Se você deseja garantir uma contratação bem direcionada e que realmente atenda as necessidades da empresa, é importante que você conheça bem os processos de recrutamento e seleção e siga-os corretamente. 

Para isso, conhecer sobre o mapeamento de processos é muito importante, pois, é uma ação que te ajudará a entender todos os passos necessários para realizar um recrutamento e seleção de sucesso. Acompanhe esse conteúdo e entenda mais sobre o mapeamento de processos e como executá-lo.

Entenda o mapeamento de processos

O mapeamento de processos serve para identificar e detalhar os processos de trabalho de uma empresa ou mesmo de uma atividade determinada, como é o caso do recrutamento e seleção de recursos. 

Trata-se de uma ação de grande utilidade para que você conheça detalhadamente sobre como realizar algo, além de identificar gaps e oportunidades de melhoria dentro dos processos identificados. 

Podemos citar alguns detalhes importantes que envolvem o mapeamento de processos, que são:

  • A definição do objetivo do processo que será mapeado;
  • Identificação de processos chave e subprocessos;
  • Áreas da empresa envolvidas no processo;
  • Área responsável pelo processo;
  • Área de início e de saída do processo;
  • Informação/ação que dá início;
  • Informação de saída/entrega do processo;
  • Identificação de recursos financeiros, humanos e materiais; necessários no processo;
  • Levantamento de dificuldades e riscos pertinentes;
  • Entendimento sobre normas e regulamentações associadas.

O mapeamento de processos serve, em resumo, para identificar a sequência lógica das atividades que compõem uma sequência de atividades necessárias para a realização de algo; detalhando informações que especificam um fluxo de trabalho, facilitando o entendimento e a execução do mesmo.

>> Leia também: “Conheça livros para aperfeiçoar técnicas de recrutamento e seleção

Como executar o mapeamento de processos de recrutamento e seleção

Veja como realizar o mapeamento de processos de recrutamento e seleção e tire as suas dúvidas:

1- Entenda o objetivo de cada etapa do processo

Cada etapa de um processo, independentemente de qual seja, possui um papel importante para atingimento do objetivo final. No caso do recrutamento e seleção, por exemplo, antes de iniciar a busca dos candidatos, pode ser necessário fazer uma imersão na área que deseja a contratação, para entender bem sobre a necessidade do perfil a ser buscado.

2- Identifique o que inicia e o que finaliza o processo

As entradas e entregas ou saídas que acontecem no início e final do processo, respectivamente, se referem ao estímulo que inicia o mesmo e o resultado que gerará o valor esperado. 

No caso do recrutamento e seleção, podemos dizer que a entrada do processo ocorre quando a vaga é aberta ou quando a necessidade de um novo recurso é identificada. Já a saída, pode se dar na contratação formal do candidato ou mesmo no início do trabalho dele na empresa, efetivamente.

3- Saiba quais são as áreas envolvidas e o que cada uma deve fornecer ao processo

Identifique os usuários/áreas envolvidos nesse processo e a importância de suas interações dentro do mesmo. Pode ser necessário o envolvimento da área jurídica para questões contratuais, da área de treinamento para realização de integração, da área de TI para fornecimento de acessos e ferramentas de trabalho, etc.

4- Identifique as regras da empresa que permeiam o processo

As regras da empresa são de suma importância para que o processo seja executado com sucesso. Por isso, identifique-as e execute-as corretamente. Um exemplo são as alçadas de aprovação para as contratações, que podem exigir diferentes níveis de aprovação dependendo do cargo a ser contratado. 

Para um analista por exemplo, pode ser necessária a aprovação somente de um coordenador ou gerente; enquanto a contratação de um gerente pode exigir a aprovação de um comitê executivo. 

5- Utilize documentações existentes como apoio para o seu mapeamento 

Faça uso de documentações como um organograma ou mapa de detalhamento de cargos, por exemplo, para realizar o mapeamento de processos de recrutamento e seleção com mais facilidade. Da mesma forma, não deixe de fazer a sua própria documentação, para que você possa seguir um passo a passo detalhado, sempre que precisar executar o processo de contratação de um novo recurso. 

>> Leia também: “Quer recrutar os melhores profissionais de TI? Confira essas dicas!

Você concorda que o mapeamento de processos pode te ajudar?

E então: conferiu o conteúdo e entendeu mais sobre o mapeamento de processos de recrutamento e seleção? Você concorda que essa ação pode ser fundamental não apenas para apoiar o seu trabalho de contratação de talentos, mas, também, para que você possa conhecer mais sobre os negócios da empresa?

Afinal, conhecendo mais sobre a empresa você poderá contratar recursos para atender exatamente as necessidades de negócio da mesma!

No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre como realizar entrevistas online com eficiência e agilidade, vale a pena conferir! Caso haja dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar