As entrevistas online têm sido muito comuns devido ao período de pandemia. No entanto, graças aos avanços tecnológicos e a necessidade de acompanhar as tendências de mercado, agilizando seus processos de contratação; muitas empresas já vinham aderindo ao recrutamento online. Confira nesse artigo dicas de como realizar entrevistas online e faça parte dessa tendência!

Como realizar entrevistas online: veja dicas importantes!

Se para você é desafiador não ter o candidato ao vivo e a cores para entrevistá-lo, veja como realizar a entrevista online de maneira fácil e eficiente e, assim, usufruir dos benefícios dessa técnica, como por exemplo: poder fazer entrevistas de qualquer lugar do mundo, economia de tempo e dinheiro, comodidade, agilidade no processo e muito mais!

  • Agendar e informar que o processo será online: depois de selecionar os candidatos, é preciso agendar o dia da entrevista com eles e informar que a entrevista será realizada online, além de dizer qual a ferramenta de comunicação será utilizada. Isso é importante para que o candidato possa se preparar e providenciar acesso à ferramenta. É interessante oferecer a opção de duas ferramentas pelo menos, para facilitar o acesso.
  • Faça videoconferência: não deixe de utilizar a câmera durante a entrevista. Como observar o comportamento e a postura do candidato faz parte da entrevista; é fundamental que você possa vê-lo enquanto conversam. Outro ponto é manter o olhar sempre direcionado ao candidato ou à câmera. Jamais dê a impressão de que enquanto o candidato fala, você está fazendo outras coisas como vendo e-mails.
  • Fale com calma e pergunte ao candidato se ele te ouve bem: o áudio pode não ser tão bom nas entrevistas online, dependendo da conexão de internet sua e do candidato. Por isso, é muito importante que você fale com calma para que o candidato entenda bem e pergunte se ele te ouve bem.
  • Escolha sempre um local adequado: não deixe de escolher um local tranquilo e reservado no qual não haja distrações e nem o risco de interrupções. Além disso, evite locais barulhentos ou com iluminação ruim.

>> Leia também: “A importância da governança corporativa em tempos de pandemia”

  • Siga com a entrevista como se fosse presencial: não deixe de observar detalhes importantes como o modo de se vestir do candidato, seu linguajar, sua postura, etc. Isso pode parecer mais complicado quando feito através de vídeo, mas você verá é possível sim e que dá super certo. O importante é que a entrevista seja feita da mesma forma que seria presencialmente.
  • Confira sua conexão com antecedência: não deixe para verificar se a sua internet está ok, bem como a ferramenta que você utilizará, na hora da entrevista. Antecipe-se de modo a garantir que tudo esteja pronto para o momento da entrevista e aconselhe os candidatos a fazerem o mesmo.
  • Porte-se adequadamente: tenha o cuidado de expor um ar totalmente profissional durante a entrevista, vestindo-se adequadamente, por exemplo.

Ferramentas que ajudarão a realizar as entrevistas online

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para a realização de videoconferências, tanto gratuitas, quanto pagas. Veja algumas das mais utilizadas atualmente:

  • Google Hangouts (ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google);
  • Skype (ferramenta gratuita da Microsoft);
  • Teams (ferramenta paga da Microsoft, que aos poucos vem substituindo o Skype nas empresas);
  • Spark Hire (ferramenta paga e criada para realização de entrevistas online);
  • VidCruiter (ferramenta paga e uma das mais completas do mercado, para realização de entrevistas online).

Arrase nas suas entrevistas online!

Agora que você já conferiu dicas bem bacanas de como realizar entrevistas online, não perca tempo e aproveite os benefícios que a tecnologia oferece, a favor da contratação mais ágil e eficiente!

No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre a importância do mapeamento de processos no recrutamento e seleção, vale a pena dar uma olhada! Se tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre como realizar entrevistas online, não deixe de registrá-los aqui!

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar