Você é profissional de TI e sua produtividade não tem sido a mesma? Ou, lidera um time que está com a produtividade em queda? O sentimento é de pessimismo, falta de iniciativa e de motivação? Enfim, tudo indica que se trata de Burnout. Sabia que na área de TI esse problema tem sido ainda mais comum? Pois é: acompanhe esse conteúdo e entenda.

Burnout em TI: um mal em evidência

O problema de saúde denominado Burnout, deve ser levado a sério. Inclusive, desde 2019 ele tem sido considerado como uma síndrome médica pela OMS, e é resultado de estresse crônico no ambiente de trabalho.

Aqui nesse conteúdo vamos enfatizar que, embora esse problema esteja em todo tipo de empresa e em todo departamento, a área de TI tem sido a mais atingida. Principalmente por conta da pandemia e a necessidade ainda maior da disponibilização de soluções em tecnologia, pesquisas mostram que esse cenário aumentou consideravelmente os índices de Burnout entre os profissionais de TI.

Com a pandemia, muitas empresas precisaram criar e disponibilizar em tempo recorde, soluções que possibilitassem a continuidade de seu negócio durante o isolamento social, como por exemplo, canais digitais para interação remota. Além disso, o home office teve de ser adotado do dia para a noite e muitas empresas não tinham infraestrutura adequada para isso.

Dessa forma, os profissionais de TI passaram a sofrer uma pressão ainda maior com prazos de entregas urgentes, a fim de dar conta de todas essas necessidades emergenciais. Consequentemente, o estresse surgiu e o Burnout bateu na porta de muita gente, como resultado de um cenário que expôs os profissionais prolongadamente ao estresse interpessoal, emocional e físico.

Especialistas entendem que a área de TI naturalmente está sujeita a um maior esgotamento dos profissionais, pois trata-se de uma área com ritmo muito acelerado de entregas a fim de acompanhar as tendências de mercado e evoluções tecnológicas. 

Outros fatores que contribuem para o Burnout em TI são: 

  • Surgimento frequente de novas tecnologias, o que exige reciclagem constante de aprendizado;
  • Mudança frequente de papéis nos times;
  • Concorrência de demandas;
  • Dificuldade de priorização de atividades;
  • Falta de especialistas em determinadas tecnologias;
  • Sobrecarga de trabalho;
  • Mudança frequente de clientes (no caso de consultorias, principalmente);
  • Demandas de alta responsabilidade;
  • Pressão pelas exigências com segurança da informação (como se adequar a LGPD, por exemplo).

Estudos revelam ainda que o Burnout em TI é mais frequente em desenvolvedores, devido a carga de trabalho e a necessidade excessiva de concentração. Isso porque a maioria dos programadores costumam passar horas seguidas na frente de seus computadores, incluindo madrugadas e finais de semana.

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Como lidar com o Burnout em TI

Confira agora algumas dicas que ajudarão a sua empresa a lidar com essa síndrome ou, caso seja você o profissional de TI com Burnout, veja como sua empresa pode te ajudar a sair dessa:

1 – Promovendo uma cultura humanizada

Uma empresa boa para trabalhar é aquela que vê seu capital humano como o seu bem mais valioso. Até porque, de fato é, já que sem pessoas para trabalhar, não há empresa. Criar e manter um ambiente harmonioso, acolhedor, transparente, de troca e cumplicidade, é fundamental para o bem-estar psicológico no trabalho.

2 – Saúde física e mental devem ser prioridade

As ações de apoio e acolhimento aos profissionais, por parte da empresa, nunca devem ser superficiais. Programas de apoio como a disponibilização de profissionais especializados para prestar os atendimentos e auxílios necessários, devem existir e ser incentivados. 

3 – Comunicação assertiva

O ambiente pandêmico que o mundo vive, por si só já causa muita insegurança e desconforto. Considerando isso, mais do que nunca as empresas devem orientar seus líderes para que estejam próximos aos times, mantendo uma comunicação aberta, objetiva, transparente e empática. 

Somente assim é possível promover relações de confiança e engajamento, o que naturalmente ajuda a evitar o Burnout e/ou identificá-lo com maior facilidade, a fim de possibilitar ações rápidas. Uma boa dica é manter feedbacks assertivos.

4 – Gestão é fundamental

É importante que a empresa ofereça recursos que facilitem a gestão do tempo e, também, de demandas. Além disso, é papel do gestor promover um ambiente que favoreça a organização do trabalho diário, de modo que o time tenha tempo hábil para executar suas tarefas e realizar suas entregas sem correria. 

Vale lembrar também, que em home office as pessoas tendem a trabalhar mais. Aposte então em métodos que ajudem a organizar a rotina do time, para que a mesma seja produtiva sem que precise exceder as horas normais de trabalho.

Burnout em TI: fique atento!

Aos primeiros sinais de que essa síndrome está se instalando em você ou no seu time, haja! Aproveite as nossas dicas e, também, procure ajuda profissional! Lembre-se: essa síndrome é um problema sério de saúde e deve ser tratada como tal. Se você tiver sugestões de outras dicas para lidar com o Burnout em TI, não deixe de escrever aqui!

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