Você tem enfrentado desafios na realização do home office? Então confira algumas ideias interessantes que trouxemos aqui, para você se sair melhor nesse novo jeito de trabalhar, que tem sido adotado por muitas empresas durante a pandemia. Veja!

Dicas importantes: como otimizar o trabalho em home office

Para ter um dia a dia mais tranquilo e eficiente em sua rotina de trabalho em casa, siga essas ideias:

1- Tenha um local adequado

Contar com um local apropriado para trabalhar é fundamental. É importante que seja um local tranquilo, no qual não haja circulação de pessoa e interrupções, para o caso de atividades nas quais você precise se concentrar, como por exemplo ao realizar um planejamento estratégico

Além disso, é importante que seja um local iluminado e arejado. Se puder ter iluminação natural então, melhor ainda, pois esse tipo de claridade aumenta a disposição; e conte também com mesa e cadeira, ergonômicos. Você também pode manter uma garrafinha de água por perto para facilitar, mas não faça disso um motivo para não se levantar algumas vezes ao longo do dia, ir beber uma água e esticar as pernas.

2- Faça pausas ao longo do dia

É muito comum que, devido ao fato de estarmos em casa sem poder sair para almoçar (como acontece quando estamos trabalhando na empresa) e sem o deslocamento de casa para o trabalho e vice-versa; acabemos ficando concentrados horas e horas seguidas nas atividades do trabalho, esquecendo de fazer pausas.

Sempre pare para fazer o horário de almoço e procure não almoçar correndo e voltar para a frente do computador. Respeite o horário de descanso. Além disso, determine pausas ao longo do dia para beber água, um café e até mesmo para se distrair com algo por alguns minutos. Isso é essencial para a mente e o corpo se manterem em equilíbrio e ajudará, inclusive, na qualidade do seu trabalho.

3- Cuidado com distrações

Evite trabalhar de frente para TV ou em locais nos quais você possa se distrair facilmente. Até mesmo o seu smartphone pode acabar virando um problema se você o acessar a todo momento para conferir as redes sociais. Assim como se estivesse em um ambiente corporativo, atente-se para não perder tempo com distrações.

4- Siga uma rotina

Seguir uma rotina predefinida é fundamental para otimizar o trabalho em home office. Tenha horário para levantar, tire o pijama (isso é muito importante para que o seu corpo não se sinta relaxado durante o dia) e se possível comece o dia com alguma atividade para você, como a realização de exercícios físicos, meditação ou até mesmo leitura. Tome café da manhã e comece a trabalhar sempre no horário correto. Separe um horário para o almoço e para um lanche da tarde, e não deixe de ter horário também para terminar o seu dia de trabalho.

5- Planeje as suas atividades

Que tal começar o dia já sabendo tudo o que você tem que fazer? Para isso, planeje como serão as suas atividades. Você deve focar nas suas entregas para o trabalho, listando todos os compromissos do dia para não se esquecer de nada; mas pode incluir também atividades pessoais e outras coisas que precise fazer. Esse tipo de planejamento ajuda a se organizar, a se motivar e a realizar as atividades com mais direcionamento e facilidade.

O que você achou das ideias de como otimizar o seu trabalho em home office?

São dicas fáceis que ajudarão a ter mais disciplina no seu dia a dia, por isso, pratique-as! Aproveite que a tecnologia tem ajudado muito essa fase de pandemia, e tenha sucesso no seu home office! Deixe os seus comentários abaixo sobre o conteúdo e, caso você tenha outras ideias de como otimizar o trabalho em home office, não deixe de escrever também!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar