Transformação digital é um dos termos mais citados no mercado atualmente. E se engana quem o relaciona totalmente ou principalmente a área de TI. Isso porque, transformação digital vai muito além de tecnologia e inovação, requerendo na maioria das vezes uma transformação completa na empresa, envolvendo todas as áreas de negócio e, principalmente, o mindset, de todos.

Confira então esse conteúdo para saber como a transformação digital acontece, de fato.

O que acontece em uma empresa que passa pela transformação digital?

Assim como citado acima, vale ressaltar que a transformação digital tem impacto generalizado na empresa toda, não se tratando somente da aplicação de tecnologias. A partir dessa compreensão, se torna mais claro o valor de implementar essa transformação nas empresas.

Agora pensando em como isso tudo acontece: comece refletindo sobre como o uso da tecnologia tem avançado rapidamente e transformado tudo a nossa volta? Processos se tornaram mais fáceis, rápidos e assertivos; o volume de informações tramitando é infinitamente maior do que há alguns anos atrás e a interação física já não se faz mais necessária para uma infinidade de trâmites.

Considerando tudo isso, entendemos que o mercado tem se tornado mais exigente do que nunca, tanto as empresas quanto as pessoas, sendo a alteração de comportamento a primeira mudança que ocorre na transformação digital.

E isso, inevitavelmente ocasiona a urgência da adaptação a essa nova realidade, na qual novos desafios impulsionam as empresas a se adequar para suprir as demandas da sociedade. Dessa forma, surge a necessidade da transformação digital.

Como acontece a transformação digital, então?

Em resumo, tudo se trata de um progresso tecnológico que pode ser definido em 4 etapas. Conheça cada uma delas aqui para compreender como iniciar a transformação digital na sua empresa:

Vagas ProgramaThor - Transformação digital
  1. Compreensão e aceitação

Poderíamos falar somente dos aspectos práticos da transformação, ou seja, aquilo que é preciso executar, de fato, para que as mudanças aconteçam. No entanto, é primordial lembrar que sem a compreensão da necessidade desse processo e a aceitação dessa necessidade, nada acontece.

Pode até ser que aconteça, mas, sem dúvidas, tudo será mais difícil e propenso a falhas. Portanto, é preciso iniciar o processo reunindo toda a empresa (sim, toda ela, e não somente a área de TI) e explicar sobre a necessidade da transformação digital. 

Inclusive, um ponto importantíssimo é que as lideranças da empresa precisam ser as primeiras pessoas a “comprar a ideia”. Caso contrário, todos poderão embarcar na jornada da transformação, mas alguns conceitos ultrapassados e enraizados, poderão prejudicar os processos da transformação digital, dificultando ou até fazendo com que a transformação fracasse.

Argumento importantíssimo

Para ajudar com que todo o time da empresa compreenda a importância e a necessidade de passar pela transformação digital, é importante falar sobre a geração Z. Essa geração é a de quem nasceu partir de 1994, sendo essas pessoas consideradas verdadeiras nativas digitais. Pesquisas indicam, inclusive, que a geração Z já representa cerca de 40% dos consumidores.

E o que há de relevante nisso? Simples! Essas pessoas nasceram em um período no qual o mundo estava iniciando a evolução tecnológica, logo, cresceram cercadas por inovações digitais e recursos tecnológicos variados. Portanto, essa geração tem necessidades diferentes da que tínhamos há 30 anos e a tendência é que essa busca por inovação se aprimore cada vez mais.

Em resumo, as empresas precisam se adequar as necessidades e exigências dessa geração e das próximas, para que sejam, de fato, atraentes e interessantes para o mercado.

Depois de compreendida a importância da transformação digital e o envolvimento de toda a empresa, chega a hora de partir para o planejamento e execução. Uma consultoria experiente no ramo pode ser importante para conduzir o processo, que começa com a digitização.

  1. Digitização

Agora vamos começar a falar sobre as etapas práticas, que envolvem as mudanças tecnológicas, de fato, começando pela digitização. Esse é um processo de transição da informação analógica para digital. 

Em resumo, todos os dados da empresa devem ser convertidos em dado digital, transformados em bits e armazenados em bases digitais. Assim é muito mais fácil (e moderno!) manter os dados da empresa seguros, organizados e disponíveis.

  1. Digitalização

Essa etapa é abrangente e, talvez, seja a etapa que todo mundo pensa logo de cara, quando se fala em transformação digital: as mudanças mais facilmente perceptíveis realizadas nas empresas, através do uso da tecnologia. É importante saber que essa etapa só é possível com a digitização finalizada.

Como exemplos de digitalização, podemos citar a automatização de processos antes manuais, a disponibilização de canais digitais para atendimento ao cliente e realização de compras ou aquisição de serviços, o uso de inovações como Big Data, IOT, Blockchain, Chatbot e muito mais.

  1. Transformação digital propriamente dita

A transformação digital se dá por fim, com a digitização e a digitalização, completas. Por isso que, no progresso tecnológico comumente citado por quem fala da transformação digital, há referência ao “efeito total e geral da digitalização na sociedade”. Talvez você já tenha ouvido esse termo, que é bem popular.

Assim, com a digitização e a digitalização completos, a empresa se torna parte da evolução tecnológica mundial e, consequentemente, se torna aderente as novas necessidades do mercado.

No entanto, vale ressaltar que a tecnologia não para de evoluir, portanto, o processo de atualização para acompanhar as tendências de TI, devem ser um trabalho constante em todas as empresas.

Ficou claro para você como a transformação digital acontece?

Podemos resumir que a transformação digital acontece em etapas que visam:

  • Saber que ela necessita de visão holística, pois, não se trata meramente de adotar soluções digitais;
  • Mudar o mindset da empresa como um todo, promovendo a compreensão e a aceitação;
  • Planejar o processo de transformação digital;
  • Digitizar todos os dados da empresa;
  • Digitalizar todo o negócio;
  • Manter a empresa em constante atualização tecnológica, acompanhando as tendências de mercado.

Passando pela transformação digital, as empresas ficam preparadas para fornecer às gerações atuais e futuras toda a tecnologia necessária para garantir a melhor experiência de clientes (internos – colaboradores e externos). Por isso, é preciso acompanhar a constante mudança do mercado para entender a importância da transformação digital e acompanhá-la.

Você gostou desse conteúdo? Deixe aqui as suas dúvidas, comentários e sugestões sobre o tema!

ProgramaThor - Transformação digital

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar