Atualmente, muitos recrutadores utilizam o LinkedIn para fazer buscas ativas por candidatos qualificados. Isso ocorre especialmente em vagas mais complicadas, onde os perfis são mais técnicos e os profissionais são mais escassos.

O interessante é que algumas técnicas de SEO (search engine optimization) podem ser usadas para otimizar o seu perfil no LinkedIn. Dessa forma, você aumenta suas chances de aparecer nos resultados da busca e ser encontrado pelos recrutadores.

Esse termo SEO é muito usado no meio de marketing digital e geralmente está ligado à buscas feitas no Google. Onde o objetivo é otimizar seu site para ele aparecer logo nas primeiras posições da página de resultados.

Quer descobrir como usar SEO para ser encontrado no LinkedIn? Nesse artigo vamos ensinar 3 dicas para otimizar seu perfil do LinkedIn e ser encontrado pelos recrutadores.

1- Deixe claro o seu objetivo profissional

O primeiro passo para otimizar seu perfil no LinkedIn é saber como se posicionar no mercado. Você precisa definir qual é o seu objetivo profissional para escolher bem as palavras chave que irá usar.

No LinkedIn, para demonstrar o seu objetivo profissional você deve preencher bem os campos do “Título” e do “Resumo”.

Muitos profissionais não se atentam ao campo do “Título” e geralmente aceitam a preenchimento automático feito pelo LinkedIn. Mas esse campo é um dos mais importantes para definir seu objetivo profissional.

Imagine que um recrutador está precisando contratar um “Desenvolvedor Laravel” e decide fazer algumas buscas em sua rede. Esse recrutador pode fazer buscas como:

  • Laravel
  • PHP
  • Desenvolvedor (ou programador) Laravel
  • Desenvolvedor (ou programador) PHP
  • Desenvolvedor (ou programador) Backend

 

Os primeiros resultados da busca do LinkedIn geralmente são os que tem mais palavras chave relevantes no título. Então a dica para aumentar suas chances de aparecer nos resultados é ser o mais completo possível. Você pode inclusive colocar separadores como “-” ou “|” para organizar melhor.

Por exemplo: “Desenvolvedor Backend PHP | Laravel” ou “Programador Backend PHP | Laravel”.

Além do título, você também pode incluir essas palavras chave no resumo do seu perfil. O interessante é que nesse campo você tem muito mais caracteres para usar.

Então no seu resumo, vale a pena se vender como profissional, ao mesmo tempo que você inclui palavras chaves relevantes. Tente falar sobre os cursos que fez, as linguagens que conhece, os frameworks que domina, o tempo de experiência, etc.

2- Venda bem suas experiências e competências

Outro fator que conta bastante é a forma que você descreve suas experiências e cadastra suas competências. Você deve prestar a atenção em fatores como o nome do cargo, descrição das atividades e nas palavras chave das competências.

Para o nome do cargo, você precisa ser o mais completo possível, inclusive indicando o nível de senioridade.

No exemplo “Desenvolvedor Backend PHP Junior”, o cargo detalha a profissão (desenvolvedor), a área (backend), a linguagem (PHP) e a senioridade (Junior).

Já na descrição das atividades, você pode detalhar mais sua rotina e vender os resultados que trouxe para a empresa.

Se possível, priorize a questão vender seus resultados, mostre números!

Existe uma grande diferença entre dizer “Desenvolvi um algoritmo de busca em PHP” e “Desenvolvi um algoritmo de busca 10% mais rápido em PHP”.

Por fim, quando estiver preenchendo as suas competências, tente incluir outras palavras chave relevantes. Por exemplo, mesmo se sua especialidade for desenvolvimento Backend, é interessante incluir palavras chave de front end e banco de dados, como “HML5”, “CSS3”, “Angular”, “React”, “MySQL”, etc.

3- Expanda sua rede de contatos

Depois que você tiver otimizado seu perfil com as melhores palavras chave, é hora de expandir sua rede.

Para você ser encontrado no LinkedIn, não adianta apenas ter um perfil super otimizado. Isso porque a busca deles é baseada nos seus ciclos de amizades profissionais.

Quando um recrutador pesquisar “Desenvolvedor PHP” no LinkedIn dele, os primeiros resultados serão pessoas que são do 1º grau, depois a de 2º e por último as de 3º em diante.

Então vale muito a pena você pesquisar as empresas que te interessam e começar a adicionar algumas pessoas que trabalham lá. Dessa forma, quando um recrutador daquela empresa fizer uma pesquisa, você será um dos primeiros colocados.

Bônus: Faça o mesmo no seu currículo (word ou pdf)

A melhor parte de otimizar seu LinkedIn é que as mesmas ideias de SEO podem ser aplicadas no seu currículo normal.

O que acontece é que na maioria dos sites de emprego também possuem ferramentas de busca. Por isso, quando você envia um currículo para esses sites, os recrutadores poderão achá-los usando palavras chave.

 

Se você otimizou seu LinkedIn e está procurando por novas oportunidades, se cadastre na ProgramaThor, uma plataforma focada no recrutamento de programadores.

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Você conhece alguma outra dica para melhorar o perfil do LinkedIn?

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Sobre o autor

Pedro Lucinio
Pedro Lucinio
Apaixonado por tecnologia e entusiasta da literatura !

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