Seja na hora de recrutar um bom profissional de TI ou até mesmo para aplicar em sua agência de recrutamento e seleção; é importante saber que o alinhamento estratégico é fundamental para qualquer negócio que pretenda se manter competitivo e devidamente liderado. Acompanhe então esse conteúdo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

O que é, para que serve e como manter um bom alinhamento estratégico

Alinhamento estratégico consiste em manter uma condição de gestão na qual as estruturas organizacionais, sistemas de informação, processos, habilidades humanas, recursos, enfim, tudo o que envolve o core da empresa, esteja devidamente adequado e alinhado com os objetivos da mesma. Isso tudo tem como objetivo prover o suporte necessário à estratégia de negócio.

O alinhamento estratégico é uma iniciativa de gestão essencial para garantir a qualidade, a produtividade, a flexibilidade, além de toda a inovação necessária para apoiar o sucesso do desempenho do profissional de TI em conjunto com a empresa. Por isso, fique atento para reconhecer essa competência, quando necessária no perfil do candidato.

É interessante saber que um alinhamento estratégico eficiente é composto por:

  • Condições bem definidas para alcançar e manter um bom alinhamento;
  • Alinhamento definido com base na estratégia da empresa;
  • Conhecimento/definição de metas financeiras;
  • Conhecimento/definição de metas de mercado com foco em clientes;
  • Alinhamento de processos internos;
  • Levantamento e controle de processos críticos;
  • Capacitação adequada dos colaboradores da empresa;
  • Definição clara do valor de todas as áreas da empresa, principalmente TI;
  • Desenvolvimento de visão e missão da empresa.

Possuir esse skill é fundamental para profissionais que assumem papéis estratégicos dentro das empresas, principalmente em posição de gestão, que seja responsável por tomadas de decisões importantes. Cada vez mais o mercado busca profissionais com essa competência, por isso, é preciso estar atento.

vagas programathor

Descobrindo o nível de conhecimento do candidato sobre alinhamento estratégico

Confira algumas dicas importantes para usar nas entrevistas, a fim de identificar o nível de conhecimento do candidato sobre alinhamento estratégico:

  1. Um profissional que sabe como realizar o alinhamento estratégico, sabe que é de suma importância buscar conhecer os objetivos da empresa, podendo ser necessário entrevistar os profissionais de liderança da empresa, responsáveis pelas tomadas de decisão;
  2. A importância do uso de ferramentas como o BSC ou Balanced Score Card (ferramenta que permite mapear os objetivos estratégicos da empresa e que gera indicadores de desempenho essenciais para entendimento do cenário atual; dividido em quatro perspectivas: financeira, processos, clientes e aprendizado/crescimento);
  3. Saber que é preciso conhecer e priorizar os projetos que têm mais aderência com o objetivo estratégico da empresa; definindo-os junto com todos os profissionais de liderança da mesma;
  4. É necessário criar métricas e indicadores para acompanhar a evolução dos principais projetos da empresa, a fim de identificar desvios em tempo hábil para aplicação de ajustes, e também, oportunidades em tempo de utilizá-las a favor do negócio.

O alinhamento estratégico no perfil dos candidatos de TI

Entendendo mais sobre a importância de um bom alinhamento estratégico, é fácil perceber o quanto é fundamental conhecer essa estratégia e que isso pode ser decisivo para o sucesso de um profissional. Portanto, esteja ciente quanto a necessidade de buscar essa competência nos profissionais a serem recrutados para funções e cargos de gestão e outras posições estratégicas.

No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre como realizar entrevistas online com eficiência e agilidade, vale a pena conferir! Deixe seus comentários sobre o conteúdo, aqui; além de dúvidas e sugestões sobre alinhamento estratégico.

Alinhamento estratégico

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar