A tecnologia nunca para de avançar e o reflexo disso é uma demanda cada vez mais crescente de profissionais ligados a área do desenvolvimento. Porém por ser uma profissão muito recente, muitos recrutadores encontram dificuldades para recrutar um programador de uma forma mais simples e eficiente.

Além desta dificuldade inicial, nós vivemos em um país onde a tecnologia da informação avança a passos reduzidos se comparado a países desenvolvidos com um maior nível de investimentos em inovações.

Para te ajudar nessa difícil tarefa em busca candidato certo, aqui estão 4 maneiras de recrutar um programador.

 

1- Site de vagas tradicional (Job Board)

A internet ganhou força nas ultimas décadas e a busca por empregos não podia ficar fora dessa. Sites dedicados à oferta de vagas pelas empresas e candidaturas muito mais simples por parte dos candidatos, surgiram para tornar o setor de contratação muito mais eficiente. Claro que o método desses sites evoluiu fortemente com o passar dos anos, mas seu objetivo se manteve o que trás um grande destaque para este serviço.

recrutar programador

Vantagens:

  • Até o momento, esses sites ainda possuem uma notoriedade no mercado de trabalho. Por conta desse destaque, a lista de usuários e empresas cadastrados é muito grande.
  • Em geral os preços em Jobs Boards são mais acessíveis.

Desvantagens:

  • Você perderá muito tempo recebendo uma grande quantidade de currículos que não condizem com sua proposta ou de pessoas que nem mesmo são programadores.
  • Por conta das dezenas de ofertas diariamente publicadas , será muito difícil obter um destaque pela sua vaga, que pode acabar passando batida.
  • Por permitirem qualquer tipo de área profissional, não existe um foco específico.

2- Plataformas que funcionam com Taxa de Sucesso 

Sites dedicados aos profissionais da tecnologia começaram a surgir no mercado de recrutamento e muitos deles adotaram o método da taxa de sucesso. Nesse sistema, uma taxa é cobrada por qualquer candidato que for contratado através da intermediação feita por essas plataformas. Ou seja, se você realizar uma contratação utilizando este tipo de site, você terá que pagar um salário completo ou parcial do desenvolvedor contratado.

recrutamento programador

Vantagens:

  • O pagamento só será cobrado em caso de contratação (sucesso). Caso contrário você não será taxado.
  • Não há perda de tempo para encontrar candidatos às suas vagas, tendo em vista que os filtros utilizados são muito mais rígidos se comparado a sites tradicionais.
  • Você poderá escolher seus candidatos, que já são “filtrados”, através de uma biblioteca de currículos.

Desvantagens:

  • O custo por um serviço desse tipo pode sair bem caro. Por exemplo: se você está buscando um desenvolvedor Java pleno, seu custo será de no mínimo 5.000 reais. Então imagine o recrutamento de um desenvolvedor sênior com muitos anos de experiência…
  • Por conta do sistema de rodadas proposto por esses sites, um programador pode cobrar ainda mais caro após já ter recebido alguma oferta. Isso pode tornar o custo deste serviço maior ainda.

 3- Recrutar com LinkedIn

Dentre as diversas redes sociais que surgiram nos últimos anos, esta se destacou por ser uma plataforma destinada aos profissionais. Quase todas as empresas possuem um cadastro no LinkedIn e cada vez mais as pessoas estão descobrindo a sua utilidade, que pode ser tanto para expansão de network quanto para recrutar candidatos às suas vagas disponíveis.

linkedin

Vantagens:

  • Possui uma grande “database” de desenvolvedores.
  • Por ser uma plataforma destinada aos profissionais, quase todos os usuários estão dispostos a encontrar novas oportunidades.
  • Todos os perfis presentes no site são publicos.

Desvantagens:

  • Muito tempo será perdido tendo em vista que a grande maioria dos usuários buscados podem: estar estabelecidos em seus empregos, possuir habilidades e experiências que não coincidem com sua oferta, ter um perfil que não condiz com a realidade (fake), possuir um perfil com informações extremamente cruas, não responder às suas tentativas de conexão e etc.
  • Por ter uma base voltada para o networking profissional em geral, algumas ferramentas que sites especializados possuem em suas plataformas, podem fazer falta na sua busca no Linkedin.
  • Você deverá pagar para mandar mensagens diretas para programadores e para publicar vagas, o que é muito caro neste site.

4- ProgramaThor

A ProgramaThor entrou no mercado recentemente como uma plataforma focada 100% em programadores e visando solucionar algumas dores do mercado da melhor forma possível. Propondo um serviço eficiente, simples e acessível para facilitar o processo de recrutar um programador / desenvolvedor

programathor

Vantagens:

  • A plataforma é totalmente focada em DESENVOLVEDORES.
  • A qualidade das candidaturas são garantidas por um algorítimo de “matching” que fará com que apenas os desenvolvedores mais compatíveis à sua vaga possam se candidatar. Por exemplo: se você disponibilizar uma vaga para desenvolvedor .NET pleno com um salário de 4.000 reais, programadores que não possuem essa skill e/ou que pretendem ganhar um salário diferente, não poderão concorrer à vaga.
  • A equipe da ProgramaThor e os milhares de desenvolvedores de sua “database” farão com que seu vaga seja divulgada em diversos canais. Isso fará com que você tenha uma ótima visibilidade para sua oferta.

Para utilizar a plataforma basta cadastrar a sua empresa e iniciar o teste 100% gratuito, para ter suas primeiras experiências sem nenhum tipo de compromisso:

TESTAR GRATUITAMENTE

Sobre o autor

Pedro Lucinio
Pedro Lucinio
Apaixonado por tecnologia e entusiasta da literatura !

Compartilhar