O mundo tem vivido dias difíceis. Dias que ninguém sequer imaginou que passaríamos e, diante dessa situação, diariamente a população busca novos dados sobre o cenário atual, novos recursos que facilitem o dia a dia na quarentena e novas soluções que apoiem o combate da pandemia. Considerando que tudo isso envolve tecnologia, direta ou indiretamente, a conexão entre tecnologia e pandemia fica clara! Acompanhe esse conteúdo e saiba mais!

Qual a relação atual entre tecnologia e pandemia?

Confira como a tecnologia tem sido importante em tempos de pandemia e, como ela tem sido essencial não apenas para ajudar as pessoas a passar por essa fase difícil de maneira mais amena, mas também, para buscar soluções para a crise atual que o mundo vive.

A tecnologia na área da saúde

Diversas inovações tecnológicas têm contribuído para aperfeiçoar a medicina, ajudando no diagnóstico mais rápido e efetivo do COVID-19. Além disso, a tecnologia relacionada a biomedicina também tem sido fundamental no estudo e desenvolvimento de tratamentos e vacinas para a doença.

Informações atualizadas com grande frequência

Diariamente a população do Brasil e do mundo recebe atualizações sobre dados estatísticos importantes para entender a evolução da pandemia; seja através de noticiários, aplicativos ou sites específicos. O acompanhamento desses dados é essencial para que todos estejam cientes da situação atual e, também, para garantir que os governos e instituições de saúde saibam quais estratégias definir para atuar da forma adequada diante do cenário em que vivemos.

Desenvolvimento de novas tecnologias hospitalares

A tecnologia possibilitou que empresas, instituições de ensino e laboratórios, desenvolvessem rapidamente soluções hospitalares essenciais para esse momento, como testes rápidos de detecção do vírus e respiradores artificiais; além de EPIs e recursos que facilitam a análise das características de contágio e comportamento do COVID-19.

Monitoramento de isolamento social

A tecnologia tem favorecido a medição do isolamento social, pelas autoridades governamentais. Isso é possível através dos smartphones, sendo que as operadoras de telefonia conseguem monitorar a localização dos mesmos em tempo real através de GPS, coletando informações sobre a permanência das pessoas em casa.

Ensino EAD

Devido a pandemia as escolas tiveram que ser fechadas. A solução diante disso, foi recorrer ao ensino à distância, que, sem dúvidas, é muito mais fácil hoje em dia, graças à tecnologia. São diversas as plataformas que possibilitam lives, vídeo aulas, compartilhamento de materiais, etc.; tornando possível a continuidade dos estudos durante o isolamento social.

Mil e uma facilidades para o dia a dia da população

Além de tudo isso que foi citado e que está diretamente ligado a pandemia, não podemos deixar de citar também todas as facilidades que a tecnologia trouxe à atualidade, seja em relação a entretenimento, e-commerce, transações financeiras, trabalho em home office, serviços de delivery, comunicação, interação social, etc. Todos esses recursos têm sido essenciais para facilitar o isolamento social e possibilitar menos impactos na rotina das pessoas, no que diz respeito às suas atividades do cotidiano.

Entendeu a importância da tecnologia frente a pandemia que vivemos?

A tecnologia tem sido fundamental no cotidiano de todo mundo, há alguns anos. Mas nessa situação em especial, a tecnologia se mostra ainda mais essencial, representando papel fundamental nesse momento de superação. Você concorda com isso? Deixe seus comentários aqui!

Compartilhar