Se você está ingressando no mundo dos programadores e gostaria de começar de um jeito que você possa ter o máximo de informações possíveis ao alcance da sua mão, você precisa conhecer as principais indicações de livros para programadores iniciantes.

Fizemos uma busca em sites de instituições especializadas para te trazer essas informações. Por isso, não deixe de conferir a lista abaixo e comece a se tornar um programador, já! Aliás, o mercado para programadores está em alta no momento, por isso, não perca tempo!

Lista de livros para programadores iniciantes

Confira os títulos mais indicados para você, ressaltando que não é necessário que a leitura ocorra na ordem em que listamos os livros aqui, ok? Nossa dica é que você pesquise sobre cada título para entender mais sobre eles e então, escolha a sua leitura:

1- HTML e CSS: projete e construa websites: todo aspirante a programador tende a ouvir em algum momento que, antes de mais nada, ele precisa conhecer e dominar os conceitos básicos de código fonte, que envolvem HTML e CSS. Portanto, certamente essa é uma leitura de grande importância para começar!

2- O universo da programação: essa é uma leitura bem dinâmica e de fácil interpretação, que visa trazer um panorama amplo ao futuro programador, de como funciona a programação em si. Vale a pena ler para ingressar na carreira com uma visão bacana sobre o mundo dos programadores.

3- Orientação a Objetos – Aprenda seus conceitos e suas aplicabilidades de forma efetiva: indicação de leitura principalmente para quem deseja trabalhar com uma linguagem de programação orientada a objetos, como é o caso do Java e do PHP, que por sinal, oferecem alguns dos melhores salários de programador.

4- Introdução a programação com Phyton: para quem deseja programador em Phyton, esse livro traz dicas bem objetivas e práticas como expressões, variáveis, funções, classes, objetos, etc.; sempre apresentando exemplos e exercícios práticos e interessantes para te ajudar a fixar cada conceito.

5- PHP – Programando com orientação a objetos: se a sua linguagem de programação escolhida for PHP, ou mesmo se você deseja aprender sobre orientação a objetos, faça essa leitura, pois, esse é um dos títulos de livros essenciais para programadores iniciantes em PHP. Ele oferece uma leitura de fácil interpretação, para que você realize uma leitura rápida e agradável.

6- Como ser um programador melhor – Um manual para programadores que se importam com código: seria interessante que todos os programadores fizessem essa leitura em algum momento de suas carreiras. Afinal, o livro aborda conceitos interessantes e valiosos sobre como lidar com o código fonte, melhorar o desempenho do mesmo e conhecer melhor o negócio por trás. Então, se você deseja começar a sua carreira de programador dominando esses conceitos, não deixe de ler esse livro!

7- Javascript e Jquery: Desenvolvimento de interfaces web interativas: se o que você pretende é trabalhar principalmente com desenvolvimento visual, criando páginas com vários efeitos bacanas, esse livro é essencial para você! Ele mostra como tornar sites mais interativos e atraentes, sem deixar de ser funcionais.

Pronto para começar as leituras dos livros para programadores iniciantes?

Não deixe de pesquisar mais sobre cada um desses títulos, para que você descubra mais sobre o que pretende aprender para começar a sua carreira de programador e conquistar uma vaga incrível para iniciar

Lembrando que, caso você também tenha sugestões de livros para programadores iniciantes, não deixe de registrar aqui nos comentários, para que outros leitores tenham conhecimento também!

Além disso, se você se interessar, também podem explorar sites para aprender a programar de graça! Gostou das dicas? Então não deixe de comentar aqui

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar