Antes de avaliar os candidatos a sua vaga de programador, são os desenvolvedores que irão avaliar a sua oportunidade primeiro. Se você pensa que, para encontrar bons candidatos, é necessário apenas um bom título e algumas skills, você está muito enganado. Desenvolvedores experientes são muito seletivos e não ficarão satisfeitos com meia dúzia de palavras e slogans padrões da empresa.

Apesar do Brasil são ser um país referência quando se trata de tecnologia, são dezenas de milhares os programadores que estão em busca de um emprego. Para conseguir os melhores nesse meio, é necessário usar as melhores ferramentas das melhores forma possível, e um passo muito importante é descrever corretamente o tipo de vaga que você está oferecendo.

Além disso, é importante ter em mente que existem muitas outras empresas ofertando exatamente a mesma vaga que você e querendo os melhores candidatos, assim como você. Para escolher as vagas, os programadores devem ter algum ponto de partida que, com certeza, será a descrição que ele considerar mais atrativa.

Para te ajudar a encontrar o maior número de candidatos, nesse artigo vamos passar algumas dicas de como aprimorar e otimizar as suas descrições de vaga.

Erros mais cometidos no momento de criar um vaga

É de se pensar que a maioria das descrições de vaga são completas e atrativas, mas na realidade não é assim que funciona. O mais comum em sites de emprego é encontrar oportunidades descritas de uma forma preguiçosa. Os recrutadores em geral esquecem da importância de uma descrição completa e assim perdem diversos candidatos.

Se você não está conseguindo visualizar a importância da descrição, pense nela como uma propaganda do seu produto. Para vender mais do seu produto, mais trabalho deve ser colocado em sua publicidade.

O que não fazer em uma descrição de vaga:

  • Deixar de colocar informações sobre a empresa (objetivos, visões, cultura e etc)
  • Responsabilidades desconexas e escritas de forma burocrática
  • Deixar de apontar uma média salarial
  • Não especificar as skills principais
  • Escrever uma descrição muito extensa

Criando uma descrição atrativa

É muito importante, na hora de criar a sua vaga, levar em conta que os candidatos passam em média 63,2 segundos lendo a sua descrição. Um pouco mais quando acham que seus interesses e skills são compatíveis. Portanto, você deve chamar a atenção do seu candidato rapidamente, colocando as informações mais atrativas em primeiro plano.

Para ter uma vaga mais atrativa, é muito importante seguir a estrutura dos tópicos que eu passarei a seguir.

Descrição da empresa

Segundo pesquisas da Glassdoor, 76% dos candidatos querem detalhes sobre que faz a empresa um local atrativo para se trabalhar. Por isso, evite ao máximo slogans e frases genéricas como:  “nós ajudamos as empresas a melhorarem suas vendas”.  Escreva coisas que são únicas na sua empresa.

Além disso, procure mostrar um pouco sobre a cultura de time da empresa com alguns aspectos que a maioria dos programadores gostariam de encontrar em um ambiente de trabalho, como:

  • Discussão aberta
  • Qualidade de código
  • Curiosidade e paixão pela codificação
  • Execução eficiente e efetiva
  • Propriedade e responsabilidade

Título, salário, localização e contrato

Apesar de serem pontos visualmente pequenos para os candidatos, eles podem fazer toda a diferença. A localização e o tipo de contrato são o que são (não há o que mudar), porém o título e a média salarial devem ser pensados com cuidado, pois chamarão a atenção dos candidatos assim que eles visualizarem a vaga.

Título: Evite inventar palavras ou colocar gírias, pois elas não irão atrair os desenvolvedores. Foque na principal atividade que o profissional irá exercer, sem detalhes. Por exemplo: “Desenvolvedor(a) Ruby on Rails”

Salário: Através de uma pesquisa, foi descoberto que um anúncio que contém a média salarial visível, tem um aumento de 75% nas taxas de visualização. Portanto, sempre opte por colocar o salário em uma média, para ter margem de negociação no futuro.

O que a empresa está buscando

Segundo o The Wall Street Journal, os candidatos passam em média, apenas 14,6 segundos na seção de qualificações. Logo, não é aconselhável uma lista interminável de skills e habilidades que nem mesmo serão usadas e só servirão para fazer com que diversos candidatos desistam da vaga.

Procure adicionar nas suas qualificações:

  •  3 a 4 skills obrigatórias
  • 2 a 3 skills que podem ser diferenciais

Principais Responsabilidades

Esse com certeza é o ponto mais importante de toda sua descrição de vaga, pois é o tópico que os programadores passam mais tempo e decidem se as suas habilidades e desejos são compatíveis com o que a sua empresa está ofertando. Não poupe tempo e cuidado para a sessão de responsabilidades.

Confira uma ótimo exemplo do tópico:

Para melhorar ainda mais esta descrição, seria uma ótima escolha apresentar um pouco das tecnologias e ferramentas que serão usadas. Mas é importante notar que, em poucas palavras, o trabalho foi descrito com exatidão, sem dar margem para candidatos indesejados.

Nunca utilize descrições de outras vagas existente do site ou frases prontas que você encontrou no Google. Descreva as responsabilidades expondo com qual projeto e produtos o desenvolvedor irá trabalhar. Até porque, o trabalho de um programador está longe de ser algo genérico e fácil de ser descrito.

Benefícios e Bônus

Pode parecer um ponto que passará batido aos olhos dos candidatos, mas quando se trata de dinheiro, mesmo que não seja em forma de salário, todos darão um pouco de atenção. Afinal de contas, alguns benefícios podem ser essenciais para que o profissional tenha uma vida mais tranquila.

De acordo com a Glassdoor’s 2015 Employment Survey, 57% das pessoas que estão à procura de um emprego, consideram os benefícios e bônus algo decisivo na hora de se candidatar ou não a uma vaga.

Benefícios mais valioso para os candidatos:

  • Plano de Saúde / Odontológico
  • Horário Flexível
  • Home Office
  • Vale Alimentação / Refeição

Coloque em prática

Se você leu as dicas com atenção e está preparado para publicar novas vagas, se cadastre na ProgramaThor, uma Startup 100% focada no recrutamento de programadores! Ao se cadastrar, você tem inicia um teste gratuito que te permite publicar até 5 vagas em um período de 30 dias.

Além disso, a ProgramaThor conta com uma descrição de vaga organizada e completa, apresentando uma divisão com todos os tópicos acima.

Como criar uma vaga de programador atrativa

Este texto foi inspirado no artigo da Jennifer Fu, do site americano Codementor.

Sobre o autor

Pedro Lucinio
Pedro Lucinio
Apaixonado por tecnologia e entusiasta da literatura !

Compartilhar