPI?

Depois, é preciso que haja o acompanhamento constante desse indicador e, também, que os processos envolvidos sejam revisados constantemente. Isso ajuda a identificar falhas ou pontos que possam ser ajustados e, consequentemente, ajudem a melhorar os resultados dos indicadores. 

Usar a ferramenta PDCA é uma ótima alternativa para garantir um ciclo de melhoria contínua dos KPIs. Além disso, sempre apresente os indicadores para todas as partes interessadas.

KPIs e seu apoio na busca de resultados!

Acompanhar indicadores é algo fundamental para garantir que sua empresa está direcionando esforços nas ações certas para atingir os objetivos estratégicos desejados. Dessa forma, manter o uso de KPIs na gestão é uma arma valiosíssima para ajudar o seu negócio! Não deixe então de aproveitar as dicas que trouxemos aqui para saber como estabelecer um KPI!

Se tiver dúvidas, sugestões e indicações de KPI interessantes, não deixe de comentar aqui!

ProgramaThor - como estabelecer um KPI

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar