Diferente do que se pensa, a implantação de chatbot não se limita a vendas ou ao atendimento ao cliente. Por mais que esses sejam pontos fortes dessa ferramenta, ela também possui outras funcionalidades que podem otimizar a produtividade da sua empresa de forma geral.

E cada vez mais empresas estão descobrindo suas possibilidades de aplicação e benefícios. É o que aponta a Mordor Intelligence, que mostra que em 2020, o mercado de chatbots foi avaliado em US$ 17,17 bilhões. Sendo que, até 2026, a previsão é que ele alcance US$ 102,29 bilhões. 

Quer aumentar o engajamento, reduzir os custos ou melhorar a comunicação interna? A implantação de chatbot consegue fornecer tudo isso e muito mais. Acompanhe o artigo até o final.

A implantação de chatbots pode auxiliar quais áreas da empresa?

Geralmente, a implantação de chatbot está associada ao suporte ao cliente. Mas como foi mencionado, a ferramenta também é capaz de atender muito bem outras áreas da empresa, como, por exemplo:

  • Marketing;
  • Vendas;
  • Atendimento;
  • Recursos Humanos (RH);
  • Comunicação interna. 

Marketing

No marketing, a implantação de chatbot tem duas missões principais: aumentar o engajamento do público e converter usuários em leads

Mas, além disso, a ferramenta também pode ser usada para:

  • Captação, qualificação e nutrição de leads;
  • Gerenciar a jornada de compras;
  • Melhorar a imagem da empresa perante o público;
  • Coletar dados sobre o público alvo a partir de interações.

Vendas

No setor de vendas, o chatbot  fornece auxílio efetivo em todos os processos, desde a prospecção até o pós-venda

Sabe aquele lead que encheu o carrinho de produtos e não efetuou a compra? O chatbot é ideal para entrar em contato e saber o que aconteceu.

E durante o processo de entrega no pedido, seu cliente fica tranquilo ao ser atualizado sobre o status pelo Whatsapp. Além disso, a ferramenta ainda pode auxiliar no setor de cobrança, tornando a situação menos desconfortável para o cliente. 

Comunicação interna e RH

A implantação de chatbot também pode otimizar e muito os setores de comunicação interna e Recursos Humanos da empresa. 

Nesse sentido, o chatbot para RH pode:

  • Tirar dúvidas de funcionários novos;
  • Criar um sistema de solicitações ao RH de forma simples e automática;
  • Repassar informações;
  • Enviar lembretes;
  • Realizar atualização cadastral;
  • Criar questionários para vagas.

Atendimento

Quando o assunto é atendimento, é inegável a otimização que o chatbot fornece às empresas. Com ele, você pode fornecer suporte 24 horas aos seus clientes para que dúvidas comuns e problemas simples sejam facilmente resolvidos. 

Mas, além dos benefícios mencionados até então, ainda há outros. Confira a seguir.

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Benefícios da implantação de chatbots para os clientes

Os chatbots são ferramentas que surgiram a partir da transformação digital e que têm como objetivo principal melhorar a experiência do cliente e seu relacionamento com a empresa

E para alcançar esses resultados, a tecnologia oferece:

  • Atendimento ágil;
  • Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Redução significativa no tempo de espera para atendimento;
  • Solução eficiente e rápida para casos de suporte.

Mas, os clientes não são os únicos a serem beneficiados com a implantação de chatbot.

Benefícios da implantação de chatbots para as empresas

Para as empresas, além de melhorar o relacionamento com o cliente, aumentando sua satisfação e contribuindo para sua fidelização, há ainda outros benefícios para a equipe, como a otimização de processos internos. Acompanhe.

Produtividade

A implantação de chatbot permite que as tarefas repetitivas sejam automatizadas, o que libera sua equipe para cuidar de assuntos mais estratégicos e a torna muito mais produtiva.

Redução de custos

A partir da implantação de chatbot, não é necessário manter uma equipe fixa de atendimento o tempo todo. Como a tecnologia resolve os problemas mais simples, é preciso manter colaboradores apenas para resolver situações mais complexas.

Nesse sentido, há uma redução de custos trabalhistas no orçamento mensal da empresa. 

Outro ponto a se destacar é a economia obtida no Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Isso porque o chatbot consegue atingir um número muito maior de leads em muito menos tempo, além de ser uma forma mais discreta e menos intrusiva de entrar em contato com o cliente para oferecer produtos ou serviços.

Flexibilidade

O chatbot permite que você vá até onde o cliente está. Ou seja, é possível integrar a tecnologia com diferentes ferramentas, como o Messenger, Whatsapp e Telegram. 

Dessa forma, a empresa é capaz de estreitar o relacionamento com o cliente, promovendo uma interação mais amigável, que tem muito mais potencial de gerar conversões.

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Escalabilidade

Um outro ponto a ser destacado da implantação de chatbot é que se trata de uma tecnologia altamente escalável, já que os bots conseguem realizar mais de um atendimento por vez.

Criação de um banco de dados

A partir da interação dos clientes com chatbots com inteligência artificial, é possível criar um banco de dados com informações que revelem o tipo de linguagem, o perfil e as preferências do cliente para melhor atendê-lo. 

Não depende de uma equipe de TI

Se interessou pelo chatbot, mas está preocupado em sobrecarregar sua equipe de TI ou não possui uma? Não há motivo para se preocupar. Já existem no mercado soluções totalmente independentes, que não necessitam de um time com conhecimento técnico para criar e treinar essa solução para você.

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