No mercado de trabalho, não adianta ser uma pessoa dedicada aos estudos e conhecimentos teóricos se não for capaz de colocá-los em prática. Porém, muitos recrutadores esquecem deste fator e convocam para dinâmicas e entrevistas, muitos candidatos que irão deixar à desejar no momento da aplicação prática.

No caso de contratação  de programadores, esse equivoco pode aparecer com muito mais frequência, tendo em vista que sua profissão é quase 100% destinada à aplicação de conhecimento.

Para os  programadores, a necessidade de colocar todo conhecimento técnico (teórico e prático) à prova, acaba sendo mais importante do que na maioria das outras profissões, em que a maior parte do conhecimento é adquirido após a contratação.

Ao mesmo tempo que esse fator torna o processo de recrutamento de um desenvolvedor mais complexo, possibilita também que ótimas ferramentas sejam criadas para teste de performance e conhecimento. Nesse sentido, é possível citar diversos testes usados por recrutadores, como por exemplo testes de aptidão, testes de raciocínio analítico, testes de raciocínio dedutivo, testes psicométricos, Predictive Index Tests, Analytical Reasoning Test, entre outros. Esses testes são usados, muitas vezes, como parte dos processos seletivos.

Neste artigo eu vou apresentar plataformas que oferecem um serviço de testes online para programadores, com principal enfase aos recrutadores. Desta forma, os recrutadores não precisarão perder mais tempo para contratar e os desenvolvedores estarão preparados.

TESTDOME.COM

Testdome

Esta empresa foi criada em Londres e tem como principal objetivo oferecer testes para que as empresas possam avaliar como método de recrutamento. A partir da finalização destes testes, as empresas clientes (como Ebay, Paypal e Fisrt Data) podem analisar se os candidatos estão preparados e sabem aplicar o seu conhecimento de maneira adequada, antes de marcar uma entrevista. A plataforma possui tanto testes gratuitos quanto um sistema de assinatura.

CODILITY.COM

Codility

A Codility promete um desenvolvimento das sua skills de codificação através de aulas e testes. A empresa conta com cerca de 4 milhões de testes já aplicados por mais de 1.300 empresas espalhadas pelo mundo. As empresas interessadas escolhem testes que mais combinam com o perfil que desejam e recebem relatórios de desempenho para escolher com maior precisão aqueles que vão ser chamados. O site possui pequenas recompensas para aqueles que se destacarem se tornarem mais visíveis.

 Hackerrank

HackerRank

Uma das maiores comunidades de competição e aprendizagem destinado à programadores. São aproximadamente 1.000 de desafios incorporados em 35 linguagens de programação e 6 domínios de ciência da computação. Você pode criar seu CodeChellange ou selecionar algum teste pronto da biblioteca, e enviar aos seus candidatos convites diretamente do HackerRank ou através de plataformas ATS integradas. Além disso, as inscrições de código são registradas e classificadas automaticamente, tornando a organização para encontrar o candidato certo ainda maior. A empresa oferece um teste de grátis de 14 dias.

PROGRAMATHOR

ProgramaThor

Uma starup brasileira criada para ajudar as empresas à recrutarem programadores da maneira mais simples possível. Nesta plataforma, as empresa podem publicar vagas e receber candidaturas apenas de desenvolvedores que tem compatibilidade com os requisitos.

Se você está pensando que perdi o foco do artigo, está enganado! A ProgramaThor conta com uma série de testes que podem ser realizados pelos programadores, que são corrigidos automaticamente e servem para dar notoriedade àqueles programadores que obtiveram bons resultados. Esses profissionais ganham destaque em meio aos outros na lista de candidatos.

Portanto, se você deseja recrutar o seu programador sem perder tempo com candidatos incompatíveis, se cadastre na ProgramaThor e publique até 5 vagas gratuitamente!

Compartilhar